O papel dos chatbots no onboarding e suporte de RH 

Com o avanço da tecnologia, as empresas vêm buscando cada vez mais alternativas que contribuam para aceleração dos seus negócios. Nesse contexto, o uso de chatbots vêm se tornando uma solução muito popular para essa finalidade em diversos setores, e um deles é o RH. 

O RH vem se adaptando muito bem ao uso dessa ferramenta, pois vem automatizando uma série de atividades rotineiras e repetitivas, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas desse setor.  

Tomemos o processo de onboarding como exemplo. O onboarding, também conhecido como integração de novos funcionários, nada mais é que o processo de recepção e familiarização de um novo colaborador com a cultura, políticas, procedimentos e equipes da empresa. Tradicionalmente, esse processo inclui o compartilhamento de uma grande quantidade de informações com o novo colaborador e, a cada novo membro da equipe, o processo se repete outra vez, se tornando assim um candidato ideal para a automatização. 

Um chatbot permite que esse processo crucial ocorra de forma suave e personalizada, iniciando a integração de um novo funcionário bem antes de seu primeiro dia. Veja alguns benefícios: 

 1 – Suporte aos novos funcionários: Pelo chatbot é possível fornecer e responder dúvidas frequentes, das mais complexas às mais básicas, a qualquer momento durante o processo de integração do colaborador. Isso inclui informações sobre benefícios, políticas e normas da empresa, código de conduta, processos internos, ferramentas, entre outros. 

2 – Treinamento e desenvolvimento: O chatbot pode fornecer informações e recursos de treinamento aos funcionários, como acesso a conteúdos de ensino e aprendizagem, programas de desenvolvimento internos, tutoriais, seja por GIFs, imagens ou até mesmo vídeos. 

3 – Cultura organizacional: Pelo chatbot é possível compartilhar informações sobre a cultura, missão e valores da empresa, campanhas e eventos, fortalecendo o senso de pertencimento a esse novo ambiente. 

4 – Comunicados: O chatbot pode ser um canal ágil e eficiente de comunicação com colaboradores da empresa, seja para o envio de avisos, atualizações, lembretes ou comunicados e isso não apenas para novos colaboradores, mas também para áreas ou setores específicos trazendo eficiência e assertividade para esse meio de comunicação. 

5 – Solicitações: Por meio do chatbot, se integrado ao sistema da empresa, é possível que os funcionários solicitem benefícios, agendem ou consultem férias, tenham acesso a holerite ou até mesmo abram chamados para suporte nos diferentes setores da empresa. 

6 – Atendimento 24/7: O chatbot poderá estar presente durante todo o processo, oferecendo suporte contínuo aos colaboradores durante sua nova jornada na empresa. 

Ao considerar a implementação de um chatbot para aprimorar o processo de onboarding da sua empresa, considere empresas que ofereçam soluções personalizadas para o seu negócio. E se você já está pronto para transformar a maneira como se relaciona com seus colaboradores e otimizar seu RH a Inbot é a parceira ideal. 

Veja um case de sucesso no setor de RH:

Carolina Lima, UX Writer.

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