Como criar uma inteligência artificial do zero: a parte humana
ilustração de duas pessoas analisando um cérebro gigante no centro da imagem

O grande segredo de como criar uma inteligência artificial do zero passa não apenas pela tecnologia aplicada, mas pela parte humana também. O pensamento estratégico é essencial no desenvolvimento da IA.

Muito se fala sobre a tecnologia por trás de uma inteligência artificial, mas pouca gente percebe que há um grande envolvimento humano na construção e alimentação contínua desses sistemas. 

Sempre que há questionamentos sobre como criar um chatbot ou como criar um robô, por exemplo, saiba que há um grande fator humano por trás dessas tecnologias.

Neste artigo, a Inbot traz a você a parte humana dentro do desenvolvimento de uma inteligência artificial.

O que é uma inteligência artificial?

Antes de mais nada, precisamos saber qual é o conceito de inteligência artificial. É um termo bem amplo, pode ser considerado um ramo da ciência da computação. Também é definido como um sistema. 

A IA simula a inteligência humana para a resolução de problemas baseada em um banco de dados. Por exemplo, uma empresa precisa calcular diversos valores de diversas bases de dados. Ela poderia destacar pessoas para aos poucos coletarem as informações e depois fizessem o cálculo. Isso poderia levar um dia, mas também uma semana, um mês, um ano…

A inteligência artificial pode fazer essa coleta e esse cálculo com muita rapidez, dispensando toda a operação que seria utilizar essas pessoas. Essa é apenas uma das soluções que a IA pode oferecer ao mundo. São milhares e a cada ano, novas ideias são criadas.

A parte humana em como criar uma inteligência artificial do zero

Ilustração de um homem setnado em frente a um notebook e atrás dele há um cérebro gigante conectado à máquinas

Obviamente se formos pensar que toda máquina foi construída e desenvolvida por humanos, é claro que toda tecnologia passaria pelas nossas mãos primeiramente.

Porém, analisando em um sentido de que uma inteligência artificial consegue trabalhar sozinha, com machine learning e Processamento de Linguagem Natural, é difícil imaginar que por trás dela haja um importante trabalho humano além da manutenção desse sistema.

Mas há sim e vamos mostrar alguns exemplos agora.

Base de dados 

A inteligência artificial funciona a partir de uma base de dados, geralmente são grandes volumes de informação. E quem cria e alimenta seguidamente essa base de dados? 

As pessoas, diversos profissionais, de áreas diferentes precisam trabalhar em que são alimentados por humanos, inicialmente e depois progressivamente durante o uso dessa inteligência artificial.

Portanto, mesmo que a máquina esteja dotada de machine learning, serão os profissionais os responsáveis pelo maior volume de dados e também pelos ajustes finos no aprendizado contínuo da IA. 

Curadoria

Um exemplo aqui da InBot, oferecemos o serviço de curadoria de conteúdo para as inteligências artificiais dos nossos chatbots. 

Nossos especialistas são treinados para enxergar as melhores oportunidades para tornar o seu robô ainda melhor, aumentando a precisão nas respostas e facilitando tomadas de decisões.

Por exemplo, a linguagem humana, os idiomas, eles são construções dos seres humanos e sofrem mudanças diariamente. Nossos chatbots que atuam muito em conversas pelo whatsapp, entre outros tipos de mensagens, precisam estar atualizados com a língua  para a qual foram programados.

Outra situação, o português falado no Brasil é extremamente diferente do falado em Portugal, dependendo do objetivo do chatbot, saber essa diferença é essencial para um atendimento personalizado

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Saiba mais sobre como criar uma inteligência artificial do zero!

Como a InBot pode ajudar você e sua empresa?

Nossas soluções em chatbots com IA proporcionam experiências conversacionais humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. Com a tecnologia InBot, seu bot alcança usuários em multicanais digitais e pode ser integrado às mais diversas plataformas do mercado.

A melhoria contínua é um de nossos maiores diferenciais. Nosso time de inteligência estuda os dados captados durante as conversas do seu bot com os usuários e, a partir daí, consegue criar relatórios focados em resultados, além de transformar todas as informações em insights poderosos.

O planejamento das jornadas, personalidade e tudo o que cerca o desenvolvimento do seu assistente virtual acontece após mapearmos juntos seus objetivos e necessidades, e definir os KPIs e ROI.

Mesmo após finalizado, seu bot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

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