Tecnologia Social e a Integração com Chatbots
Ilustração de três mulheres observando celulares, tablets e notebooks mostrando a importância da tecnologia social

À medida que a tecnologia avança, também cresce a sua importância para o desenvolvimento social. Diversas ferramentas, antes utilizadas para o mercado e para os negócios, agora podem ser usadas diretamente para ajudar as pessoas, como os chatbots, por exemplo. Essa tendência tem muito a ver com a tecnologia social.

Governos, pessoas e inclusive empresas precisam estar atentos a uma questão muito importante: A desigualdade social. Ao mesmo tempo em que o avanço da tecnologia é extremamente positivo para o mundo, ele aumenta a distância entre locais ricos e locais pobres no mundo. 

Enquanto, pessoas de classe média baixa no Japão têm acesso a diversas tecnologias avançadas, como assistentes virtuais, muitas comunidades ao redor do mundo ainda estão começando a entender a internet. Portanto, é dever da sociedade que o avanço tecnológico também inclua ideias para melhorias reais para pessoas carentes pelo mundo todo.

A InBot preparou este artigo para explicar a você sobre o conceito de tecnologia social e como podemos integrar chatbots para ajudar no desenvolvimento social do mundo.

O que é tecnologia social?

A tecnologia social é um conjunto de ferramentas tecnológicas utilizadas com o objetivo de resolver problemas sociais. Ela apresenta soluções para o desenvolvimento da população.

Ela estuda problemas da sociedade com técnicas e metodologias para produzir conhecimento desenvolvedor e de fácil aplicação pela comunidade. 

O cerne da tecnologia social é justamente essa interação participativa. A intenção é que a própria comunidade se aproprie das técnicas como aprendizado para chegar às soluções sociais.

De uma certa forma, podemos relacionar com a frase “Não dê o peixe. Ensine a pescar!”. No caso, a tecnologia social, não ensina a “pescar”, ensina a desenvolver a vara, o anzol e todo o equipamento necessário para a comunidade poder ela mesma “pescar” e resolver seus problemas.

Qual a importância da tecnologia social?

A tecnologia social é um conjunto de ferramentas extremamente importante. Tem potencial de transformar para melhor a vida das comunidades mundo afora. 

Engana-se quem pensa que apenas as pessoas da comunidade podem ser beneficiadas com a tecnologia social. Empresas podem utilizar as ferramentas como meio de aumentar a sua responsabilidade social e diminuir seu impacto negativo em aspectos ambientais e ecológicos.

Aumenta a participação da sociedade no desenvolvimento tecnológico, promovendo a transformação social em conjunto com a população. A tecnologia social traz soluções para problemas locais que sejam de fácil aprendizado e alcance, justamente para que sejam disseminados para outras comunidades. 

Quais as 4 dimensões da Tecnologia Social

A tecnologia social trabalha em quatro dimensões

Conhecimento, ciência e tecnologia

É a linha de frente dos problemas sociais. A tecnologia social trabalha como organizadora e sistematizadora. Em outras palavras, ela insere e/ou gera inovação para as comunidades.

Participação, cidadania e democracia

A tecnologia social tem como prioridade a cidadania e a participação democrática. Ela aplica metodologias participativas nos processos de trabalho e estimula a propagação e reutilização das mesmas.

Educação

A Tecnologia social se desenvolve na junção entre o saber popular e o científico, proporcionando todo um processo pedagógico para a apropriação do conhecimento pelas comunidades. Fazendo-as ganhar autonomia.

Relevância social

A tecnologia social traz soluções eficazes para os problemas sociais provocando a transformação da comunidade inserida. Sem esquecer da sustentabilidade ambiental também.

Exemplos de integração entre tecnologia social e chatbots

Mão masculina tocando em um smartphone, em frente há um notebook

Os chatbots são ferramentas adaptáveis e servem para diversas finalidades, por que não utilizá-las diretamente nas comunidades carentes, ajudando essas pessoas a se desenvolverem.

Os chatbots podem ser utilizados por ONGs e associações de moradores para garantir um desenvolvimento social das comunidades.

Comunicação

Assim como nos SACs de empresas, os chatbots podem ser ótimos aliados para a comunicação entre moradores e entidades. Esclarecendo dúvidas simples sobre questões da comunidade ou repassando a ligação para atendentes resolverem demandas mais complexas. 

Eles podem ser utilizados também como disparo de mensagens das entidades para a população e canal de denúncias na comunidade, trazendo segurança e confiança entre a comunidade e suas entidades.

Pesquisas

Uma das grandes vantagens dos chatbots é a capacidade de armazenamento de informações. Um chatbot pode realizar diversas pesquisas com a população, trazendo informações importantes para que seja elaborado um perfil da comunidade. 

Dados que podem ser utilizados para a priorização de projetos sociais que atendam às necessidades da população da comunidade.

Educação

O chatbot pode ser um grande aliado das escolas presentes nas comunidades, disparando informativos, respondendo dúvidas dos pais, auxiliando professores em suas disciplinas, acompanhando o desempenho dos alunos e combatendo a evasão escolar.

Como a InBot pode ajudar você, sua empresa e as comunidades?

Em 2018, a InBot lançou o Dr. Wilson. Esse simpático assistente virtual tem como propósito ajudar as comunidades ao redor do mundo disseminando conhecimento sobre a transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção das 20 doenças mais negligenciadas do planeta. 

Segundo a OMS, são as mazelas mais devastadoras da humanidade, e 60% delas estão presentes no Brasil. Já são mais de 2 milhões de conversas e 150 mil pessoas.

Entre em contato conosco e juntos podemos melhorar o mundo, aliando lucro para a sua empresa e desenvolvimento social para as comunidades.

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