A Importância do uso de Chatbots em Marketing Multicanal
Chatbot azul, dentro da tela de um celular, segurando um alto falante

Chatbots são excelentes ferramentas para o marketing multicanal. Além de proporcionarem atendimento ágil, sem perder a qualidade, faz com que a marca esteja presente em todas as plataformas de comunicação com os clientes. 

Dessa forma, os robôs podem ser muito úteis em todas as etapas da jornada do consumidor. Isso significa que os bots podem ser usados estrategicamente no direcionamento de leeds, na segmentação do público, no pós-venda, para receber feedbacks e muito mais. 

Não é à toa que a quantidade de organizações que adotaram os chatbots no planejamento estratégico aumentou, de acordo com a pesquisa mais recente do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Até o início de 2021, o número de chatbots cresceu em 68% no Brasil, aponta a pesquisa.

 E um dos motivos para esse investimento, é que justamente os chatbots possuem a capacidade de prestar atendimento de qualidade em muitos canais, simultaneamente. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre a utilização dos bots no marketing multicanal? Então continue a leitura deste artigo que preparamos. Você vai entender como essa estratégia funciona e qual a importância dos bots nesse modelo de marketing. Saiba mais a seguir!

O que é marketing multicanal?

O conceito de marketing multicanal consiste em realizar campanhas, estratégias, em diversas plataformas de comunicação com o público ao mesmo tempo.

 O objetivo é explorar ao máximo as muitas possibilidades de divulgação de marca que esses canais oferecem, gerando uma única ideia e, assim, atingindo o público-alvo por diferentes plataformas. 

Com o avanço tecnológico esse trabalho pode ser expandido de maneira positiva e, atualmente, as estratégias de marketing podem ser direcionadas para uma quantidade maior de canais. 

Portanto, o marketing multicanal possibilita que as marcas realizem campanhas simultaneamente em canais online e offline simultaneamente em canais, como por exemplo: Redes sociais, sites, e-mails, TV, e-commerces , banners e etc. A estratégia proporciona outras vantagens. Entre elas estão:

  • Maior presença da marca nas redes;
  • Redução de custos;
  • Contato mais direto com os clientes;
  • recebimento de feedback com mais facilidade

O marketing multicanal e a comunicação integrada

Mão segurando alto falante, saindo da tela de um celular

Nesse conceito, é essencial que todos os processos relacionados às vendas, marketing e distribuição de informações sejam integrados. Isso porque, independentemente da plataforma em que o cliente fizer contato e o horário, pode resultar em uma compra 

A falta de integração entre os canais de comunicação resulta na perda de muitas oportunidades de negócio, e isso não inclui apenas vendas. As oportunidades começam desde o primeiro contato com o cliente, na captação de leads, em algum e-mail deixado por quem visitou seu site, um telefonema e no pós-venda. 

Portanto, integrar os canais é fundamental para uma estratégia eficiente de marketing multicanal e para alavancar o seu negócio. 

A função dos chatbots no marketing multicanal

A estratégia do marketing multicanal é uma das melhores opções para que as marcas criem relações mais próximas e duradouras com os clientes. Isso acontece pela quantidade de canais em que o público pode entrar em contato com a empresa e na hora que bem entender de maneira natural. 

Entretanto, dar conta de uma grande demanda em diversas plataformas ao mesmo tempo não é uma tarefa nada fácil. Os consumidores acessam as redes sociais, por exemplo, de diferentes formas e períodos durante o dia. E é nesse cenário que entram os chatbots.

Os bots inteligentes são capazes de fornecer atendimentos rápidos, simultâneos, a qualquer dia e horário e sem perder a qualidade do serviço. Além de promover um atendimento adequado, como se fosse um atendente humano, os robôs conseguem unir os processos de análises de dados com as estratégias do marketing multicanal. 

Toda essa capacidade se justifica pelo fato dos bots serem equipados com IA (Inteligência Artificial) e PLN (Processamento de Linguagem Natural). Essas tecnologias permitem que os chatbots interpretem e entendam as mensagens dos consumidores, sejam elas por texto ou áudio.Também conseguem desenvolver diálogos coerentes dentro de um atendimento nada engessado. 

E ao fim de tudo, a empresa ganha um atendimento rápido, totalmente disponível em qualquer plataforma utilizada pelo público.  

Melhorando os resultados com os chatbots no multichannel 

Tele de celular grande, com troca d emensagens, no meio de uma mulher e um chatbot

Como você pôde perceber anteriormente, os chatbots são ferramentas incríveis no atendimento ao público e para otimizar operações e operacionalizar a estratégia multicanal de sua marca. 

Mas para deixar ainda mais clara a importância dos assistentes virtuais dentro desse planejamento estratégico, listamos algumas sugestões de como o bot pode ser utilizado e ajudar a gerar mais resultados para a sua empresa. Veja abaixo. 

Ofereça atendimento personalizado 

Nada mais próximo em um atendimento do que ser chamado pelo nome, não é mesmo? A partir dos dados disponibilizados pelos clientes nas redes sociais, os chatbots conseguem realizar esse atendimento personalizado. Utilizando esses dados, o bot também é possível oferecer produtos da preferência do cliente.

Isso acaba gerando mais confiança por parte do consumidor e acaba diluindo barreiras que poderiam ser comprometedoras na busca por um objetivo da empresa. 

Faça a análise dos dados coletados pelo chatbot

Ao contrário das pesquisas de opinião, que muitas pessoas rejeitam, os chatbots são capazes de introduzir suavemente perguntas durante os diálogos para captar dados relevantes dos clientes. O bot também permite analisar os feedbacks e outras informações coletadas e passar insights de qualidade para os gestores. 

 Com essas informações sobre os clientes, a empresa pode analisar suas estratégias de marketing e alterá-las, se for o caso, de acordo com as necessidades do público. 

Tenha um atendimento eficaz em todos os canais 

É impossível que sua equipe de funcionários consiga dar conta de atender as demandas e perguntas dos clientes em todas as redes sociais da empresa. A não ser que o seu time seja realmente grande, mas isso requer um investimento bem alto. Mas utilizando um chatbot, isso não é preciso. 

O robô consegue dar conta de atender em diversas mídias simultaneamente, fornecer um atendimento de excelência e tirando muitas dúvidas dos clientes. E o melhor, é que tudo isso é feito de acordo com os valores da organização e em qualquer horário do dia. 

Promova atendimento mais amplo e segmentado

Os chatbots ajudam a segmentar um maior número de clientes, por meio das estratégias de marketing adotadas. Isso pelo fato deles estarem inseridos, de forma predominante, nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens instantâneas.

Sendo assim, os bots podem criar uma base mais segmentada de clientes. Isso possibilita que a empresa elabore estratégias mais assertivas e aproveite as oportunidades de conversão. 

Entre em contato com a Inbot

Se você tem planos de integrar um chatbot para a sua estratégia de marketing multicanal, é fundamental investir em uma tecnologia avançada, de excelência, para que os resultados sejam positivos. 

A Inbot possui vasta experiência no mercado e desenvolve chatbots, desde 2001, para grandes empresas, apresentando sempre resultados robustos.

 Nossos chatbots são equipados com IA, possuem alta capacidade de reconhecimento e interpretação de linguagem escrita e por voz, aprendizado rápido utilizando o histórico de uso e são totalmente personalizados para a sua marca. Tudo isso e muito mais através de uma plataforma de última geração, simples e fácil de usar. 

Quer alavancar o seu negócio? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. E para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo dos chatbots e marketing digital, acesse o nosso blog. Lá você encontra um leque de conteúdos de alta qualidade. 

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