ChatGPT: o que é, como funciona e como usar essa IA
Imagem mostra o desenho de um homem olhando o celular e o símbolo da OpenAI no fundo, representando o ChaatGPT

Lançado em dezembro de  2022, o ChatGPT já tem causado alvoroço não apenas entre profissionais do marketing digital, mas em várias áreas da sociedade.Trata-se de um sistema de conversação equipado com IA (Inteligência Artificial), contendo análise de dados e capaz de manter conversas coerentes. Ou seja, não é à toa que desde seu lançamento, milhares de pessoas pelo mundo já testaram a ferramenta. 

Diante dessa novidade, muitas dúvidas surgem em torno da plataforma que chegou para ficar. E a  pergunta que ganha mais destaque é essa: mas afinal de contas, para que serve o ChatGPT?  

Mas foi justamente, para responder essa e outras questões sobre a ferramenta, que preparamos esse artigo. Ao longo dele, vamos explorar o ChatGPT. Explicar para você o que é, como funciona e a forma correta de utilizá-lo. Então continue a leitura para saber mais sobre o assunto. Acompanhe!

ChatGPT: o que é?

O ChatGPT é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial, desenvolvido por um laboratório norte-americano chamado OpenAI, que promove pesquisas em inteligência artificial. Seu algoritmo teve o desenvolvimento em machine learning e em redes neurais, além de conter milhões de elementos e  ser treinado com uma vasta quantidade de dados textuais e todos esses fatores trazem a capacidade de entender a linguagem natural e fornecer respostas boas e úteis em muitos contextos.

No entanto, é importante lembrar que elas são baseadas em algoritmos e modelos de aprendizado de máquina, que podem ter limitações e produzir respostas imprecisas ou incorretas em certas situações.

O modelo de IA utilizado no ChatGPT possui muitas camadas e permite que a plataforma saiba identificar palavras-chaves, contextos e os eventuais significados que uma palavra pode apresentar. 

A tecnologia do ChatGPT está fazendo tanto sucesso que já é usada em diferentes áreas, desde assistentes virtuais nas organizações, até chatbots em redes sociais e aplicativos de mensagens. A ferramenta também pode ser muito útil no atendimento ao cliente, pois nada impede que seja treinada para oferecer respostas específicas em contextos diferentes. 

O ChatGPT, também pode cumprir um grande papel no auxílio de criação de textos autônomos, artigos em traduções automáticas e na análise de sentimentos em textos. 

De maneira resumida, o ChatGPT é um modelo de linguagem que usa IA e pode ser aplicado em diversos contextos. 

IA generativa

O ChatGPT está dentro de uma classe da IA chamada de generativa. Diferente dos tipos de IA  especialistas, que são programadas para realizar tarefas mais específicas, a generativa possui a capacidade de elaborar informações novas como, textos, imagens, músicas e até mesmo vídeos. Tudo isso é criado a partir de técnicas de aprendizado de máquina, como redes neurais, para aprender padrões e estilo. 

Sendo assim, as possibilidades de criação com a IA generativa são enormes. No entanto também apresenta alguns desafios envolvendo questões éticas e legais,como por exemplo, situações de propriedade intelectual, criação de conteúdo ofensivo e produção de fake news. 

Com isso, é  fundamental que as empresas e desenvolvedores responsáveis pela criação e implementação de IAs generativas prestem muita atenção para que tudo fique dentro da ética e legalidade. 

Veja abaixo, alguns exemplos de utilização da IA generativa.

  • Design Gráfico: A IA generativa pode ser usada para criar designs exclusivos, como logos, ilustrações e padrões.
  • Música: A IA generativa pode ser usada para criar novas peças musicais, gerar letras de música ou até mesmo gerar novos timbres de instrumentos musicais.
  • Vídeo e Cinema: A IA generativa pode ser usada para criar efeitos especiais e animações incríveis em filmes, séries e vídeos.
  • Jogos: A IA generativa pode ser usada para criar novos jogos ou gerar novos níveis em jogos existentes.
  • Saúde: A IA generativa pode ser usada para criar modelos personalizados de órgãos humanos e simular diferentes condições médicas, o que pode ajudar os médicos a tomar decisões melhores e mais informadas.

 Como Funciona o ChatGPT?

Essa tecnologia tem o funcionamento por redes neurais de transformação de linguagem natural. No entanto, assim como outras ferramentas dotadas de IA, o ChatGPt se alimenta de uma base de dados, formada por informações presentes na internet. E através dos padrões e cruzamento das informações, o Chat possui a capacidade de transformar as perguntas feitas pelos usuários em respostas, até mesmo criativas.

Toda essa capacidade é porque o modelo é treinado para entender quais as relações entre as palavras e a gramática da linguagem natural. Isso significa que durante o treinamento, o ChatGPT aprende a prever a próxima palavra em uma frase, a partir de uma sequência de palavras anteriores. Esse processo faz com que o ChatGPT consiga criar uma representação interna das palavras, sua estrutura e significado. 

Sendo assim, quando um usuário pergunta alguma coisa ao ChatGPT, ele já começa a processar a sequência de palavras para compreender o contexto  da sentença e a intenção do usuário. Logo depois, ele fornece uma resposta coerente com base em todo o seu aprendizado de linguagem.

Outro ponto importante, é que a ferramenta é capaz de aprender através das interações com os usuários. Desse jeito, a máquina vai aprimorando suas respostas e o entendimento a respeito da linguagem. 

Como usar o ChatGPT?

Mulher sentada em um sofá, mexendo no celular com semblante de satisfação

O ChatGPT é uma ferramenta altamente tecnológica que pode ser utilizada para auxiliar em muitas tarefas de inúmeras áreas. Ou seja, ele  pode ser usado de várias formas. No entanto, é bom ter em mente alguns alertas, como:

  • O ChatGPT retira as informações de seu banco de dados, portanto nem todas as suas respostas podem estar atualizadas. Sempre é bom fazer uma checagem em outras fontes.  
  • Também é possível que a tecnologia entre em uma espécie de “alucinação” da IA, como os especialistas chamam. Isso quer dizer que a máquina pode apresentar uma resposta convincente, porém inventada. 

Dito isso, veja a seguir algumas maneiras eficientes de utilizar o ChatGPT.

Criação de chatbots

Hoje em dia, os chatbots fazem parte do planejamento estratégico de inúmeras empresas pelo mundo. Pois organizações podem usar o ChatGPT  para criar chatbots de atendimento ao cliente. Os bots podem ser treinados em um contexto específico, como suporte técnico ou vendas, para fornecer respostas mais assertivas e personalizadas,contribuindo para uma boa experiência dos consumidores. 

Desenvolvimento de assistentes virtuais

Assistentes virtuais também podem ser desenvolvidos com o auxílio da tecnologia do ChatGPT. Assim, o  assistente virtual pode ser criado para realizar diversas tarefas, como agendar reuniões, enviar e-mails e muito mais. Além disso, pode  receber treinamento treinado para assimilar e compreender o vocabulário específico de uma empresa ou setor.

Desenvolvimento de textos

O ChatGPT pode ser utilizado no auxílio da geração de textos. Isso significa que sempre é preciso checar as informações e dar o seu toque para tornar aquele conteúdo único. Você pode guiar a IA para gerar insights de textos específicos, como acadêmico, publicitário entre outros estilos. 

 Tradução automática

O ChatGPT  pode ser aplicado para fazer traduções automáticas. A tecnologia é capaz de traduzir de maneira mais precisa e natural textos para vários idiomas. 

Análise de sentimentos

Fazer a análise de sentimentos em textos, como por exemplo, nos comentários em redes sociais ou em pesquisas de opinião pública. Essa é mais uma forma de utilizar o ChatGPT.  Essa estratégia é muito útil para ajudar a entender qual é a percepção do público sobre algum assunto ou determinado produto.

Qual o papel do ChatGPT na produção de conteúdo?

Imagem de mulher digitando em um notebook, numa mesa e o celular ao lado.

Logo quando o ChatGPT foi lançado, muitos começaram a questionar qual seria o impacto da tecnologia na produção de conteúdo e se em um futuro breve ela poderia tirar o lugar dos redatores. Mas fique tranquilo, pois isso não irá acontecer tão cedo. 

Primeiro, é inegável dizer que o ChatGPT tem impactos significativos na produção de conteúdos em diferentes áreas. A capacidade da máquina de gerar textos autônomos e naturais, com modelos de linguagem específicos, tem sido muito aproveitada por organizações ao redor do mundo. E essa produção é mais ágil com a utilização do Chat.

Além disso, com a ferramenta é possível elaborar conteúdos personalizados para o seu público-alvo, com informações segmentadas, conforme a necessidade dos clientes. Essa estratégia pode ajudar no engajamento e conversão de possíveis clientes. 

Entretanto, a ferramenta ainda tem limitações e é incapaz de criar textos criativos e inovadores do nível de um bom redator. Em outras palavras, o ChatGPT ainda não é capaz de substituir os humanos. Sendo assim, deve ser visto e utilizado como um mecanismo de grande ajuda, um complemento ao trabalho desenvolvido por humanos. Lembre-se: é você quem guia a máquina para que seja feito um conteúdo de qualidade e de credibilidade. Coloque a sua identidade e tenha responsabilidade na checagem de informações disponibilizadas pelo ChatGPT. 

As responsabilidades das organizações que usam o ChatGPT

Como citamos anteriormente, o ChatGPT é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para diversas atividades. No entanto, é preciso que as empresas que a utilizam, tenham responsabilidade e todo o cuidado antes de divulgar conteúdos elaborados com a ajuda dessa tecnologia.

 Nós da Inbot ressaltamos que todos os cuidados são necessários para garantir qualidade e precisão das informações. Defendemos que a ferramenta deve ser utilizada com ética, mantendo a privacidade dos usuários. Veja a seguir algumas  medidas que acreditamos serem essenciais  para evitar a propagação de conteúdos contendo dados falsos. 

Cumprimento das leis e regulamentações

É fundamental às empresas estarem cientes das leis e regulamentações que regem o uso de inteligência artificial, além das obrigações relacionadas à proteção de dados pessoais, direitos autorais e outras questões legais. O cumprimento dessas regras evita a ocorrência de penalidades e transmite mais confiança aos consumidores.

Treinamento e supervisão

Para garantir o uso responsável do ChatGPT, as empresas devem investir em  uma curadoria com análise cuidadosa, treinamento e supervisão da equipe envolvida. Isso inclui fornecer informações sobre os limites e potenciais riscos da tecnologia, bem como estabelecer protocolos claros de utilização e monitoramento.

Foco na qualidade do conteúdo

Para gerar conteúdos de qualidade a partir do ChatGPT, é necessário estabelecer alguns critérios para que que o conteúdo produzido seja relevante, preciso e útil para o público-alvo.

Como a Inbot pode ajudar você

O ChatGPT é uma ferramenta que funciona a partir de IA generativa e chegou para ficar. Diante desse cenário,  para melhorar ainda mais o serviço prestado aos clientes, a Inbot juntou a IA do ChatGPT com a especialista. Com essa integração, conseguimos aumentar a precisão das respostas, a apresentação de dados, criar jornadas, entregar indicadores e focar no atendimento dos objetivos de pessoas e empresas. Ou seja, um atendimento muito mais direcionado. 

Entretanto, para que o bot consiga desempenhar todo o seu potencial, mesmo com a ajuda do ChatGPT e das IAs , é necessário que o robô seja desenvolvido por uma boa plataforma com tecnologia de primeira. Esse é o caso dos chatbots da Inbot, empresa referência no mercado, desenvolvendo bots para grandes empresas de nichos diferentes desde 2001, sempre apresentando resultados positivos. 

Nossos bots, além de serem equipados com IA e PLN (Processamento de Linguagem Natural), são totalmente personalizados para atender o seu público. São características que deixam os clientes mais próximos e deixando-os mais satisfeitos. 

Nós apresentamos soluções com alta capacidade de reconhecimento e interpretação de mensagens de texto e por voz, além de aprendizado rápido utilizando o histórico de uso.

Deseja investir em um chatbot de qualidade para a sua empresa? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco. Fale com um de nossos atendentes e conheça mais sobre as nossas soluções para alavancar o seu negócio. 

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: