Gestão de TI aliado aos bots: Como Lidar com os Desafios!
Homem e mulher conversando, com os notebooks abertos e um chatbot azul no meio dos dois

Hoje em dia, um grande desafio para a área de TI é o crescimento dos bots. Devido ao grande potencial de comunicação com o cliente, demonstrando agilidade nos atendimentos e versatilidade, os robôs se tornaram peças fundamentais para as estratégias de qualquer empresa que almeja crescimento.  

Segundo a pesquisa da MarketsandMarkets, com projeção para até 2024, indica que o mercado de chatbots inteligentes irá crescer cerca de 30% ao ano. Esse aumento acelerado do número de bots começou na pandemia da COVID 19, em 2020, como aponta o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Do início daquele ano até o mês de setembro, o número de assistentes virtuais passou de 60 mil para 101 mil, indicando um aumento de 68%. 

Ainda conforme o mesmo relatório, dos 101 mil bots que existiam naquele período, 24 mil estavam ativos em pleno fluxo de conversas com clientes entre 2,2 bilhões por mês. Número que representa um alcance de crescimento de 120% por ano no Brasil. 

Diante de todos esses dados, que seguem em crescimento, como a gestão de TI pode lidar com esse cenário?

Através desse artigo, você irá entender como está o atual momento da área de TI por conta dos bots e como  lidar com os maiores desafios apresentados. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. 

O atual cenário da gestão de TI das empresas brasileiras com os bots

Com o desenvolvimento tecnológico nos últimos anos, muitas startups foram criadas e  empresas passaram a dar mais valor à gestão de TI (Tecnologia da Informação), uma das áreas que mais cresce no Brasil. 

Segundo levantamento feito pela IDC IT Services Tracker Brazil 2021, apontou que o faturamento do mercado de serviços de TI ultrapassou a marca de R$46 bilhões em 2021. Isso indica um crescimento de 5,9% em relação ao ano de 2020. Já para este ano, a IDC está projetando um crescimento superior ao do ano anterior. 

Em contrapartida desse crescimento, há uma escassez de mão de obra no setor. Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), o Brasil capacita cerca de 46 mil profissionais e são necessários 70 mil para ocupar as vagas que são geradas. 

E um dos motivos é que atualmente, os profissionais não podem ser mais apenas quem entende de máquinas e alguns sistemas. É preciso ir além. 

Com a entrada dos chatbots nas empresas, é a equipe de TI que precisa orientar e dar suporte para essa mudança e permitir que os bots desempenhem a função da melhor forma. Isso inclui desde conhecer as demandas mais comuns do atendimento até o design das conversas

Quais os maiores desafios da gestão de TI com a alta demanda dos bots?

Homem e mulher analisando dados em uma tela de computador

Se por um lado os chatbots desenvolveram a maneira de comunicação entre marcas e clientes, trazendo muitos benefícios para ambas as partes, por outro criaram um um novo panorama de obstáculos para a gestão de TI. Os desafios são muitos, porém aqui elencamos os principais que você sendo gestor de TI precisa enfrentar. Acompanhe!

Falta de mão de obra qualificada

Como dissemos no tópico anterior, hoje o profissional de TI precisa ampliar os horizontes. Isso quer dizer  que é necessário compreender as mudanças tecnológicas que as empresas estão buscando para melhor desempenho em um mercado cada vez mais competitivo. E uma dessas, é a implementação de chatbots. 

Caso a organização não opte por contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de bots inteligentes e com alta capacidade, como os robôs planejados pela Inbot, o profissional de TI é encarregado por esse desenvolvimento. Isso requer muito estudo e  busca por informações para adquirir a expertise de analisar aspectos fundamentais na criação de um bot realmente eficiente. 

Dentre os fatores que precisam ser analisados estão:

  • Entender as principais demandas dos clientes
  • Estrutura das conversas
  • Alimentar o banco de dados do bot
  • Escolher as melhores plataformas para integrar o bot 

Equipe de TI sobrecarregada

Além de realizarem as demandas de rotina, os profissionais  precisam trabalhar na criação e monitoramento do chatbot da empresa. Até porque, o bot precisa passar por uma série de testes antes de ser colocado para o atendimento. Só assim é possível verificar erros e corrigi-los antes do lançamento oficial. 

Com o passar do tempo, os chatbots também devem ser atualizados. Essas atualizações podem envolver a manutenção da ferramenta e nutrir o banco de dados do assistente virtual, para que ele continue proporcionando um bom atendimento.

No entanto, toda essa demanda leva tempo e acaba sobrecarregando a sua equipe de TI, que poderia estar focada em outras tarefas, tendo mais horas para desenvolvê-las. Por conta disso, equívocos podem ocorrer e gerar prejuízos. 

Inbot: tecnologia de excelência 

 Para superar esses desafios, tornar o trabalho bem mais otimizado e eficaz, o ideal é contratar em uma empresa  que seja referência e especializada na criação de bots. A Inbot atua  desde 2001 desenvolvendo chatbots com a mais alta tecnologia do mercado, para grandes empresas de diversos segmentos. 

 Nossos chatbots possuem IA (inteligência artificial), PLN (Processamento de Linguagem Natural) , análise de padrões, são totalmente personalizados e desenvolvidos em uma plataforma totalmente proprietária, intuitiva e de fácil utilização por qualquer pessoa.

Por isso, não é à toa que nossos chatbots apresentam resultados positivos, como NPS de 92%, redução de mais de 60% no TMA, 35% de conversão, 70% de retenção de clientes e ROI de R$100 milhões . 

Com a Inbot você também  não precisa mais se preocupar em administrar o chatbot, pois fazemos toda a gestão de seu assistente virtual. Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e conheça nossas soluções para dar aquele “up” no seu negócio. 

 

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