Estratégia de comunicação: Veja porque incorporar as perguntas mais frequentes no seu Chatbot
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O chatbot é essencial para a estratégia de comunicação das empresas devido aos grandes benefícios que proporciona. O mais conhecido dele é o atendimento ao cliente, quando o robô interage com os consumidores promovendo respostas rápidas e objetivas, guiando-o durante a sua jornada de compra e esclarecendo dúvidas.

Essa ferramenta significa um passo revolucionário para a automação de tarefas repetitivas nas empresas, permitindo que os funcionários tenham mais tempo para se dedicar às atividades complexas. Mas o ponto é: o que os Chatbots representam numa estratégia de comunicação?

A inteligência artificial dos Chatbots, abre um novo horizonte no atendimento online. Tanto para as empresas B2B quanto B2C (que comercializam produtos diretamente aos consumidores). Os bots podem entregar respostas de forma automática, com tanta rapidez, eficiência e naturalidade que o usuário não chega a perceber que está interagindo com um robô de conversação.

Continue a leitura e compreenda porque incorporar as perguntas mais frequentes no seu Chatbot é fundamental para a estratégia de comunicação da sua empresa!

 

Por que utilizar um Chatbot com IA na sua estratégia de comunicação

 

A inteligência artificial, torna as potencialidades de um chatbot muito maiores. A principal característica é a “inteligência” em si, em que o bot consegue entender e interagir com o usuário como numa conversa comum.

Uma das principais práticas da inteligência artificial é o machine learning ou aprendizado da máquina. Através dela, é possível definir e atuar a partir de conjunto de regras e sistemas que são capazes de analisar dados e adquirir aprendizados automaticamente, em alta velocidade. Por meio da interação, conclusões podem ser geradas e incorporadas ao conhecimento, melhorando a precisão da ferramenta, mesmo que não estejam previamente programadas.

Isso significa que o chatbot com inteligência artificial aprende na interação com os usuários. Além de intenções programadas, o machine learning  também aprende com sinônimos, com abreviações, gírias, regionalismos e muito mais.

Devido a essa integração com outros recursos, é possível apresentar informações genéricas como a previsão do tempo, identificar usuários no sistema, oferecer informações sobre andamento de pedidos ou solicitações, transcrever mensagens de áudio, responder com recursos de voz, ler informações de documentos a partir de imagens, entre tantos outros.

 

Que diferencial o Chatbot oferece em uma estratégia de comunicação

O Chatbot, configurado com as perguntas certas, pode ser aplicado nas empresas para obter informações valiosas sobre a pessoa que está visitando seu site, pesquisando o seu produto/serviço e interessado em saber mais a respeito da sua empresa. Alguns bots podem também sincronizar diretamente com os calendários das suas equipes de vendas, tirar dúvidas sobre produtos em canais de relacionamento, abrir um ticket de atendimento e até apontar leads no funil de vendas.

Em princípio, pode até parecer que o Chatbot gera benefícios apenas para o cliente, porém, se a estratégia de comunicação for seguida com um bom planejamento, é possível reconhecer os ganhos que a empresa terá em um curto período de tempo.

Esses ganhos se dividem em muitos campos, seja no aumento da carteira de clientes, seja na fidelização de quem já confia no atendimento do negócio e, principalmente, no aumento dos lucros. Isso porque o lead vai avançar mais rapidamente no funil de vendas. Mas não para por aí. Existem diversas vantagens que o Chatbot oferece em uma estratégia de comunicação. Veja algumas!

 

Geração e nutrição de leads

O Chatbot na estratégia de comunicação tem como uma das principais vantagens impulsionar a dinâmica de vendas, principalmente no que diz respeito às etapas mais avançadas no processo de negociação. Isso porque ele representa um meio de nutrir os leads não só com informações, mas também com um atendimento personalizado que tire dúvidas, esclareça possíveis equívocos e principalmente, ele faz com que o consumidor se sinta acolhido mesmo fora do horário comercial, por exemplo.

 

Interações personalizadas

As ferramentas disponibilizadas pela tecnologia em constante avanço são capazes de processar interações com muitos leads ao mesmo tempo. Isso porque é utilizado um vasto banco de dados para conduzir o Chatbot a um ponto em que a busca do cliente seja solucionada e suas necessidades supridas.

Com isso, o relacionamento com o cliente não só acontece em tempo real como também se torna personalizado, pois o atendimento é feito com uma inteligência que expande as interações sem comprometer a qualidade e promovendo uma conexão real e completa.

Além disso, os algoritmos se tornam mais inteligentes com as interações diárias, processando informações que ainda não tinham e aprendendo com perguntas que aumentam seu conhecimento, tornando o atendimento ao próximo consumidor ainda mais completo.

 

Aumento das vendas

Uma das vantagens de ter o Chatbot na estratégia de comunicação é que ele soluciona eventuais dúvidas que possam estar dificultando a finalização da compra.

Aqui, vale relembrar que o objetivo principal é compreender e solucionar as dúvidas dos leads, sem forçar a concretização da venda. Isso porque tudo faz parte de um processo natural: se o cliente tiver suas dúvidas solucionadas e confiar no pronto atendimento da empresa, a venda será consequência de um atendimento eficiente.

Assim, o Chatbot pode ser visto como “passivo”, pois aguarda as informações e feedbacks dos possíveis compradores para oferecer o suporte necessário, com isso a decisão será tomada espontaneamente.

 

Melhora o relacionamento com o cliente

Para os modelos de negócio B2B, por exemplo, ter um Chatbot na estratégia de comunicação é fundamental. Isso porque os canais são capazes de processar registros de atendimento, tornando o banco de dados da empresa ainda mais inteligente, assim o perfil do consumidor se torna cada vez mais conhecido.

 

Aumenta a reputação e autoridade da marca

Se o cliente perceber que a empresa está disponível sempre que ele precisa, de forma realmente funcional, automaticamente terá uma concepção positiva da marca, diferenciando ela das demais. Assim, a imagem e reputação do negócio se tornam cada vez mais relevantes. Isto é, a autoridade da marca é construída a cada atendimento bem feito.

Gerar esse tipo de impressão no lead é fundamental não só para fazê-lo decidir pela compra de forma mais rápida e espontânea, mas também para gerar um posicionamento relevante diante do mercado como um todo.

 

Entre outros benefícios podemos citar:

  • Interações próximas, acolhedoras e humanizadas;
  • Redução do processo de compras, pois o lead é nutrido em um só diálogo;
  • Aumento do banco de dados e conhecimento contínuo do comportamento de consumo do cliente;
  • Clientes são em primeiro lugar seres humanos e gostam de se sentir ouvidos, além de receber atenção.

Por isso, investir em um Chatbot na sua estratégia de comunicação é extremamente eficaz quando a sua empresa visa aumentar o engajamento e a satisfação do cliente.

 

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