Mapeamento de chatbots no Brasil em 2021: Confira 6 novidades impactantes no mundo do negócios
Crescimento do uso de chatbots

O crescimento do uso de chatbots se tornou um movimento acelerado de transformação digital no mundo todo. Pesquisas da MarketsandMarkets, com perspectivas para 2024, apontam que o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano.

Crescimento do Uso de Chatbots no Brasil em 2021

O ano de 2020, atingido drasticamente pela chegada da pandemia de Covid-19, obrigou muitas empresas a acelerarem processos de digitalização. E a continuação do distanciamento social em 2021 prossegue, confirmando as tendências em assistente virtual que comentamos no início do ano.

Após o recente lançamento do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, relatório anual produzido pela Mobile Time, já é possível saber como esse crescimento vem acontecendo este ano no Brasil e quais os benefícios a sua empresa pode alcançar se investir em chatbots. Confira em nosso texto informações sobre o Mapeamento de chatbots no Brasil.

Mapeamento do uso de chatbots no Brasil 

Dados da Mobile Time

Fonte: Mobile Time, 2021

Nosso país também foi impactado pelas mudanças desde 2020. Isolados, sem sabermos quando a pandemia iria acabar e precisando de soluções para manter o mundo dos negócios ativo. Qual seria a solução?

Recorrer às novas tecnologias e se adaptar aos novos cenários digitais foram as saídas para as empresas inteligentes que, além de buscarem sobreviver, alcançaram crescimento interno, espaço entre os concorrentes e lucros ao final de cada mês.

Uma dessas soluções através da digitalização das empresas é o atendimento realizado por robôs de conversação inteligentes. Hoje, já existe cerca de 216 mil bots produzidos por 96 empresas pelo Brasil.

O comportamento dos consumidores e suas novas expectativas em relação às marcas também mudaram. Para atender às novas demandas, os chatbots se tornaram aliados das empresas.

As vendas do e-commerce em 2020 aumentaram 73,88%, em relação a 2019, segundo a Câmara Brasileira da Economia Digital. Já a Ebit/Nielsen apontou em suas pesquisas que 13 milhões de pessoas se tornaram novos consumidores online.

Para atender a todos, enquanto muitos funcionários precisavam ficar em casa cumprido serviços possíveis em segurança, os chatbots recepcionaram os clientes online para encontrar e concretizar suas compras.

O mapeamento do uso de chatbots no Brasil foi divulgado pela Super Bots Experience 2021, através do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. O evento aconteceu em formato 100% digital, entre os dias 24, 25 e 26 de agosto e apresentou os novos dados sobre a presença dos robôs inteligentes no cotidiano empresarial e comercial.

A InBot participou mais uma vez do evento, tanto como um dos patrocinadores Silver quanto como palestrante para apresentar a Bia, a Assistente Virtual do ano de 2020. 

Assistente virtual da InBot, Bia

Dentre as informações do mapeamento, é importante ressaltar as seguintes mudanças impactantes no mundo dos negócios:

  1. Das 96 empresas de bots que participaram da pesquisa, 82% afirmou que a pandemia do novo coronavírus provocou crescimento do uso de chatbots;
  2. O número de robôs de conversação em atividade no país passou de 24 mil para 47 mil em um ano;
  3. O volume de mensagens trocadas pelos bots por mês subiu 27% no mesmo período, superando os 2,2 bilhões para 2,8 bilhões;
  4. Apesar de ainda bastante presentes em espaços virtuais como site e no Facebook Messenger (78% e 72%), os robôs inteligentes agora estão dominando no WhatsApp (94%).

O aplicativo hoje é o principal canal para bots no país. E fora isso, eles também já chegaram ao Instagram (26%), prometendo agilidade nas respostas em comentários de posts e no Direct.

       5. O setor com maior demanda por projetos de bots em 2021 é atualmente o do varejo, apontado por 23% das empresas respondentes.

Os setores financeiro e de telecomunicações aparecem consecutivamente em segundo e terceiro lugar quanto a essa demanda.

       6. O atendimento ao cliente segue como principal finalidade almejada por clientes para o desenvolvimento de robôs no país.

Depois, as procuras são para funções de back office, vendas e cobrança.

Para além destas mudanças impactantes, uma novidade relevante que merece ser citada é a de que empresas que trabalham com o mercado brasileiro de robôs de conversação precisam estar adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a partir de setembro, para não sofrerem multas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Estas informações de 2021 reafirmam que os chatbots não são mais tecnologias distantes da realidade e previstas para o futuro. É hora de evoluir no seu departamento de atendimento.

Importância da adoção dos chatbots

importância dos chatbots

Um chatbot atende usuários online a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Esse trabalho, através de bots inteligentes, acontece durante conversas amistosas, fluidas e objetivas.

Chatbots também podem ser internacionalizados e garantir uma conversa de verdade e inclusiva para cada um de seus usuários.

Além de armazenarem todas as informações geradas diante dos contatos e se prepararem automaticamente para acessar essas memórias caso o cliente retorne o contato, evitando repetição básica de informações.

Outra vantagem é a possibilidade de integração do bot aos diversos canais de comunicação da empresa.

Um chatbot bem construído processa tudo e se aperfeiçoa a cada conversa, podendo inclusive transformar qualquer simples visitante curioso em um cliente potencial.

Resumindo, em suas melhores versões, chatbots construídos sobre Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, são capazes de interagir em diversos canais digitais, sem a frieza das URAs, compartilhando base de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo e conquistam cada vez mais os consumidores online, apresentando resultados positivos em diferentes setores e segmentos empresariais.

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