Robô de vendas: o que é e quais os benefícios de usar
Homem sentado em uma mesa , mexendo em um notebook e um chatbot saindo da tela do computador.

Em épocas não tão distantes, o robô de vendas era apenas personagem em filmes de ficção científica. No entanto, as máquinas saíram das telas e vieram para a realidade. Os robôs ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo e hoje em dia, fazem parte do planejamento estratégico de inúmeras empresas ao redor do mundo. 

Conforme o relatório do Mapa do Ecossistema de Brasileiro de Bots- 2022, realizado pela Mobile Time, o Brasil está entre os maiores mercados mundiais de chatbots. Só ano passado, o número de bots teve um acréscimo de 47%. No total, passou de 216 mil para 317 mil robôs desenvolvidos no país. 

E não é à toa que o aumento de investimento das empresas nos robôs aumentou. Eles proporcionam muitas vantagens, como por exemplo, um atendimento rápido e a qualquer momento do dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e entenda mais o que são os robôs de vendas e os  benefícios gerados por eles. 

Robô de vendas funciona?

Homem com as mãos tatuadas segurando um cartão de crédito e um celular na outra mão

Antes de responder essa pergunta, vamos entender o são, de fato, os robôs de vendas. Essas máquinas, também conhecidas por chatbots voltados para o comércio, são softwares altamente interativos. São equipados com a tecnologia de IA (Inteligência Artificial), que permite os robôs desenvolverem diálogos fluidos e comunicação dinâmica com os clientes. 

Mas para desempenharem um serviço de qualidade, esses robôs precisam ser abastecidos em um tipo de base de conhecimento. Só dessa forma que poderão realizar um trabalho realmente eficaz. 

Dito isso, o robô de vendas vem proporcionando muitos benefícios para as organizações. Segundo outro dado da  pesquisa Ecossistema de Brasileiro de Bots- 2022, cerca de 62% das organizações entrevistadas, alegam que suas vendas aumentaram com a utilização dos robôs. Veja a seguir quais são essas vantagens. Selecionamos algumas delas. 

Atendimento a hora em que o cliente precisar

Hoje em dia, muitas pessoas não disponibilizam tempo para entrar em contato com a marca em horário comercial para tirar alguma dúvida ou pedir informação sobre determinado produto. Um robô de vendas não precisa descansar e, portanto, está disponível durante 24 horas de qualquer dia da semana. É atendimento e suporte ao cliente garantidos. 

Liberação da equipe para outras atividades

O robô de vendas, acima de tudo, serve para contribuir no trabalho de atendimento da empresa de maneira geral. Enquanto as máquinas dominam os atendimentos diários e burocráticos, a sua equipe fica liberada para depositar energia em tarefas mais complexas.

Capacidade de atendimento ampliada

O tempo de espera por atendimento é uma das principais críticas dos clientes, independente do canal que escolham. Se sua empresa utilizar somente algumas pessoas para a função de atendimento, uma hora todos vão estar ocupados e alguns clientes terão que esperar. Com um robô de vendas isso não acontece, pois podem atender muitas pessoas simultaneamente. 

Promove melhor experiência ao cliente

Os robôs de vendas proporcionam melhor experiência aos consumidores, através da ampliação do atendimento, agilidade e disponibilidade a qualquer hora do dia. Dessa forma, o cliente fica mais satisfeito e a chance de voltar a consumir em sua loja aumenta. Além disso, sua marca pode ser indicada para outras pessoas pelo atendimento eficaz. 

Redução de custos

O valor financeiro para montar uma equipe de SAC e capacitar os funcionários para a função é bem alto. No entanto, com a implementação de um robô de vendas esse problema é resolvido. É muito mais barato investir em um chatbot que pode dominar a parte do atendimento e deixar sua equipe livre para outras tarefas. 

Trabalho de pós-venda automatizado

O processo de venda não encerra quando o cliente faz a compra. Esse pode ser só o início de uma duração mais próxima entre consumidor e marca, pois depois da aquisição é bom proporcionar a sensação de amparo ao cliente. 

Essas ações fazem parte do trabalho de pós-venda, que pode ser feito pelo robô de vendas. Através de mensagens automáticas, o bot pode perguntar se o cliente está satisfeito com a compra. E dessa forma a empresa consegue ter um percentual de quantas pessoas estão satisfeitas. 

Elevação de ganhos

Por conta de toda a agilidade no atendimento dos robôs, sem perder a qualidade e deixando aqueles trabalhos mais complexos com os funcionários humanos, o nível de satisfação dos consumidores aumenta, provoca qualificação dos trabalhadores e, consequentemente, auxilia a aumentar os ganhos da empresa.  

Invista em uma tecnologia de qualidade

Mulher sentada e mexendo em um celular de capa rosa

Um robô de vendas traz muitas vantagens para as marcas, ajudando a alavancar os negócios. No entanto, você precisa investir em uma empresa de credibilidade, que desenvolva chatbots de alta tecnologia. 

A inbot possui experiência no mercado, atendendo grandes empresas dos mais variados setores desde 2001, obtendo resultados positivos. Nossos bots são desenvolvidos em uma plataforma com a mais nova tecnologia, totalmente intuitiva e fácil de ser utilizada por qualquer pessoa. 

Criamos chatbots equipados de inteligência artificial, personalizados para a sua marca, que possuem a capacidade de reconhecer e interpretar linguagem escrita e por voz e aprendizado rápido utilizando o histórico de uso. 

Tem planos de investir em um robô de vendas para dar aquele “up” em seu negócio? Então não perca mais tempo! Entre em contato conosco, fale com nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que temos para a sua marca. 

E para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo do marketing digital e chatbots, acesse o nosso blog. Inbot, o futuro é aqui!

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