Sistema SAP aplicado a Chatbots: Como fazer a Integração? – InBot

Se você é familiarizado com gestão empresarial, já deve conhecer um pouco o que é o sistema SAP e a sua importância, mas você sabia que é possível unir e integrar esse software com chatbots?

É sim! E mais do que isso, integrar essas duas ferramentas pode fazer a diferença para a sua empresa, pois os benefícios do sistema SAP são potencializados com o uso do chatbot.

Quer saber mais sobre isso? A InBot preparou este artigo para explicar os benefícios da integração desses dois recursos. Acompanhe a leitura!

O que é ERP?

Antes de falarmos sobre essa integração entre o sistema SAP e os chatbots, precisamos falar sobre alguns conceitos.

O ERP (Enterprise Resource Planning traduzido para o português “Planejamento dos Recursos da Empresa”) é um software de gestão empresarial desenvolvido para unificar informações, armazenar dados, automatizar processos e visualizar resultados.

Digamos que a sua empresa possua diversos setores. Em vez de cada um utilizar softwares específicos e isolados, o ERP centraliza e unifica todo o fluxo de trabalho e informação de forma integrada e inteligente.

Assim sua empresa pode ter uma visão geral dos processos de todos os setores, alinhando a comunicação entre todas as áreas e facilitando a tomada de decisões.

Agora que definimos o conceito de ERP, podemos continuar!

O que é sistema SAP?

O sistema SAP é um tipo de ERP. A sigla em alemão significa “Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung”. Uma tradução livre para o português é “Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados”.

A ferramenta foi criada pela empresa alemã de mesmo nome: SAP. É um dos maiores softwares de gestão empresarial do mundo. Fornece soluções para empresas e indústrias de diversos nichos.

O sistema SAP tem como objetivo integrar todos os setores de uma empresa, proporcionando diversos benefícios como praticidade e agilidade para a obtenção de resultados.

Quais os benefícios da integração entre SAP e chatbots?

Uma foto de um notebook cinza e translúcidos na imagem estão diversas engrenagens, e e uma delas está a palavra SAP

Os assistentes virtuais se tornaram essenciais para as empresas em diversos setores como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a comunicação interna, os recursos humanos, entre outros.

Visualizando as enormes vantagens da utilização dos robôs, as empresas começaram a explorar outras maneiras de utilizá-los. Integrar chatbots a outras plataformas para maximizar as duas ou mais ferramentas é uma delas.

Sendo assim, a integração entre o sistema SAP e os chatbots traz diversos benefícios às empresas que decidem por esse caminho. Vejamos agora alguns deles:

Automação

Como já falamos anteriormente, o sistema SAP ajuda a sua empresa a unificar os processos gerenciais de todos os setores, trazendo uma visão geral do quadro de trabalho. 

Imagina aliar essa unificação com automatização? Com o chatbot isso é possível. Os assistentes virtuais podem ser programados para controlar a produção da sua empresa.

Por exemplo: o setor de logística precisa saber se a área de produção terminou um lote de um produto para poder enviá-lo aos clientes. O chatbot pode ser programado para enviar uma mensagem com informações completas do serviço para o setor de logística, assim que a produção terminar o trabalho estabelecido. 

Não é preciso haver uma comunicação humana. Não vai ter telefonema de um setor para o outro. Tudo será automatizado. E tudo estará no sistema SAP para controle da direção e de outras áreas.

Praticidade

O próprio sistema SAP já traz praticidade à sua empresa. Porém quando acontece a integração com o chatbot, as informações de todos os setores irão transitar em ambos os sentidos.

Por exemplo, o funcionário de um determinado setor receberá dados pertinentes em tempo real. Suas respostas e informações fornecidas à SAP irão suprir a base de dados no sistema gerencial. 

Esses dados então podem ser enviados a um outro colaborador diretamente via chatbot com todas as informações da tarefa realizada pelo primeiro funcionário, que são essenciais para a execução do trabalho do segundo colaborador.

Suporte

A integração entre o sistema SAP e chatbot oferece suporte eficiente em dois casos. De funcionário para funcionário e cliente para empresa. A unificação deste sistema traz eficiência, pois agiliza o suporte. 

Enquanto um funcionário teria de mandar um E-mail ou ligar para o colega para receber uma simples resposta de um questionamento, a informação já chegou via chatbot que foi treinado para resolver situações simples.

Um cliente liga para a sua empresa para tirar uma dúvida ou resolver um problema simples. Com o uso dos chatbots, dependendo do nível de dificuldade da demanda, ela poderá ser resolvida sem o envolvimento humano.

Obviamente que um robô não irá substituir totalmente o ser humano na resolução de demandas. Existem questões complexas que realmente só podem ser solucionadas por um atendimento humano. 

Mas o simples fato de o chatbot conseguir resolver situações simples, possibilita que os funcionários sejam direcionados apenas para solução de demandas complexas, trazendo eficiência no atendimento ao cliente.

Como a InBot pode ajudar você?

Nossa empresa tem mais de 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de assistentes virtuais. Grandes empresas, dos mais variados nichos, utilizam a tecnologia InBot.

Nossos chatbots são especiais, podem ser integrados a qualquer sistema ERP, inclusive o SAP e possuem um diferencial: o Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Convidamos você a entrar em nosso blog e descobrir tudo sobre o mundo dos chatbots. Conheça também os cases de sucesso da InBot, entre em contato conosco e marque uma reunião.

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