Hoje, os chatbots são uma realidade do mercado. As empresas que não implementaram um sistema de assistentes virtuais no dia-a-dia, estão perdendo terreno para a concorrência. Para que não fiquem ainda mais perdidas, é preciso olhar para o próximo passo dessa evolução: o voicebot, o chatbot com voz!
Isso mesmo que você leu! O voicebot é o futuro dessa corrente evolutiva que começou com a URA, passou pelos assistentes virtuais simples e está atualmente nos chatbots com inteligência, machine learning e PLN.
O mercado de robôs virtuais é muito competitivo e está continuamente evoluindo. As empresas desenvolvedoras puxam essa tendência a partir do mesmo objetivo: transformar seus assistentes virtuais cada vez mais próximos de um atendimento humanizado.
Preocupada em deixar você sempre bem informado sobre as novas tendências do mundo dos chatbots, a InBot elaborou esse artigo explicando o que é o voicebot! Siga a leitura!
O que é atendimento humanizado?
Antes de definir o que é um voicebot, é necessário entender o que os desenvolvedores sempre buscaram desde as URA’s, passando pelos chatbots e chegando agora aos voicebots.
O conceito de atendimento humanizado, no mundo dos chatbots, pode ser descrito como a capacidade do robô de, não apenas compreender o que é escrito ou falado pela pessoa e responder ela, mas também de entender e compreender o sentimento que o usuário transmite durante a interação.
Desenvolver um robô que consiga entender os anseios da pessoa, assim como um atendente humano compreenderia é o grande objetivo dessa corrida evolutiva. E o voicebot é o próximo passo.
O que é o voicebot?
O voicebot é um software parecido com aqueles chatbots mais modernos. O bot de voz também é alimentado com inteligência artificial, machine learning e Processamento de Linguagem Natural. A diferença é que ele responde com voz, enquanto o chatbot responde escrevendo.
Os grandes desenvolvedores do mercado veem o voicebot com muita expectativa, pois é um passo adiante na busca por robôs cada vez mais capacitados em interagir de maneira semelhante aos humanos.
TTS
TTS significa “Text to Speech”. Traduzindo para o português, ele pode ser compreendido como “Texto para Fala”. Com inteligência artificial é possível identificar letras, sílabas, palavras, frases. Assim, um sintetizador de voz cria o texto e o reproduz para o ouvinte .
A tecnologia TTS está inserida no Google Tradutor, por exemplo. Quando você cola um texto nele e pede para ouvir, você está utilizando uma ferramenta de TTS. Ela converte o texto para fala.
O TTS também é utilizado em Call Centers, facilitando o funcionamento de chatbots e URAs. Isso evita a necessidade de gravar várias frases novas quando o texto falado do chatbot ou URA mudar ou quando for necessário comunicar dados de integração que ainda não possuem frases gravadas.
STT
O STT “Speech to Text”, em português “Fala para Texto” é o contrário do TTS. O STT compreende o que é dito e converte isso em texto utilizando inteligência artificial.
O STT é utilizado para reconhecer palavras que o usuário fala para o chatbot ou URA, como nomes, departamentos, ou para ativar funções como, registrar uma ordem de serviço ou confirmar pagamento de boleto.
Para o funcionamento do STT é elaborado um dicionário de palavras que o software deverá identificar em todas as ligações.
Desafios do voicebot
Ainda que o voicebot seja apontado como o futuro do atendimento e assistência virtual, é preciso enxergar que há grandes desafios para desenvolvê-lo: sotaques e vozes humanas.
O Brasil, por exemplo, é um país continental, com diversos sotaques e formas de se comunicar. O desenvolvimento do voicebot precisa colocar esses fatores em discussão. A língua portuguesa é diferente no interior do Ceará, no pampa gaúcho, na floresta amazônica.
A resposta, ok, pode ser realizada em um português formal, com mínimo sotaque embutido, mas e a compreensão da máquina sobre o que as pessoas estão dizendo no outro lado da linha?
Como ela vai conseguir entender um cidadão com pouca instrução, talvez semianalfabeto? E se a pessoa for rouca? Ou tem um timbre de voz diferente?
São desafios que os desenvolvedores ainda precisam descobrir!
Quais as vantagens de um voicebot?
Vamos saber agora porque a implementação de um voicebot é uma boa ideia para a sua empresa.
Eficiência e rapidez
A grande vantagem do voicebot é a rapidez. A voz é a maneira mais rápida de comunicação humana. Muito mais que a digitação, por exemplo.
O atendimento é muito mais rápido e eficiente. A pessoa liga, não precisa esperar por um menu ou por um atendente e já é recepcionado por um voicebot que em seguida poderá direcioná-lo rapidamente para resolver a demanda.
Experiência do cliente
Um voicebot que compreenda e entenda os anseios do usuário e consiga entregar um atendimento de qualidade e rápido vai entregar uma ótima experiência ao cliente.
Mesmo que o cliente tenha um problema para resolver, o atendimento eficaz e rápido do voicebot, vai direcioná-lo para o setor correto para solucionar a demanda e assim deixá-lo satisfeito.
Construir uma ótima experiência do cliente é algo positivo para a sua marca, pois os consumidores comentam sobre o serviço com parentes e amigos, ou até mesmo na internet, seja este atendimento bom ou ruim.
Melhor que falem positivamente sobre a sua empresa, não é mesmo?
Redução de custos
A implementação de um voicebot é positiva também para o caixa da sua empresa. Posicionando ele para resolver demandas frequentes e simples, ajuda você a otimizar a equipe de atendimento e reduzir custos com salários e encargos.
Além do mais, com o apoio do voicebot em questões mais simples, é possível criar uma equipe humana enxuta e especializada na resolução apenas das demandas mais complexas.
Você reduz os custos e qualifica a equipe de atendimento em um movimento apenas.
Como a InBot pode ajudar você?
Desde 2001, nós desenvolvemos o que há de melhor em Assistentes Virtuais. Aqui na InBot podemos programar o seu chatbot para que utilize TTS e STT e transcreva mensagens. Temos dois cases de voicebots na empresa: O SBOT e o Dr. Wilson.
SBOT
É o Assistente Virtual do SBT. É o principal canal de comunicação entre a emissora e seus clientes. Ele possui jornada híbrida e Processamento de Linguagem Natural. O usuário pode conversar com ele, bater papo por voz (enviar e receber áudios), acessar serviços digitais, informações ou falar sobre algum dos mais de 30 temas que ele conhece.
O SBOT realiza tudo isso com bom humor e uma experiência de conversa fluida e humanizada.
Dr. Wilson
Esse simpático assistente virtual tem como propósito disseminar conhecimento sobre a transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção das 20 doenças mais negligenciadas do planeta. Segundo a OMS, são as mazelas mais devastadoras da humanidade, e 60% delas estão presentes no Brasil.
Se você estiver interessado em um chatbot/voicebot de qualidade, entre em contato conosco e agende uma reunião!