A Importância da Regionalização dos Chatbots
Imagem de um chatbot usando um crifone estilo tiara falarando com um homem

Diante dos avanços tecnológicos que impactam o mundo corporativo, a regionalização dos chatbots é um dos fatores que contribuem para a satisfação dos clientes. Essa é uma estratégia que gera empatia e proximidade dos consumidores com a marca. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Hibou, aproximadamente 33% das pessoas acabam desistindo de buscar atendimento por conta de experiências negativas. E cerca de 30% dos consumidores, compartilham os problemas relacionados ao atendimento nas redes sociais. 

Diante dos dados apresentados, a regionalização vai de encontro como uma forma de personalizar mais o atendimento e fazer com que o cliente se sinta mais importante. Trata-se de um detalhe importante na decisão do cliente de procurar novamente a marca.

Para saber mais sobre a importância da regionalização nos chatbots, siga a leitura deste conteúdo. Vamos mostrar os benefícios e como implementar em seu assistente virtual.

Quais as vantagens da regionalização dos chatbots?

Uma das grandes vantagens dos chatbots inteligentes é proporcionar um atendimento ágil sem ser robotizado. As tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e PLN (Processamento de Linguagem Natural) permitem que a linguagem seja mais humanizada possível, o que envolve a regionalização. Acompanhe alguns benefícios proporcionados por chatbots regionalizados. 

  •  Atendimento mais personalizado
  • Clientes mais acolhidos
  • Mais empatia e atração dos consumidores perante a marca
  • Proximidade com o cliente
  • Sensação de pertencimento dos clientes

 

No entanto, levando em consideração que o Brasil é um país de proporções continentais, muitas vezes é difícil implementar a regionalização dos chatbots por aqui. Demanda alto investimento, além de precisar de um tempo considerável de desenvolvimento. Isso porque, apenas em um único Estado, é possível encontrar uma quantidade considerável de variações linguísticas. 

Por isso que, não à toa, muitas organizações optam por um chatbot com linguagem neutra. De certa forma, pode evitar desconforto durante o atendimento. Mas, claro, tudo também vai depender do seu público-alvo. Sua empresa pode ser mais nichada e regional, por exemplo.

Como é possível implementar a regionalização dos chatbots?

Como dissemos no tópico acima, para uma companhia muito mais regionalizada, desenvolver bots com linguagem regional se torna mais viável. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados básicos para implementar a regionalização no atendimento virtual. 

O Primeiro passo é fazer uma análise minuciosa sobre o linguajar utilizado na localidade. A partir dessa pesquisa, será possível você desenvolver uma persona ideal para determinada região. O ideal é começar a análise em um raio pequeno e ir ampliando conforme os resultados. Também é interessante contar com a ajuda de uma equipe especializada para conduzir a voz do chatbot. 

Depois que todas as expressões e gírias foram mapeadas neste estudo, é preciso levar esses dados para a área de atuação da empresa, para ver quais expressões fazem ou não sentido para o seu tipo de negócio. 

Cuidado com os exageros

Um dos principais erros das empresas que adotam a regionalização no atendimento virtual é o exagero nas expressões. Fique atento, pois utilizar gírias e expressões regionais de maneira excessiva pode gerar um efeito nada acolhedor. Na Verdade, traz uma sensação não muito agradável, de estranhamento nos clientes. 

Sendo assim, é fundamental compreender as expressões e utilizá-las com equilíbrio. Dessa forma, os clientes vão se sentir confortáveis e com vontade de interagir com o assistente virtual de sua marca. 

As vantagens dos chatbots para as empresas

Dois homens de terno em uma sala e no centro um chatbot em cima de uma pequena mesa

Os chatbots são softwares totalmente intuitivos, programados para interação com os clientes de maneira mais semelhante possível à forma humana, através da inteligência artificial e Programação de Linguagem Natural. Dessa forma, podem proporcionar muitos benefícios para a sua marca. 

Separamos mais alguns motivos, além da regionalização, para a utilização de bots no atendimento aos consumidores. Veja a seguir! 

Atendimento ágil e de qualidade

Os chatbots proporcionam um atendimento ágil e sem perder a qualidade. Isso faz com que o tempo de espera para ser atendido diminua e a satisfação do cliente aumente. 

Atendimento simultâneo em todos os canais

A não ser que você tenha colocado um investimento bastante alto e sua equipe de funcionários seja grande, é impossível dar conta de atender todas as demandas vindas de diferentes canais de comunicação. 

Com a utilização de um chatbot, esse problema acaba. O assistente virtual tem a capacidade de prestar atendimento simultâneo, com eficiência, a qualquer hora do dia.  

Coleta de dados para análise

Os chatbots também possuem a capacidade de, em meio ao diálogo, introduzirem perguntas de forma não invasiva para coletar informações relevantes dos clientes. A partir desses dados, a marca pode analisar como estão suas estratégias de marketing e procurar melhorias, caso precise. 

Engajamento com o público 

Um chatbot equipado com IA e PLN, é capaz de proporcionar atendimentos com diálogos fluidos, coerentes e ágeis na solução de dúvidas. Por conta disso, os robôs conseguem fazer com que o público fique mais engajado com a sua marca. 

Personalização do atendimento

Você pode oferecer um atendimento personalizado, através de dados que os clientes disponibilizam nas redes sociais. Com essas informações, o bot pode oferecer produtos da preferência do cliente, podendo aumentar suas vendas. 

Os chatbots desenvolvidos pela Inbot

Para a regionalização do chatbot ou qualquer outra estratégia, é preciso investir em uma plataforma com tecnologia de excelência. Só assim os resultados serão como desejados. A Inbot, através de sua vasta experiência, possui credibilidade e é referência no mercado de chatbots, desenvolvendo assistentes virtuais desde 2001 para grandes empresas. 

Os chatbots da Inbot são equipados com IA e totalmente personalizados de acordo com a sua marca. Além disso, possuem a capacidade de aprendizado rápido utilizando o histórico de uso. Ressaltando que tudo isso é através de uma plataforma muito intuitiva, fácil de utilizar e de última geração. 

A excelência dos nossos bots é comprovada pelos resultados robustos, como por exemplo: 35% de retenção, 70% de retenção de clientes e ROI de R$100 milhões. 

Acesse o nosso site e veja também nossos cases de sucesso, como a Bia da Razén, premiada como a melhor chatbot de suporte em 2020. 

Tem planos de implementar um chatbot para atendimento? Não perca mais tempo e entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções para elevar o seu negócio. 

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