Por que usar imagens e emojis em chatbots
Imagem de um chatbot em um fundo branco, com emojis em balõezinhos em volta dele

Ao contrário do que muitos pensam, a utilização de imagens e emojis em chatbots possui funções importantes para o desempenho do assistente virtual. Esses recursos acrescentam os diálogos, fazendo com que a comunicação entre bot e cliente fique mais fluida e próxima. Por isso que a utilização de gifs, emojis e fotos em chatbots está tendo crescimento. 

Quando um conteúdo digital possui boas imagens, sua influência perante aos usuários aumenta. Estatísticas sobre o tema trazem números que vão ao encontro desse cenário. Ao utilizarmos imagens, conteúdos de blog tem cerca de 94% mais visitantes. Publicações no Facebook podem engajar aproximadamente 23 vezes mais. E os posts no Twitter aumentam em 150% o número de compartilhamentos.

Esses dados mostram, no geral, que as imagens tornam os conteúdos muito mais intuitivos e atrativos. Com os chatbots funciona da mesma forma, levando personalidade à conversa. 

Ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais? Continue a leitura deste artigo, pois através dele vamos explicar qual a importância de usar imagens e emojis nos chatbots e como fazer isso de maneira correta. Fique conosco! 

Imagens em chatbots: por que utilizar?

Os chatbots são ferramentas de software altamente intuitivas, equipados de IA (Inteligência Artificial). Isso faz com que os bots sejam capazes de aceitar e compreender a linguagem humana e muitos formatos de conteúdos, incluindo imagens. Elas possuem papel relevante nos atendimentos, dando mais personalidade à sua marca.

Mas atenção: utilizar imagens não significa desprezar o texto, que continua sendo a base das conversas. As imagens são complementares e ajudam a fazer com que o diálogo fique ainda atrativo, humanizado e empático, proporcionando uma experiência mais agradável aos consumidores. 

E esses benefícios podem fazer com que as conversas ganham mais credibilidade e suas taxas de conversão cresçam. Não é por acaso que muitas empresas adotam a estratégia de dar forma ao chatbot, escolhendo até mesmo nome para o robô. Assim, o chatbot fica bem interativo e clientes têm a sensação de estarem  falando com algum personagem único e não com um robô apenas. 

Em algumas plataformas de chatbots é possível você fazer um carrossel de imagens, porém nunca saindo fora do tom de voz e posicionamento estabelecido para o bot de sua marca. 

Escolhendo as imagens para o chatbot

Chatbot surgindo da tela de um celular, em um fundo azul escuro

Que as imagens são importantes, tornando os chatbots com maior capacidade intuitiva, disso você já sabe. Mas como escolher as imagens corretas para trabalhar o chatbot de sua marca? Veja essas dicas que separamos. 

Imagem que combinam com o seu conteúdo

As imagens escolhidas precisam ter propósito. Ou seja, elas devem complementar a sua mensagem, ideia, e não ser apenas um recurso vazio. Por isso, opte por utilizar as imagens com algum tipo de link. Usar emojis e gifs sem contexto podem deixar a conversa confusa. 

Você não precisa adotar um tom engraçado

Sempre utilize imagens de acordo com a linguagem de sua marca. Se sua comunicação é mais humorística e despachada, utilize também imagens nessa linha. Caso contrário, não há necessidade. Utilizar humor em momento inadequado, pode tornar a conversa até mesmo desagradável para o cliente.

Atenção para a otimização das imagens

Parte maciça da população acessa as ferramentas de mensagens e conteúdos através do sinal 3G ou wi-fi não tão potentes. Por isso que você sempre deve otimizar as imagens para que todos consigam ter acesso e seu bot consiga se comunicar com essas pessoas.

Cuidado com os excessos

Tenha muito cuidado com essa parte. Analise se a utilização de imagens, gifs ou emoji é realmente necessária para complementar aquilo que você disse. Até porque, vale lembrar que a base da conversa é o texto. 

Coerência com o posicionamento da marca

Atente-se a isso, pois a comunicação da marca deve estar totalmente alinhada em todas as frentes, incluindo a imagem em chatbot. O discurso precisa ser único e a imagem do assistente virtual deve ser coerente com a persona. Manter a coerência na linha de posicionamento, fortalece o seu chatbot e pode aumentar as taxas de conversões. 

A tecnologia dos chatbots da Inbot

Para que o seu chatbot preste um serviço de atendimento eficiente, com inteligência artificial, mantendo diálogos humanizados e que seja personalizado de acordo com a sua marca, é preciso investir em uma plataforma de alta tecnologia e fácil de usar. A inbot proporciona esses benefícios e muito mais. 

A Inbot é uma empresa referência em chatbots desde 2001, desenvolvendo assistentes virtuais para grandes organizações de diversos nichos do mercado, sempre com resultados positivos. Por isso que nossos bots têm números incríveis, como por exemplo, NPS de 92%, redução de mais de 60% no TMA, 35% de conversão, 70% de retenção de clientes e ROI de R$100 milhões . 

Cases de sucesso

Para exemplificar esses dados, vamos mostrar apenas alguns dos chatbots de sucesso desenvolvidos com a tecnologia Inbot. Acompanhe!

Bia, chatbot da Raízen

A Bia é uma chatbot criada para atender usuários no Centro de Serviços Compartilhados ( CSC) da Raízen. Possuí IA, PLN (Processamento de Linguagem Natural) e foi premiada como a melhor assistente virtual do ano de 2020. 

Ela tem a capacidade de falar sobre 17  mil assuntos e áreas diversificadas como TI, finanças, RH entre outros. Também consegue executar cerca de 70 serviços envolvendo instalação de impressora, localização de contatos, liberação de acesso ao Wi-Fi para visitantes e realiza consulta a links em mais de 200 sites e sistemas internos.

Teo, da TecBan

O chatbot Teo, desenvolvido para a TecBan, empresa líder mundial em rede de atendimento de ATM (caixa eletrônico) há mais de 30 anos. 

O Teo é um assistente virtual 24 horas que tem a capacidade de resolver problemas dos consumidores , estabelecimentos comerciais e Instituições Financeiras.  Entre os muitos serviços prestados pelo Teo, estão: problemas de saque, localizar bancos 24 horas , caixa eletrônico indisponível e muito mais. 

Esse chatbot está disponível no app da TecBan e no site da empresa. O Teo toma conta de boa parte dos atendimentos que anteriormente passavam pela equipe de atendimento. 

Você tem planos de investir em um chatbot personalizado e inteligente para a sua marca? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para dar aquele “up” em seu negócio. 

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