O que é tecnologia social? Entenda o conceito e confira exemplos
Ilustração de um homem e uma mulher mexendo em uma máquina

A tecnologia social é um conjunto de ferramentas tecnológicas que são desenvolvidas e utilizadas com o objetivo de solucionar problemas socioeconômicos de comunidades pobres e carentes ao redor do mundo. É uma tecnologia voltada para o desenvolvimento da população onde ela é inserida.

A tecnologia evoluiu rapidamente nos últimos séculos e décadas, isso é um fato. A sua evolução acaba sendo benéfica de uma maneira geral para o mundo todo, obviamente, mas muitas populações excluídas de um mundo tecnológico, não conseguem usufruir dessas melhorias.

Governos, pessoas e empresas devem atentar-se a dois problemas interligados entre si: a desigualdade social e a exclusão tecnológica de populações. Caso as entidades não combatam esses problemas, a tecnologia ao invés de conectar cada vez mais os povos, aumenta a distância entre locais ricos e locais pobres pelo mundo afora. 

A tecnologia social tenta neste sentido, utilizar a tecnologia, ferramentas e técnicas de forma a garantir uma aumento da qualidade de vida de regiões pobres e não desenvolvidas, que muitas vezes são negligenciadas por governos, instituições e empresas.

Enquanto, pessoas de classe média baixa na Suíça possuem acesso a diversas tecnologias avançadas, uma comunidade no Sudão do Sul nem água potável tem ainda, imagina internet e eletricidade.

Vivemos hoje em uma sociedade 5.0 que exige de governos e empresas responsabilidade social e ambiental, além de sustentabilidade em suas ações. Portanto, há também uma preocupação dessa nova sociedade de que todo o avanço tecnológico contribua para a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico de populações pobres no mundo todo. 

Sempre atualizada com as principais tendências de tecnologia, a InBot preparou este artigo para explicar o conceito de tecnologia social e como ela pode ajudar no desenvolvimento socioeconômico do mundo.

O que é tecnologia social?

Homem sorrindo para um celular enquanto está sentado em uma mesa com muitas pessoas em volta

Um conceito bem resumido e simples do que é a tecnologia social é de que ela é um conjunto de ferramentas tecnológicas utilizadas com objetivo de solucionar problemas sociais agregando ciência e a comunidade em questão.

A tecnologia social é capaz de reduzir desigualdades através do diálogo entre os saberes científicos e populares. Essa conexão pode criar produtos e tecnologias imprescindíveis para uma determinada comunidade, talvez para o mundo todo também.

Através dessa tecnologia, as necessidades sociais de um cidadão em locais pobres podem ser atendidas e resolvidas com o conhecimento científico, aliado ao conhecimento popular já existente na comunidade. A junção dos dois saberes deve ser valorizada.

A tecnologia social agrupa informações científicas com as desigualdades sociais do mundo, focando na construção de alternativas para as comunidades. As organizações desenvolvem os profissionais e as pessoas de áreas pobres enquanto se aprofundam nos problemas do ambiente social onde estão inseridas.

O grande objetivo da tecnologia social é justamente essa interação participativa. Exemplo: uma população vive às margens de um grande rio no meio de uma floresta, mas não há tratamento dessa água para consumo, trazendo vários problemas de saúde para os ribeirinhos. 

Com a tecnologia social, é possível criar uma pequena estação de tratamento de água e depois ensinar a população a operar as máquinas garantindo que a comunidade possa ela mesma resolver seus problemas.

Assim, governos, instituições e empresas ajudam e promovem um impacto social positivo com sua atuação através da tecnologia.

Quando surgiu a tecnologia social?

O conceito de tecnologia social foi elaborado na década de 80, inspirado em empreendimentos diferenciados.

Esses empreendimentos, aliados a movimentos em defesa de populações pobres, surgiram de maneira tímida em busca de uma economia solidária objetivando uma transformação efetiva da sociedade por meio da inclusão social.

Sendo assim, a tecnologia social tornou-se um instrumento de melhora da qualidade de vida e de desenvolvimento de projetos em prol da igualdade, se diferenciando do modelo tecnológico industrial.

A partir da década de 90, foram difundidas várias ações de tecnologia social. Os focos foram as necessidades que surgiam em comunidades carentes, a valorização do saber popular e a democratização da ciência e da tecnologia.

Qual a importância da tecnologia social?

Mulher sorrindo enquanto observa a tela de um notebook que está no seu colo.

A opção pela tecnologia social é um enorme ganho para governos, instituições e empresas. Assim, essas organizações reduzem impactos negativos em diversos aspectos, tais quais o ambiental e o ecológico, por exemplo, mas principalmente  o social para a comunidade favorecida.

Igualmente, a tecnologia social é benéfica na promoção da cidadania e na inclusão das pessoas através da educação. Aproveita também os saberes populares para a criação de projetos sustentáveis.

A importância da tecnologia social é utilizar ferramentas para desenvolver comunidades pobres a partir do conhecimento popular e do conhecimento científico em conjunto e então apresentar soluções que sejam de fácil disseminação para problemas locais.

Essa construção conjunta aumenta a criatividade da população local, assim gerando novas aplicações para os recursos da localidade. É a sociedade adaptando o seu entorno com conhecimentos históricos e tecnologias novas, resolvendo suas próprias necessidades.

A tecnologia social é um conjunto de ferramentas muito importante. Ela tem potencial de transformar para melhor a vida das comunidades carentes mundo afora. 

Cresce a participação da sociedade no desenvolvimento tecnológico, promovendo a transformação social em conjunto com a população. Cada experiência de tecnologia social aplicada em determinado local, pode ser trabalhada em outras comunidades ou ao menos servir como ponto de partida para uma adaptação da tecnologia social para uma nova comunidade.

A tecnologia social apresenta soluções para problemas que sejam de fácil aprendizado e alto alcance, com o objetivo de serem disseminadas para outras comunidades. 

Quais as 4 dimensões da Tecnologia Social

A tecnologia social trabalha em quatro dimensões. Vamos ver quais são elas!

Conhecimento, ciência e tecnologia

Essa é a linha de frente dos problemas sociais. A tecnologia social nesse sentido como uma organizadora e sistematizadora do conhecimento popular e do científico. De uma maneira resumida, nesta dimensão ela insere e/ou gera inovação para as comunidades.

Participação, cidadania e democracia

A tecnologia social tem como prioridade a cidadania e a participação democrática. O conhecimento precisa ser entregue à comunidade, ensinado e a participação popular na criação dessa sabedoria precisa ser respeitada. A tecnologia social aplica metodologias participativas em seus processos de trabalho e estimula a propagação do conhecimento e a reutilização da tecnologia.

Educação

A Tecnologia social precisa ser desenvolvida através da fusão entre a sabedoria popular e o conhecimento científico. Dessa maneira, é proporcionado todo um processo pedagógico para a comunidade para que haja uma apropriação desse novo saber, ao mesmo tempo popular e científico. Fazendo a comunidade ganhar autonomia.

Relevância social

A tecnologia social provoca a transformação da comunidade trazendo soluções eficazes para os problemas socioeconômicos da população. E há sempre a preocupação com impactos ambientais e a sustentabilidade de suas ações.  

Exemplos de onde a tecnologia social pode ser importante

Homem asiático sorrindo e olhando para frente com um celular na mão.

Percebemos acima que a tecnologia social pode resolver diversos problemas socioeconômicos de comunidades mundo afora, mas agora listaremos algumas dessas questões.

Eliminação da pobreza e da fome

Esse certamente é o problema mais grave que enfrentamos no mundo. A pobreza e a fome assolam bilhões de pessoas e milhões de comunidades. A tecnologia social pode ajudar com técnicas de agricultura adaptadas à realidade climática e de riqueza (ou pobreza) de solo de regiões pobres.

Garantia de recursos naturais

Outro problema muito grave que prejudicam bilhões de pessoas. A tecnologia social pode ajudar diversas comunidades desérticas a encontrarem água em seus solos com construção de poços artesianos ou até mesmo o exemplo que citamos acima das estações de tratamento de água para comunidades ribeirinhas.

Proteção do meio ambiente

O aquecimento climático, as queimadas e a desertificação são problemas globais que podem ser enfrentados pela tecnologia social. Podemos até citar um caso específico: o plantio de árvores na região africana do Sahel, combatendo o avanço do Saara para o sul do continente.

Saúde e educação

A tecnologia social pode auxiliar muito no acesso e na garantia de qualidade da saúde de moradores, assim como fomentar diversos projetos de educação para as crianças de uma comunidade. Trazendo bem-estar a toda a população.

Fomento de uma economia mais sustentável

A tecnologia social pode impulsionar a inovação, fomentando a economia solidária, o consumo sustentável e o trabalho digno dentro de uma comunidade. Evita-se o desperdício de materiais e de alimentos.

Combate à discriminação

Discriminação é um problema extremamente sério e atinge fortemente comunidades pobres. A tecnologia social inserida na localidade consegue criar um sentimento de responsabilidade e empoderamento dos moradores, combatendo assim a discriminação.

Luta pela paz

Em um mundo cheio de conflitos, guerras, países belicosos, refugiados, a tecnologia social é um importante instrumento de conscientização das pessoas sobre seus direitos e deveres e do respeito à instituições democráticas 

Como a InBot pode ajudar com tecnologia social?

A InBot é uma empresa extremamente preocupada com o desenvolvimento socioeconômico de comunidades mundo afora. Os chatbots e a tecnologia social podem ser integrados para oferecer diversas soluções para problemas sociais.

Com Processamento de Linguagem Natural e sem a frieza das URAs, a Inteligência Artificial dos chatbots InBot é ágil e precisa, capaz de estimular diálogos espontâneos em vendas, suporte e pesquisas.

Nossas soluções proporcionam experiências conversacionais humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. Com a tecnologia InBot, seu bot alcança usuários em multicanais digitais e pode ser integrado às mais diversas plataformas do mercado.

Entre em contato conosco e juntos podemos melhorar o mundo, aliando lucro para a sua empresa e desenvolvimento social para as comunidades.

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: