A Raízen é uma empresa de energia do Grupo Cosan, que produz e comercializa etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. Fundada em 2011 no Brasil pelas empresas Shell e Cosan, e hoje atua também na Argentina. Produz e vende energia através da cana-de-açúcar, fazendo a distribuição de combustíveis nos Postos Shell.

A empresa conta com mais de 40 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócios espalhados pelo país, com o propósito de mobilizar pessoas e potencializar negócios por meio da energia.

A Raízen tem um time composto por diversas energias diferentes e pessoas focadas em futuro ainda mais promissor, com uma cultura forte, que nasce de dentro para fora e é traduzida por meio das premissas: metas além do curto prazo, pensando no futuro; respeito a individualidade de cada um, simplicidade e agilidade para aprender sempre mais; e em um ecossistema colaborativo, gerando valor e crescimento.

O Desafio

Redução de custos operacionais realizando atendimento aos colaboradores do Grupo Comgás, Raízen, Rumo, Shell e Cosan para serviços de TI e RH, em um canal de atendimento digital, com experiência fluída, humanizada e personalizada por empresa. Era esperado que além de reter chamados, resolver problemas e dúvidas, o canal fosse capaz de interagir e engajar os colaboradores.

Nossa Solução

A solução foi a criação do Assistente Virtual Bia, disponível no WhatsApp, no Microsoft Teams e no Portal do Colaborador (Web) para atender as 5 empresas do grupo com temas de TI e RH, possui mais de 70 serviços diferentes e tem 17 mil respostas. A Bia atua abrindo solicitações e executando serviços automatizados como reset de senha, acessos ao Wi-fi, férias, holerites, salários, facilidades, dentre outros assuntos e informações. O atendimento acontece de forma personalizada, a Bia identifica a empresa que o colaborador faz parte para entregar as respostas e acesso aos serviços, uma vez que cada uma dessas empresas possuem conteúdo próprio. Toda essa personalização acontece de forma automática, com painel de administração que centraliza todas as informações e o gerenciamento, reduzindo custo e agilizando a evolução e manutenção da Bia.

A Bia é tão carismática, inteligente e inovadora, que em 2020 foi considerada a melhor Assistente Virtual de suporte no Troféu HDI Brasil, premiação que aconteceu durante o Congresso Virtual HDI 3D Experience.

Os Resultados

  • Redução de custos operacionais

  • Retenção e direcionamento dos usuários de forma ágil

  • Atendimento Multicanal

  • Engajamento dos usuários e centralização da comunicação

  • Redução do Tempo Médio de Espera (TME)

  • Retenção do Tempo Médio de Atendimento (TMA)

  • Expansão do atendimento para 24×7 (todos os dias, o dia todo)

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