Chatbot WhatsApp/Facebook Messenger: Qual a empresa deve utilizar?

Os chatbots para Whatsapp e Facebook Messenger, hoje em dia, são peças fundamentais nas estratégias de comunicação e vendas de inúmeras empresas. As duas plataformas são eficazes para os bots de atendimento, mas se apenas uma delas pudesse ser escolhida para investir? 

De um lado, o Messenger é a rede social mais moderna, pois apresenta uma gama maior de  ferramentas e, com isso, mais possibilidades de trabalho. Mas por outro,o Whatsapp é a rede social ou o canal de comunicação mais utilizado pelos brasileiros atualmente. 

Então, afinal de contas: chatbot para Whatsapp ou Facebook, qual das plataformas é a mais vantajosa para as estratégias de marketing de sua empresa? É exatamente isso que vamos abordar neste artigo. Ajudaremos você a decidir por um dos apps ou os dois em seu planejamento de marketing. Portanto, fique conosco e continue a leitura! 

Chatbot para whatsapp e facebook: As características das plataformas

Chatbot é um recurso de comunicação que mais se aproxima da linguagem humana de maneira automatizada.Trata-se de um software altamente intuitivo que possui a capacidade, por meio da IA (Inteligência Artificial) e PLN (Programação de Linguagem Natural), de interpretar e compreender a linguagem dos clientes, seja por texto ou voz, e dessa forma manter um diálogo coerente.  

Os bots conseguem responder e tirar as dúvidas dos consumidores com agilidade, eficiência e a qualquer momento do dia. Além disso, liberam a sua equipe de colaboradores humanos para desempenharem atividades mais complexas. Eles se tornaram solução para empresas que buscam prestar atendimento aos clientes de maneira mais dinâmica. 

No entanto, os chatbots precisam ser programados para desempenharem da melhor maneira possível. Ou seja, a máquina precisa ser nutrida por uma boa base de dados.

Pois bem, os chatbots para whatsapp e facebook cumprem o mesmo papel e desempenham as mesmas funções, porém dentro das características de cada plataforma.

Chatbot para whatsapp

Logo do whatsapp em um fundo branco

Não há dúvidas de que o whatsapp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas com mais sucesso no mundo todo. Com uma linguagem simples e bem objetiva, atualmente o app está disponível em 180 países e é o mais usado entre os brasileiros. Muitas pesquisas, inclusive, apontam esse fato. 

Por exemplo, conforme pesquisa feita pela Opinion Box, no Brasil são cerca de 108,4 milhões de usuários ativos na plataforma. E desses, 76% dizem que se comunicam com as empresas por meio do aplicativo. 

Outro estudo, agora do Relatório Digital 2022, aponta que 94% dos brasileiros ativos nas redes sociais, entre 16 e 64 anos, usam o whatsapp. Percentual equivalente a 165 milhões de pessoas. E foi justamente por essas razões que  muitas empresas decidiram investir em chatbots para whatsapp. 

Um bot no whatsapp possui a capacidade de fidelizar clientes e otimizar diversos processos, desafogando o seu time de colaboradores.Também  gerenciam a comunicação dos consumidores interessados da maneira mais prática possível.

 Ressaltando que empresas de qualquer porte podem utilizar os robôs na rede social mais utilizada no Brasil para dar aquele “up” nos negócios. E dentre outros tantos benefícios  proporcionados por um chatbot para whatsapp podemos destacar esses. 

Atendimento mais ágil: Com um chatbot para whatsapp, o tempo de atendimento é reduzido de forma considerável, fazendo com que os clientes não precisem ficar esperando por muito tempo na fila. Isso acontece porque os bots podem atender muitas pessoas simultaneamente. 

Geração de leads: Os bots podem ajudar nesse processo fundamental para gerar melhores resultados, na medida em que captam diversas informações relevantes sobre os clientes durante os atendimentos. 

Redução de custos: Com a implementação de um chatbot no whatsapp de sua empresa, será possível a diminuição de colaboradores voltados para a realização das funções mais burocráticas e operacionais, que podem ser feitas pelo bot. Isso gera mais economia de pessoal e de retrabalho por equívocos. 

Personalização: Você pode deixar o seu chatbot com a linguagem e identidade de sua marca, para se comunicar melhor com o seu público. Essa ação traz mais engajamento.

Whatsapp Business e whatsapp API

Tanto o Whatsapp Business quanto o API, são dois tipos de contas no Whatsapp que você pode utilizar um chatbot e são exclusivas para empresas. 

  • Whatsapp Business: Por conta da simplicidade de oferecer e divulgar produtos, esse tipo de conta é mais utilizada para pequenas e médias empresas. Através do Business você pode colocar informações empresariais no perfil, pré-definir respostas em caso de repetição de perguntas, ter métricas de fluxo de atendimentos e muito mais. O  ícone do Business é semelhante ao do app comum , mas se difere pela letra B em destaque. 
  • Whatsapp API: Mais indicado para empresas com maior quantidade de demanda, essa ferramenta possibilita a integração com outras plataformas digitais, tornando o atendimento mais eficaz. Outro ponto importante é que através do API, é possível automatizar o bot para desenvolver diálogos mais aprofundados e apresentar informações básicas de sua loja. Também pode ser programado para tirar dúvidas , prestar serviço de atendimento e enviar documentos. 

Chatbot para facebook

Logo do messenger em um fundo branco

O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no planeta. Segundo o mais recente Relatório Digital Global de 2022 ( Digital Global Statshot Report), a plataforma conta com cerca de 2,91 bilhões de contas ativas. E a mesma pesquisa indica que desse montante, 116 milhões , aproximadamente, são de usuários brasileiros. 

Já o Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas da rede social, possui em torno de 65, 5 milhões de usuários no Brasil, conforme o relatório Digital Brazil de 2022.

Partindo do princípio de que o cliente pode entrar em contato com o chatbot  pelo próprio Facebook ou Messenger, investir em um bot para facebook também é um ótimo negócio, em termos de número de usuários que estão ativos.  

Mas além disso, o Messenger é o app mais desenvolvido no que diz respeito à interface e recursos de navegação. E dentre tantas vantagens que os chatbots para Facebook/Messenger trazem, destacamos algumas. Acompanhe!

Otimização do tempo: Receber as respostas logo depois que sua pergunta foi enviada faz toda a diferença. E essa também é uma das grandes vantagens dos chatbots para Facebook. Os robôs otimizam o tempo de espera dos clientes, gerando mais satisfação e melhor experiência de atendimento. 

Ajuda na fidelização dos clientes: A fidelização é uma das ações mais importantes para qualquer negócio. Os chatbots para facebook têm a capacidade de garantir um atendimento qualificado em qualquer hora  do dia, de acordo com a rotina do cliente. 

Mais interação: Aumentar a interação com os clientes, significa criar mais engajamento, que traz a chance de um número maior de vendas. Você pode programar o seu bot para 

enviar convites para alguns eventos, mensagens personalizadas e muito mais. São formas de deixar o público interagindo e com interesse em sua marca. 

Ajuda na geração de leads: Os chatbots para Facebook Messenger também são ótimas ferramentas para potencializar leads. Esse auxílio acontece, assim como no whatsapp, coletando informações relevantes dos clientes durante os diálogos. Depois esse dados podem ser utilizados para estratégias de marketing. 

Chatbot para Whatsapp ou Facebook Messenger: qual o melhor investimento?

Depois de todos os dados apresentados, podemos concluir que ambas plataformas são eficientes para investir em um chatbot, mas possuem algumas diferenças. 

O whatsapp é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros todos os dias e a principal ferramenta de comunicação hoje no país, por isso é uma grande vantagem sua empresa estar como contato de whatsapp dos clientes. O app funciona muito bem em atendimento  mais direto tendo múltiplos agentes. 

Por outro lado, o Facebook Messenger tem recursos mais desenvolvidos e por isso se torna um canal de vendas melhor. Também podemos dizer que, por conta de possuir mais ferramentas, hoje é o melhor canal para campanhas de marketing e eventos e engajamento para vendas. 

Em outras palavras, as duas redes sociais têm seus pontos fortes, dependendo do seu tipo de negócio. Por isso que, independente de qualquer coisa, o principal é você estar no canal em que seu público mais utiliza para se comunicar com as marcas ou adquirir produtos e serviços. 

A excelência da tecnologia Inbot

E você, planeja investir em um chatbot para Whatsapp ou Facebook Messenger? Nós da Inbot somos referência no mercado. Desenvolvemos chatbots para qualquer plataforma, com a mais alta tecnologia, personalizados para atender seu público e equipados com IA. 

Por isso que nossos chatbots apresentam resultados robustos comprovados. 

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