Voice Bot: A aposta na voz como atendimento humanizado
Ilustração de uma mulher falando ao celular. Ao lado aparece um voicebot

Hoje, os chatbots são uma realidade do mercado. As empresas que não implementaram um sistema de assistentes virtuais no dia-a-dia, estão perdendo terreno para a concorrência. Para que não fiquem ainda mais perdidas, é preciso olhar para o próximo passo dessa evolução: o voicebot, o chatbot com voz!

Isso mesmo que você leu! O voicebot é o futuro dessa corrente evolutiva que começou com a URA, passou pelos assistentes virtuais simples e está atualmente nos chatbots com inteligência, machine learning e PLN.

O mercado de robôs virtuais é muito competitivo e está continuamente evoluindo. As empresas desenvolvedoras puxam essa tendência a partir do mesmo objetivo: transformar seus assistentes virtuais cada vez mais próximos de um atendimento humanizado.

Preocupada em deixar você sempre bem informado sobre as novas tendências do mundo dos chatbots, a InBot elaborou esse artigo explicando o que é o voicebot! Siga a leitura!

O que é atendimento humanizado?

Antes de definir o que é um voicebot, é necessário entender o que os desenvolvedores sempre buscaram desde as URA’s, passando pelos chatbots e chegando agora aos voicebots. 

O conceito de atendimento humanizado, no mundo dos chatbots, pode ser descrito como a capacidade do robô de, não apenas compreender o que é escrito ou falado pela pessoa e responder ela, mas também de entender e compreender o sentimento que o usuário transmite durante a interação.

Desenvolver um robô que consiga entender os anseios da pessoa, assim como um atendente humano compreenderia é o grande objetivo dessa corrida evolutiva. E o voicebot é o próximo passo.

O que é o voicebot?

O voicebot é um software parecido com aqueles chatbots mais modernos. O bot de voz também é alimentado com inteligência artificial, machine learning e Processamento de Linguagem Natural. A diferença é que ele responde com voz, enquanto o chatbot responde escrevendo.

Os grandes desenvolvedores do mercado veem o voicebot com muita expectativa, pois é um passo adiante na busca por robôs cada vez mais capacitados em interagir de maneira semelhante aos humanos.

TTS 

TTS significa “Text to Speech”. Traduzindo para o português, ele pode ser compreendido como “Texto para Fala”. Com inteligência artificial é possível identificar letras, sílabas, palavras, frases. Assim, um sintetizador de voz cria o texto e o reproduz para o ouvinte .

A tecnologia TTS está inserida no Google Tradutor, por exemplo. Quando você cola um texto nele e pede para ouvir, você está utilizando uma ferramenta de TTS. Ela converte o texto para fala.

O TTS também é utilizado em Call Centers, facilitando o funcionamento de chatbots e URAs. Isso evita a necessidade de gravar várias frases novas quando o texto falado do chatbot ou URA mudar ou quando for necessário comunicar dados de integração que ainda não possuem frases gravadas. 

STT

O STT “Speech to Text”, em português “Fala para Texto” é o contrário do TTS. O STT compreende o que é dito e converte isso em texto utilizando inteligência artificial.

O STT é utilizado para reconhecer palavras que o usuário fala para o chatbot ou URA, como nomes, departamentos, ou para ativar funções como, registrar uma ordem de serviço ou confirmar pagamento de boleto. 

Para o funcionamento do STT é elaborado um dicionário de palavras que o software deverá identificar em todas as ligações.

Desafios do voicebot

Ainda que o voicebot seja apontado como o futuro do atendimento e assistência virtual, é preciso enxergar que há grandes desafios para desenvolvê-lo: sotaques e vozes humanas.

O Brasil, por exemplo, é um país continental, com diversos sotaques e formas de se comunicar. O desenvolvimento do voicebot precisa colocar esses fatores em discussão. A língua portuguesa é diferente no interior do Ceará, no pampa gaúcho, na floresta amazônica.

A resposta, ok, pode ser realizada em um português formal, com mínimo sotaque embutido, mas e a compreensão da máquina sobre o que as pessoas estão dizendo no outro lado da linha? 

Como ela vai conseguir entender um cidadão com pouca instrução, talvez semianalfabeto? E se a pessoa for rouca? Ou tem um timbre de voz diferente?

São desafios que os desenvolvedores ainda precisam descobrir!

Quais as vantagens de um voicebot?

Homem branco falando no celular

Vamos saber agora porque a implementação de um voicebot é uma boa ideia para a sua empresa.

Eficiência e rapidez

A grande vantagem do voicebot é a rapidez. A voz é a maneira mais rápida de comunicação humana. Muito mais que a digitação, por exemplo. 

O atendimento é muito mais rápido e eficiente. A pessoa liga, não precisa esperar por um menu ou por um atendente e já é recepcionado por um voicebot que em seguida poderá direcioná-lo rapidamente para resolver a demanda.

Experiência do cliente

Um voicebot que compreenda e entenda os anseios do usuário e consiga entregar um atendimento de qualidade e rápido vai entregar uma ótima experiência ao cliente.

Mesmo que o cliente tenha um problema para resolver, o atendimento eficaz e rápido do voicebot, vai direcioná-lo para o setor correto para solucionar a demanda e assim deixá-lo satisfeito.

Construir uma ótima experiência do cliente é algo positivo para a sua marca, pois os consumidores comentam sobre o serviço com parentes e amigos, ou até mesmo na internet, seja este atendimento bom ou ruim. 

Melhor que falem positivamente sobre a sua empresa, não é mesmo?

Redução de custos

A implementação de um voicebot é positiva também para o caixa da sua empresa. Posicionando ele para resolver demandas frequentes e simples, ajuda você a otimizar a equipe de atendimento e reduzir custos com salários e encargos.

Além do mais, com o apoio do voicebot em questões mais simples, é possível criar uma equipe humana enxuta e especializada na resolução apenas das demandas mais complexas. 

Você reduz os custos e qualifica a equipe de atendimento em um movimento apenas.

Como a InBot pode ajudar você?

Desde 2001, nós desenvolvemos o que há de melhor em Assistentes Virtuais. Aqui na InBot podemos programar o seu chatbot para que utilize TTS e STT e transcreva mensagens. Temos dois cases de voicebots na empresa: O SBOT e o Dr. Wilson.

SBOT

Imagem do chatbot SBOT

É o Assistente Virtual do SBT. É o principal canal de comunicação entre a emissora e seus clientes. Ele possui jornada híbrida e Processamento de Linguagem Natural. O usuário pode conversar com ele, bater papo por voz (enviar e receber áudios), acessar serviços digitais, informações ou falar sobre algum dos mais de 30 temas que ele conhece. 

O SBOT realiza tudo isso com bom humor e uma experiência de conversa fluida e humanizada. 

Dr. Wilson

Imagem do chatbot Dr. Wilson

Esse simpático assistente virtual tem como propósito disseminar conhecimento sobre a transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção das 20 doenças mais negligenciadas do planeta. Segundo a OMS, são as mazelas mais devastadoras da humanidade, e 60% delas estão presentes no Brasil.

Se você estiver interessado em um chatbot/voicebot de qualidade, entre em contato conosco e agende uma reunião!

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