Linguagem natural: o que é, qual sua importância e exemplos
Homem sentadp em uma poltrona, com um notebook, falando com um chatbot que está em uma espécie de tela ao lado do dele.

Com os chatbots e assistentes virtuais ganhando cada vez mais espaço no planejamento estratégico de inúmeras empresas, a tecnologia da Linguagem natural se torna cada vez mais importante. É através dela que a comunicação entre clientes e máquinas fica mais fluida, amigável e humanizada. 

Conforme os dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, o Brasil está entre um dos maiores mercados do mundo na utilização de robôs de conversação. E o desenvolvimento de bots só cresce. O número de chatbots em funcionamento passou de 24 mil (2020), para 47 mil (2021) e em 2022 esse índice atingiu 58 mil bots em plena atividade no Brasil. 

Ainda segundo os dados divulgados pelo mesmo estudo, os bots conversam, em média, com 3,1 mil pessoas diferentes e trocam cerca de 78 mil mensagens. 

Os números são robustos e só tendem a aumentar com o passar dos anos. Entretanto, sem a utilização da técnica de Linguagem natural, que é fundamental para ampliação e desenvolvimento da IA (Inteligência Artificial), todo esse sucesso não seria possível. 

Mas para saber o que é de fato e como funciona a linguagem natural em chatbots, continue a leitura deste artigo. Através dele, vamos te explicar tudo sobre essa tecnologia essencial para gerar melhor comunicação com os usuários e, por consequência, potencializar os negócios. Acompanhe a seguir! 

Qual o conceito de Linguagem natural?

O PLN (Processamento de Linguagem Natural), é um pilar ou subárea dentro da inteligência artificial. Tem a combinação de linguística computacional, diversas regras baseadas na linguagem das pessoas e modelos estatísticos das tecnologias de machine learning e deep learning.  

Esse conjunto de tecnologias possibilita que os computadores interpretem, processem e entendam os significados da linguagem humana, seja no formato de texto ou voz. E isso inclui a compreensão de sentimentos e intenções transmitidas através das mensagens. 

Ou seja, a linguagem natural busca a compreensão da capacidade máxima de uma máquina no sentido de interpretação da comunicação humana. E a partir do abastecimento desse sistema com dados de computação, é que os diálogos fluidos e humanizados com os clientes podem acontecer. 

Como funciona a Linguagem natural?

Homem e mulher em frente a uma tela de computador, analisando e sorrindo

Primeiro é importante entender que os desenvolvedores, com suas expertises, são responsáveis pelos estímulos das máquinas. Ou seja, são eles que, a partir de um exaustivo trabalho, conseguem fazer as máquinas interpretarem as inúmeras particularidades da linguagem. 

Dito isso, de modo geral, a técnica consiste em programas de computador que têm a capacidade de responder a comandos falados, resumem grandes textos  em tempo real e traduzem de um idioma para outro. 

É por isso que a linguagem natural está, cada vez mais, assumindo um papel importante dentro das empresas. Isso porque otimizam as operações, simplificando processos e  fazendo com que os funcionários tenham mais produtividade. 

Qual a importância da Linguagem natural?

Homem de óculos, com barba e cabelos grisalhos, mexendo em um notebook, num ambiente de trabalho

De maneira geral, o objetivo da Linguagem natural é trazer mais agilidade, através da  otimização de  processos que demandam tempo e antes eram feitos apenas por colaboradores humanos. 

Além disso, os bots equipados de PLN, conseguem se comunicar com humanos de maneira mais inteligente e assertiva, ajudando, assim, a alavancar as vendas. E isso ocorre porque a linguagem natural possibilita que os robôs consigam interpretar as mensagens de texto, áudio, organizem palavras em frases, meçam sentimentos, alteração de voz e decidam quais pontos são relevantes para um trabalho mais objetivo.

Portanto, atualmente, essas máquinas podem interpretar uma série de dados referente a linguagem e de forma consistente e eficaz. 

Os processamentos de Linguagem natural 

Até aqui, você pôde notar que a linguagem natural traz muitas vantagens para o seu negócio. No entanto, o PLN possui níveis. São divisões das áreas dentro da linguística de qualquer idioma. 

E é a partir do entendimento de importância que cada uma dessas áreas tem, dentro de um contexto específico,que os programadores conseguem definir quais aplicações devem ser desenvolvidas. 

Ao todo, são sete níveis de processamento. Acompanhe!

  • Semântico: É o significado e os sentidos vocábulos de uma língua;
  • Sintático: Analisa as palavras que compõem uma frase;
  • Fonológico: Distingui o significado sonoro das palavras;
  • Morfológico: Estuda as palavras conforme as classes gramaticais;
  • Discurso: analisa o contexto da comunicação;
  • Lexical: Envolve o significado dos termos de uso comum em uma determinada língua;
  • Pragmático: Faz a análise dos objetivos da comunicação

Quais as aplicações da Linguagem natural?

Mãos de uma mulher digitando no teclado de um notebook.

Cada processo visto no tópico anterior, é definido de acordo com cada projeto. Depois dessa decisão, é feita a aplicação da tecnologia de linguagem natural. 

Veja a seguir exemplos de algumas aplicações que podem ser feitas com a utilização dos processamentos de PLN. 

Filtros de e-mail

Uma das aplicações iniciais e básicas da linguagem natural são os filtros de e-mails. No início, os filtros detectavam spams, através de palavras e frases que indicavam esse tipo de mensagem. 

Mas hoje em dia, com a aprimoração dos filtros e do PLN, os filtros classificam e-mails do Gmail e conseguem identificar se as mensagens pertencem a uma das três categorias: principal, social ou promoções. Isso ajuda a diminuir o número de mensagens na caixa de entrada. 

Tradutor de idiomas

A partir da utilização da linguagem natural, os tradutores online são mais precisos, assertivos, e apresentam traduções mais corretas conforme a gramática. Outro ponto é que, se você solicitar a tradução de outro idioma para o seu, o texto é traduzido automaticamente, pois as ferramentas reconhecem o idioma por meio do texto digitado. 

Mecanismos de busca

Os mecanismos de busca precisam entender o que os usuários digitam na busca, tanto o conteúdo presente nas páginas das WEB. Isso porque precisam entregar os resultados mais relevantes aos usuários. E é aí que entra a linguagem natural, possibilitando que os buscadores consigam desenvolver esse trabalho com excelência. 

Análise de sentimentos

Muitas vezes, as mensagens deixadas nas redes sociais não deixam claro o que o usuário está sentindo. É por isso que muitas empresas ,hoje em dia, estão utilizando a análise de sentimentos. Com essa aplicação, é possível descobrir se as opiniões dos clientes são positivas ou não sobre produtos e serviços. 

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais pessoais já estão presentes há bastante tempo na rotina de muitas pessoas, desde smartphones até tecnologias de automação para casas. 

A Siri e o Google Assistant são exemplos desses assistentes nos dispositivos móveis. Eles conseguem, por meio de comando de voz, enviar mensagens, abrir apps, marcar compromissos na agenda e desempenhar muitas outras funções. 

Já o Amazon Echo e o Google Home são assistentes virtuais para a casa. Eles também respondem aos comandos de voz e podem estar interligados com televisão, iluminação e aparelhos de climatização de ar, além de outros dispositivos que estejam relacionados à internet das coisas. 

Chatbots

Os chatbots, como citamos anteriormente, fazem parte do planejamento estratégico de  inúmeras organizações atualmente. São softwares altamente interativos. Por possuírem extrema capacidade de interação, conseguem manter uma conversa coerente com os clientes, de maneira semelhante aos seres humanos.

São ferramentas que usam a tecnologia da Inteligência Artificial e Programação de Linguagem Natural, que operam por meio de mensagens de voz e texto. Dessa forma, conseguem otimizar muitos processos, tornando o atendimento das empresas mais eficiente em diversas plataformas. 

Invista em de chatbots de qualidade

De nada adianta você implementar essa tecnologia em sua empresa e investir em uma plataforma ruim de gerenciamento de chatbots, que não irá trazer os resultados esperados. Por isso, o melhor é sempre pesquisar e contar com uma empresa de credibilidade para trabalhar no desenvolvimento de seu bot. 

A Inbot é uma empresa com experiência e credibilidade no mercado, desenvolvendo chatbots para grandes organizações desde 2001, sempre obtendo resultados positivos. Os nossos chatbots são equipados com linguagem natural e totalmente personalizados para a sua marca. Essa característica proporciona mais proximidade com os clientes, deixando-os mais satisfeitos com o atendimento. 

Além disso, nossas soluções possuem alta capacidade de reconhecimento e interpretação de mensagens de texto e por voz, além de aprendizado rápido utilizando o histórico de uso.

Todas são desenvolvidas em uma plataforma altamente tecnológica, intuitiva e fácil de usar por qualquer pessoa.

Deseja investir em um chatbot inteligente para a sua empresa e alavancar o seu negócio? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco. Nós temos as melhores soluções para a sua empresa! 

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