O que é bot? Exemplos e dicas de como criar um

É muito provável que você já tenha ouvido falar em bot. O termo é uma abreviação da palavra em inglês “robot”, robô traduzido para o português. Em resumo, os bots são softwares muito interativos, com alta capacidade de interação e programados para desempenhar algum tipo de tarefa pré-determinada.

Hoje em dia, inúmeras empresas estão adotando os bots como peças chave no planejamento estratégico. E a justificativa é pelo fato dos robôs terem a capacidade de automatizar processos de forma ágil e sem perder qualidade de trabalho. É uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, ainda mais com a evolução das redes sociais. 

Sendo assim, se bem desenvolvido e programado, os bots são ótimas ferramentas para ajudar a alavancar o seu negócio. Para saber mais sobre os bots, continue a leitura deste conteúdo. Vamos explicar para você o que são esses robôs, como utilizá-los da melhor forma e passar algumas dicas de como criar um para a sua organização. 

Portanto, fique conosco e acompanhe o artigo!

O que é um bot?

Um bot é um programa que tem a capacidade de manter diálogos coerentes, fluidos e humanizados com os clientes. Essa ferramenta tem sido bastante utilizada por organizações, principalmente, no setor de atendimento, para sanar dúvidas e passar informações de maneira veloz e até mesmo vender produtos ou serviços pelas plataformas digitais, como Instagram, Whatsapp e Facebook. 

Os bots ou chatbots ,como também são conhecidos, são recursos que utilizam a IA (Inteligência Artificial), além da PLN (Programação de Linguagem Natural). Essas tecnologias permitem que o robô consiga decodificar e interpretar as mensagens enviadas em formato de áudio e texto, fazendo com que o atendimento aos consumidores seja mais rápido, assim como outros processos. 

Entretanto, é bom ressaltar que os bots não fazem nada sozinhos. Para desempenhar as funções de uma maneira positiva, é preciso nutrir a base de dados com muitas informações. Ou seja, é necessário programar de forma eficiente o robô. Outro ponto, é que eles não substituem os agentes humanos. Pelo contrário, eles são complementos, um grande auxílio para a equipe. 

Como funcionam os bots?

Tela de um notebook, mostrando a conversa de um cliente com um chatbot

Como citamos no tópico acima, por trás dos bots existem pessoas que fazem a programação para que os assistentes virtuais desempenham o serviço de maneira eficiente.

Sendo assim, os bots funcionam, basicamente, como qualquer programa. Normalmente, os robôs possuem gatilhos que, quando ativados, a interação começa e os chatbots começam a fazer as tarefas nas quais foram programados. Esse comando pode ser alguma palavra-chave ou ação, por exemplo. 

Após serem ativados, os chatbots conseguem desempenhar as funções através da automação, IA e machine learning. Funciona assim:

  • Automação: É a realização das tarefas sem a necessidade de intervenção humana
  • Inteligência artificial: responsável por simular a inteligência humana
  • Machine learning:  tecnologia que vai além dos padrões definidos e consegue aprender por meio de  dados.

Também pode ser feito um fluxograma onde são organizadas as perguntas e respostas. Dessa forma, é possível você escolher processos, como as principais dúvidas, montar uma estrutura de diálogo e cadastrar na ferramenta.

Uma ideia para isso, é elaborar menus que exerçam a função de guias para os usuários, por meio das respostas selecionadas. Além disso, outro ponto muito importante é: atente para que a linguagem programada seja muito parecida com a utilizada por sua persona. 

Com tudo isso, pode-se dizer que os bots não só auxiliam as organizações em diversos aspectos, mas levam a relação com os clientes para um nível mais avançado. 

Quais os benefícios de um bot?

Mulher ruiva mexendo no smartphone. A imagem foca mais nos braços e mãos dela

Os bots, realmente, elevam a qualidade de atendimento. Eles são capazes de proporcionar inúmeros benefícios às empresas. Não é por acaso que ano após ano, ganham mais força dentro do cenário empresarial. 

Segundo os dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, os mais recentes sobre o tema, a utilização dos robôs só cresce no mercado. No Brasil, o aumento foi de 46,76% no desenvolvimento de bots durante o período de 2021 para 2022. Em termos globais, a pesquisa aponta crescimento de 23,5% ao ano. 

A mesma pesquisa também revelou que, atualmente, existem cerca de 58 mil bots ativos. Eles trocam, em média, 78 mil mensagens com 3,1 mil pessoas diferentes mensalmente. Ou seja, os bots podem atender muitos usuários por dia, ajudando a sua equipe. 

Diante desse contexto, vamos às principais vantagens que um bot pode levar à sua empresa. Acompanhe! 

Agilidade no atendimento

Os bots conseguem prestar atendimento rápido sem perder a qualidade. Através da programação, desenvolvida para mapear as principais perguntas que são feitas, as respostas são mais rápidas  e assertivas, proporcionam uma comunicação mais fluida e dinâmica. Isso faz diminuir a típica fila de espera e  aumentar o índice de satisfação dos consumidores.

Disponibilidade 24 horas

Uma das grandes vantagens de ter um bot, é poder oferecer atendimento a qualquer hora  do dia. O cliente pode tirar dúvidas ou pedir alguma informação a hora em que bem entender, inclusive nos feriados. Afinal de contas, os robôs não tiram férias e nem precisam de descanso. E oferecer um atendimento no estilo full time é essencial para a fidelização de clientes.

Auxílio na geração de leads

A geração de leads também é fundamental para o crescimento das empresas e os bots podem ajudar muito nessa tarefa. Através dos dados coletados durante pesquisas e diálogos com os clientes, os bots guiam os consumidores por uma jornada diferenciada, fornecendo produtos que se encaixam no perfil do cliente. Isso implica em uma conexão interessante entre cliente e marca. 

Personalização do atendimento

O seu chatbot pode representar um personagem que possui a linguagem e identidade de sua marca. Desse jeito, o seu público se sentirá mais acolhido, o engajamento personalizado, assim como o atendimento. Os resultados, provavelmente, serão melhores. 

Contenção de gastos

Um bot equipado com inteligência artificial consegue solucionar dúvidas em tempo ágil, sem a necessidade da ajuda de um atendente humano. Isso significa economia, pois você não precisa contratar mais funcionários para ter uma equipe maior. 

Equipe mais produtiva

Com um bot, a produtividade da equipe também aumenta. Isso porque, deixando o bot dominando os atendimentos diários, sua equipe fica liberada para focar em outras atividades de maior complexidade. 

As formas de utilizar um bot

A utilização do bot não se resume em apenas uma maneira. Pelo contrário, esses robôs podem cumprir muitas funções pré-definidas de acordo com o planejamento da empresa. Veja alguns dos setores que mais utilizam bots no Brasil, conforme o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022. 

  • Varejo: 21%
  • Financeiro: 17%
  • Indústria: 10%
  • Saúde: 7%
  • Utilidades: 5%
  • Educação: 4%

Veja agora como os bots podem ser utilizados em algumas das funcionalidades dentro do planejamento estratégico das empresas. 

Área de atendimento

O bot para atendimento talvez seja o mais utilizado pelas empresas. Esses robôs atendem de maneira muito ágil, sem perder a eficiência e ainda podem falar com muitos clientes ao mesmo tempo.  

Área de marketing

Ampliar e fortalecer o engajamento da marca com o público alvo. Essa é a principal função de um bot na área de marketing. Converter leads e desenvolver uma relação mais próxima com os clientes também fazem parte das funções desse bot. 

Área de vendas

O bot nessa área presta um serviço bem amplo, desde o processo de prospectar clientes, a efetivação da venda do produto ou serviço até a relação do pós-venda. 

Como criar um bot?

Os chatbots levam inúmeros benefícios à sua empresa. Eles são excelentes ferramentas para dar um “up” em suas vendas, engajar o público, prospectar e fidelizar mais clientes. Mas como fazer para criar um bot e garantir todas essas e outras vantagens? Fique atento nessas dicas.

Em primeiro lugar, você precisa definir alguns pontos. São esses:

  • O objetivo da criação do bot:  Faça uma lista, reflita sobre ele e defina qual a função que o seu bot deverá exercer em sua organização.
  • Canais de comunicação : É importante você também definir em quais canais de comunicação o seu bot irá atuar e conversar com os usuários. Pode ser no site ou nas redes sociais, por exemplo. Essa escolha também depende muito de onde estão seus clientes  Portanto, conheça bem o seu público.
  •  Escolha uma plataforma para o seu bot: depois das etapas anteriores, essa é a hora de você pesquisar bem e investir em uma empresa de credibilidade para desenvolver o seu chatbot em uma plataforma de primeira linha. 

A tecnologia Inbot

Desde 2001, a Inbot desenvolve bots com a melhor tecnologia do mercado, para grandes empresas de diferentes setores da economia e  sempre com resultados positivos. Os nossos chatbots são feitos em uma plataforma altamente tecnológica , intuitiva e, por isso, facilita a sua utilização por qualquer pessoa.  

Criamos os melhores bots, equipados com inteligência artificial, PLN, com reconhecimento de mensagens de texto e áudio ,com aprendizado rápido através do histórico de uso, humanizados e totalmente personalizados. Ou seja, preparamos o seu bota para uma evolução constante, ajudando bastante sua empresa na retenção e conversão de clientes. 

E salientando que mesmo depois de finalizado, o seu bot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária. Isso garante muito mais oportunidade de evolução, precisão e adaptação rápida à eventuais mudanças, novos cenários e comportamentos. Nossos especialistas são capacitados para enxergar as melhores oportunidades para deixar a inteligência virtual do seu bot melhor ainda. 

Deseja investir em um bot para melhorar o seu negócio? Então entre em contato conosco e fale com nossa equipe. Nós temos a solução para você!

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: