O que é outsourcing? Como funciona, vantagens e exemplos
Pessoas segurando engrenagens e mexendo em computadores.

Por conta das inúmeras transformações do mercado, atualmente o outsourcing é uma prática empresarial bastante utilizada no mundo inteiro. Ela se caracteriza por delegar a terceiros atividades que normalmente seriam executadas internamente, por um período determinado de tempo. 

Essa estratégia pode trazer diversos benefícios para as empresas, incluindo redução de custos, acesso a especialistas, flexibilidade e melhoria da qualidade do trabalho. E entender os benefícios do outsourcing é fundamental para qualquer empresa que queira alcançar o máximo de produtividade.

No entanto, para que esse modelo de terceirização tenha resultados positivos, é essencial fazer uma seleção  cuidadosa dos prestadores de serviço. Aqui na InBot prestamos serviços de outsourcing para diversos players importantes do mercado. Através de nossos chatbots, oferecemos diversos benefícios aos nossos parceiros.

E, pensando em esclarecer suas dúvidas sobre outsourcing e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, a InBot preparou este artigo para você. Através dele, vamos explorar o que é outsourcing, como funciona, suas vantagens e exemplos de aplicação em diferentes áreas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é outsourcing?

Dois homens e uma mulher, em um ambiente empresarial, conversando e sorrindo e um computador em cima da mesa

Antes de mais nada, é importante explicar a origem deste termo. Ele vem da junção de duas palavras inglesas (out = fora) e source (fonte). Dessa maneira, o outsourcing pode ser definido como “algo fora da sua fonte” ou “fonte de fora”.

Sendo assim, o outsourcing é a prática de transferir tarefas, processos e/ou operações para uma força de trabalho externa. Essa prática dá a possibilidade que a organização contratante vire o foco apenas para as tarefas consideradas principais e deixe as secundárias com os especialistas contratados. 

Lendo assim, pode até parecer uma simples terceirização, não é mesmo? Entretanto, há algumas diferenças entre as duas.

Diferença entre outsourcing e terceirização

É comum que outsourcing e terceirização sejam utilizados como sinônimos muitas vezes, porém as práticas apresentam algumas diferenças entre elas. Veja  abaixo alguns dos principais pontos. 

Terceirização Outsourcing
De modo geral, se refere à contratação de serviços para atividades secundárias, como limpeza, segurança ou manutenção. Se refere à contratação de serviços especializados para atividades focadas mais no negócio propriamente dito.
Envolve o uso de mão de obra temporária ou de curto prazo.  Consiste em um relacionamento de longo prazo com um prestador de serviços especializado.
A terceirização é orientada pelo preço, com as empresas buscando as opções mais baratas disponíveis no mercado. O outsourcing é  mais orientado pela qualidade, com as empresas buscando os prestadores de serviços mais qualificados. 
A terceirização geralmente mantém a responsabilidade pela atividade com a empresa contratante pode haver uma transferência parcial ou total da responsabilidade pelas atividades terceirizadas para o prestador de serviços

Mesmo assim, você pode achar as diferenças mínimas entre as duas ações. No entanto, elas podem implicar significativamente na forma em que as empresas enxergam e abordam as duas práticas em suas operações. 

Quais são os tipos de outsourcing

Existem diferentes tipos de outsourcing, dependendo do acordo firmado entre contratante e contratado. Confira alguns dos tipos mais comuns. 

Outsourcing de processos de negócios (BPO)

O outsourcing de processos de negócios (BPO) é a terceirização de processos de negócios,como recursos humanos, contabilidade, finanças e atendimento ao cliente.

Outsourcing de fabricação

Esse modelo envolve a contratação de uma empresa especializada para produzir componentes ou produtos acabados para a empresa contratante. Sendo assim, pode incluir serviços de manufatura, montagem, embalagem e distribuição.

Outsourcing de marketing

Envolve a contratação de uma agência de publicidade ou marketing para planejar, executar e gerenciar campanhas de marketing em nome da empresa contratante.

Outsourcing de logística

Nesse tipo de outsourcing, é feita a contratação de uma empresa especializada para os serviços de transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias.

Outsourcing de serviços de suporte

Trata-se da contratação de uma empresa para fornecer serviços especializados de suporte, como atendimento ao cliente, help desk e suporte técnico.

Outsourcing de serviços de infraestrutura

Aqui, consiste na contratação de serviços de infraestrutura, como serviços de nuvem, armazenamento de dados e gerenciamento de rede.

Esses são apenas alguns modelos de outsourcing que as organizações podem contratar, dependendo da necessidade, para terceirizar algumas tarefas e permitir que sua equipe se concentre nos principais trabalhos.  

Quais as vantagens do outsourcing?

Mulher em primeiro plano trabalhando em um notebook e na mesa de trás, um Homem também trabalhando em um notebook. Os dois demonstrando satisfação

Essa prática traz diversos benefícios para a empresa contratante. Confira alguns destes. 

Redução de custos

Ao optar pelo outsourcing, as empresas podem economizar significativamente em custos fixos, como salários e benefícios de funcionários, espaço de escritório, equipamentos e outros recursos necessários para realizar uma atividade internamente.

Acesso a especialistas

Outra grande vantagem do outsourcing é a possibilidade de ter acesso a uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes em uma área específica. Isso pode ser especialmente valioso para empresas que não têm recursos internos para contratar e treinar uma equipe especializada.

Flexibilidade

O outsourcing também oferece maior flexibilidade para as empresas, permitindo que elas se concentrem em suas atividades principais e deixem outras atividades secundárias nas mãos de especialistas. Isso pode ajudar as empresas a se adaptarem melhor às mudanças no mercado, aumentando sua capacidade de inovação e reagindo rapidamente às oportunidades.

Melhoria da qualidade

Ao contratar um prestador de serviços especializado, as empresas podem garantir uma qualidade superior de trabalho em comparação com o que poderiam alcançar internamente. Isso se deve à expertise e à experiência dos profissionais envolvidos, que geralmente são altamente capacitados e treinados em suas áreas de atuação.

Redução de riscos

O outsourcing também pode ajudar a reduzir os riscos para as empresas, pois a responsabilidade pelas atividades terceirizadas é transferida para o prestador de serviços. Isso pode ajudar as empresas a evitar potenciais problemas e a garantir que todas as atividades estejam em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

Outsourcing de TI

É o outsourcing específico voltado para a tecnologia da informação. Mesmo que seu negócio não seja desse ramo, o setor de TI é fundamental no dia a dia da sua organização. 

A empresa de TI contratada trará todo o expertise necessário para que você consiga gerir seu negócio com eficiência e com bons resultados.

Quais as vantagens do outsourcing de TI?

Assim como a terceirização e o outsourcing em geral têm benefícios, esse ramo também apresenta vantagens importantes para a sua empresa. Entre elas estão:

  • Contar com suporte especializado em TI;
  • Melhorar a performance do setor de TI da sua empresa;
  • Otimizar a gestão do departamento de TI
  • Manter os sistemas e equipamentos sempre atualizados

 

O mercado atualmente exige que as empresas passem por uma transformação digital. O outsourcing pode ajudar neste processo.

Quais Exemplos de Outsourcing?

Desde a fabricação até aos serviços de TI, o outsourcing é uma estratégia aplicada em diversas áreas e setores. Alguns exemplos dos mais utilizados, são:

Call centers

Inúmeras empresas buscam companhias especializadas em call centers que podem fornecer atendimento ao cliente de alta qualidade em diferentes idiomas e horários.

Desenvolvimento de software

Empresas de tecnologia muitas vezes passam o desenvolvimento de software para equipes especializadas em desenvolvimento, permitindo que eles se concentrem em outras atividades de mais alta complexidade e crítica para o negócio. 

Contabilidade e finanças

As  empresas especializadas em contabilidade também são bastante acionadas para fornecer relatórios financeiros precisos e em tempo hábil, bem como aconselhamento fiscal e financeiro para a organização contratante.

Serviços de marketing

É comum que agências de publicidade e marketing sejam contratadas para melhorar campanhas publicitárias e o desenvolvimento de empresas no setor, desde o planejamento e a execução até a análise dos resultados.

Recursos humanos

Algumas companhias buscam empresas especializadas para gerir seus serviços de RH, incluindo recrutamento e seleção de candidatos, treinamento e desenvolvimento de funcionários e gerenciamento de folha de pagamento.

Como implementar o outsourcing?

Para implementar a estratégia de outsourcing, é preciso ter muito planejamento para e a escolha de uma empresa que possa entregar serviços de qualidade e confiáveis. Veja algumas etapas fundamentais para a implementação do outsourcing da melhor maneira.

  • Identificar as atividades a serem terceirizadas: As empresas devem identificar quais atividades são adequadas para serem terceirizadas e avaliar o potencial de redução de custos e melhoria da qualidade.

 

  • Selecionar um provedor de serviços: é crucial fazer uma seleção cuidadosa na busca de um  provedor de serviços confiável e experiente, que possua expertise na área a ser terceirizada , além de um histórico positivo.

 

  • Definir objetivos e métricas de sucesso: sua empresa precisa definir claramente os objetivos para a terceirização e estabelecer métricas que servirão como guias para análise do projeto.
  • Desenvolver um contrato claro e abrangente: desenvolver um contrato claro e abrangente é importante, pois nele pode estabelecer as responsabilidades de ambas as partes, o escopo do projeto, os prazos e as métricas de desempenho.

 

  • Monitorar de perto o progresso do projeto: Realizar o monitoramento de perto do progresso do projeto é importante para garantir que a prestadora de serviços esteja cumprindo os termos do contrato. 

 

  • Manter uma comunicação clara e eficaz: Para garantir que haja uma colaboração efetiva entre as equipe, é fundamental que sua empresa mantenha uma comunicação clara e eficaz com o provedor de serviços.

Através dessas etapas, sua empresa pode implementar estratégia de outsourcing de forma bem-sucedida e, assim, obter os benefícios esperados. 

Como a InBot pode te ajudar?

O outsourcing é uma excelente alternativa e pode gerar muitos benefícios no sentido de redução de custos , flexibilidade e eficiência para empresas de qualquer porte ou setor.  Mas claro que para isso, o serviço fornecido precisa ser de qualidade. 

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