Webhooks: O que é e Como Utilizar a Tecnologia
Chatbot falando e apontando para uma tela

Quando você precisa escolher uma solução tecnológica para resolver um problema da sua empresa, a principal questão a ser perguntada é: essa nova solução é capaz de se integrar com as plataformas que eu já utilizo? A resposta deve ser um sim e os webhooks funcionam exatamente assim

Hoje em dia, essa capacidade de integrar e conectar sistemas é uma funcionalidade fundamental para a grande maioria dos projetos. As melhores plataformas disponibilizam os webhook para garantir. 

Preocupada em sempre deixar você atualizado sobre as tendências do mercado em chatbots, a InBot preparou este artigo explicando o que são os webhooks e como eles podem ajudar a sua empresa.

Webhook: o que é?

A tradução do termo webhook já auxilia bastante na sua definição. Hook significa gancho em português, portanto podemos conceituar webhook como uma ferramenta que une duas redes. Webhook é um recurso que viabiliza o envio e a troca de dados entre dois sistemas distintos em tempo real.

Desta forma, esses dois sistemas realizam trocas de informações sem que uma ação externa precise ser realizada. É um processo automatizado. É uma ótima solução para agilizar a operação na sua empresa, não precisando parar as suas tarefas para buscar informações a todo momento.

Qual a importância dos webhooks?

O webhook auxilia na automatização de tarefas robóticas e repetitivas, deixando tempo livre para que a sua empresa opere de forma mais estratégica.

Os webhooks são muito úteis para quem deseja otimizar a rotina de trabalho e ter mais liberdade para realizar integrações entre sistemas. Eles garantem autonomia e aumento da produtividade da empresa..

Ao investir nesta ferramenta, é possível realizar tarefas mais complexas, enquanto a maioria das informações são processadas automaticamente.

Para que os webhooks podem ser usados?

Os webhooks são bastante flexíveis e podem ser utilizados em diversas funções, como:

  • Organizar e fazer pedidos;
  • Fazer alteração de preços;
  • Realizar faturas e pagamentos;
  • Notificar seu cliente por mensagens instantâneas quando você estiver offline;
  • Coletar dados para armazenamento;
  • Integração de software;
  • Remoção de informações do cliente do seu banco de dados no fim da parceria;
  • Filtrar itens de pedidos e informar os remetentes sobre os mesmos;

 

Os webhooks estão se provando ferramentas inestimáveis para atualização e inserção de dados. São recursos que serão cada vez mais utilizados por empresas em um futuro próximo.

Como aliar webhooks e chatbots?

Os webhooks são ferramentas para transferir dados para o seu sistema sobre operações e eventos gerados pelo usuário. Eles enviam uma solicitação HTTP para seu manipulador.

Usando essa integração, você e sua empresa conseguem coletar e enviar dados sobre eventos em um fluxo de chatbots para seu sistema, auxiliando no cuidado com o cliente.

Por exemplo, você criou um formulário para os usuários novos. Os webhooks irão enviar diretamente essas informações para o seu sistema de armazenamento de dados, seja ele um CRM, CMS, site, entre outros. 

Você não precisa realizar um ato ou permitir o envio desses dados ao sistema, eles aparecerão automaticamente.

Com webhooks você também pode guardar todas as informações do acesso do usuário, por onde ele navegou dentro do seu site ou aplicativo, que páginas ele visitou, que produtos ele colocou no carrinho de compras, o que ele comprou, entre outras coisas.

Como a InBot pode ajudar você e sua empresa?

Nossas soluções em chatbots com IA proporcionam experiências conversacionais humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. Com a tecnologia InBot, seu bot alcança usuários em multicanais digitais e pode ser integrado às mais diversas plataformas do mercado.

A melhoria contínua é um de nossos maiores diferenciais. Nosso time de inteligência estuda os dados captados durante as conversas do seu bot com os usuários e, a partir daí, consegue criar relatórios focados em resultados, além de transformar todas as informações em insights poderosos.

O planejamento das jornadas, personalidade e tudo o que cerca o desenvolvimento do seu assistente virtual acontece após mapearmos juntos seus objetivos e necessidades, e definir os KPIs e ROI.

Mesmo após finalizado, seu bot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

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