Tecnologia Bot: Conheça os recursos dos Assistentes Virtuais
Ilustração de tecnologia bot inserida dentro de um celular gigante que fala com uma pessoa

O objetivo de toda empresa é obter cada vez mais lucro. Os principais meios para atingir essa meta são: agregar valor à sua marca e aos seus produtos e reduzir custos de produção de maneira geral. Com a tecnologia bot é possível conseguir as duas coisas.

A importância do chatbot já é de conhecimento geral para quem está por dentro das novidades do mercado. Não fique de fora dessa tendência que veio para ficar. Os assistentes virtuais são ferramentas essenciais para redução de custos e para agregar valor à sua marca e produtos.

Pensando nisso, a InBot preparou este artigo para que você conheça os recursos que um bot tem e que irão ajudar a sua empresa.

O que é a tecnologia bot?

O bot, uma abreviação da palavra inglesa “Robot”, nada mais é do que um robô virtual, um software, programado para automatizar processos e otimizar tarefas e funções pré-determinadas com mais eficiência que um ser humano.

Com o tempo, os chatbots foram se aperfeiçoando. Hoje, os robôs conseguem executar desde ações simples e repetitivas até às mais complexas e personalizadas. 

Devido à sua capacidade, os bots conseguem simular ações humanas. Aqui na InBot por exemplo, nossos chatbots contam com Inteligência artificial, Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural, substituindo a mão de obra humana em diversas tarefas e funções, inclusive no atendimento ao cliente com perfeição.

Também são usados para agilizar tarefas inviáveis para humanos, como a indexação de sites pelos algoritmos dos mecanismos de busca do Google, Yahoo e Bing. Este texto está sendo analisado e indexado por um bot neste exato momento.

Onde aplicar a tecnologia bot no seu negócio?

Os chatbots são ferramentas versáteis e podem ajudar a sua empresa de diversas formas em diferentes setores. Vamos ver agora quais as principais áreas de atuação deles no seu negócio.

Atendimento

A tecnologia bot utilizada no setor de atendimento da sua empresa, oferece diversos benefícios, tais como a automatização de processos simples, agilizando o suporte ao cliente.

O caminho é simples. As demandas pequenas e fáceis são solucionadas por chatbots, que podem ser programados para atender 24h por dia sete dias por semana. Enquanto a equipe de atendimento, agora enxuta, é especializada e treinada na resolução de questões mais complexas.

Tudo isso favorece a experiência do usuário. Deixando o consumidor satisfeito com o atendimento, tendo suas demandas solucionadas com rapidez, não importando a complexidade delas.

Vendas

No setor de vendas, a tecnologia bot pode realizar diversas atividades. Auxilia na segmentação de clientes e identifica os usuários que possuem características compatíveis com o consumidor ideal da empresa.

Assim, a equipe de vendas consegue priorizar o atendimento para os usuários mais propensos a adquirirem os produtos/serviços da sua empresa. Com isso, os vendedores podem reduzir o churn e melhorar a taxa de conversão.

Os bots lidam com a parte repetitiva do processo de vendas, abrindo caminho para os vendedores entrarem em ação.

RH

É outro propósito da tecnologia dos bots. Além deles auxiliarem em processos externos, eles são importantes ferramentas de organização interna.

Um chatbot para RH consegue atender a diversas finalidades dentro de uma empresa, tais como recrutamento, onboarding, comunicação interna, treinamentos, canal de escuta, questões burocráticas…

Benefícios da tecnologia bot para sua empresa?

Ilustração de uma mulher de mãos dadas com um robô

Falamos acima sobre os principais setores em que eles podem ser empregados, mas vamos focar agora nos benefícios que eles trazem para a sua empresa. 

Esses benefícios muitas vezes se reforçam e se repetem como vamos ver a seguir, pois a maioria dos processos acabam se interligando através dos chatbots.

Automação de processos

A tecnologia bot substitui tarefas repetitivas realizadas por humanos, automatizando processos. Nos setores de marketing e de vendas, eles podem ser inseridos em várias etapas de um processo de vendas, desde os leads até o fechamento.

Eles criam um poderoso sistema com robôs virtuais e seres humanos, aumentando as conversões. Com isso, os profissionais passam a atuar apenas nas etapas finais do fechamento e também no atendimento ao cliente. 

Redução de custos

A automação de diversos processos externos e internos antes realizados por humanos e agora pelos chatbots, traz uma grande economia para a empresa. Os chatbots trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, entregando resultados robustos.

Isso oferece à empresa uma oportunidade para investir na melhoria dos seus processos de produção, trazendo ainda mais redução de custos e lucro.

Qualificação de Leads

A integração com as redes sociais permitiu que novas possibilidades de uso da tecnologia bot pudessem ser realizadas. A qualificação de leads é uma delas, já que eles podem direcionar o cliente para outras etapas do funil ou encaminhá-lo para a conversão.

Todo negócio pode se beneficiar do uso de bots. Os E-commerces, por exemplo, são um dos principais mercados que aderiram aos chatbots para qualificar seus leads, reduzindo o tempo gasto pelas equipes de venda e atendimento.

Como a InBot pode ajudar você e sua empresa

InBot tem mais de 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de chatbots. Nossos chatbots podem ajudar a sua empresa em diversos setores do seu negócio.

Nossos especialistas são treinados para enxergar as melhores oportunidades para tornar a Inteligência Artificial do seu chatbot ainda melhor, aumentando a precisão nas respostas e facilitando tomadas de decisões.

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