Estratégias de Branding com Uso de Chatbots
Mulher com uma lupa grande na mão, mostrando gráficos em barras na lente da lupa, um homem do outro lado analisando um tablet e no meio deles um chatbot azul com uma tabela de gráficos em barras na mão

Partindo do princípio que os chatbots são excelentes ferramentas para gerar conexão com os clientes, os robôs também podem ter um papel importante nas estratégias de branding de sua empresa. Afinal de contas, um dos principais pontos do branding é fortalecer a imagem da marca, através do relacionamento com o público. 

Sendo assim, os chatbots possuem a capacidade de  fazer com que os clientes se sintam importantes, por meio da comunicação pré-venda, pós-venda, além de manter diálogos coerentes durante os atendimentos. São apenas algumas ações dos assistentes virtuais que fortalecem o branding de sua marca. 

Mas para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo que preparamos. Vamos te mostrar o que é branding e as formas que os chatbots inteligentes podem ajudar nessa estratégia para alavancar o seu negócio. Acompanhe!

O que são as estratégias de branding?

Antes de tudo, de trabalhar nas estratégias com o objetivo de reforçar a marca, é preciso entender o conceito de branding. 

Considerado um dos pontos centrais de qualquer negócio, o branding é uma ferramenta de gestão de marca. Trata-se de um conjunto de ações de marketing, com o objetivo de fortalecer a marca e torná-la mais reconhecida no mercado. Ou seja, é um trabalho que cuida da identidade da marca. 

As ações de branding bem desenvolvidas agregam valor, propósito, qualidade e segurança Conectam o consumidor com a marca, através de sensações e sentimentos que despertam vontades e desejos das pessoas. E são esses fatores que vão determinar que o consumidor se identifique com sua marca, escolha comprar os seus produtos ou serviços e não os de outras companhias. 

O branding se tornou uma ferramenta fundamental para a criação e fortalecimento da identidade de uma marca, em um mercado que se encontra cada vez mais acirrado. Por isso, inúmeras organizações buscam adotar essas estratégias. 

Agora veja algumas das principais estratégias de branding. 

5 estratégias de branding

  • Estabelecer uma proposta de valor: A proposta de valor é a mensagem ou promessa de base do seu negócio. Em outras palavras, é aquilo que você deseja que os consumidores tenham em mente quando pensam em sua marca. É o ideal que identifica o seu trabalho.
  • Trabalhar para construir referência: Uma das formas mais eficientes de marketing, é estar entre os assuntos do cotidiano das pessoas, ainda mais com o avanço das redes sociais. Esse trabalho de se tornar referência pode ser construído através de depoimentos, incentivos, serviços aos clientes e influenciadores.
  • Manter presença nas redes sociais: Não é novidade que as redes sociais são canais poderosos de visibilidade para as empresas, além de construir conexões com os clientes pelo contato mais direto. Portanto, estar presente nas redes sociais é essencial para as marcas que desejam aplicar as estratégias de branding para fortalecer a imagem. 
  • Otimizar o site: Atualmente, com grande parte dos clientes conectados de alguma forma, ter um site de sua empresa é obrigação. E o seu site bem otimizado, gera uma melhor experiência aos consumidores, fazendo com que prolonguem a visita, aumentando as chances de conversão. 
  • Tenha conhecimento sobre o seu público-alvo: Conhecer o mais afundo o seu público-alvo é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Uma estratégia de branding eficaz, possibilita o conhecimento do seu público e maneiras de se comunicar com ele, buscando mais engajamento. 

Qual o conceito de employer branding? 

Você já sabe o que é branding e tomou conhecimento de algumas estratégias para tornar sua marca mais forte e evidente no atual cenário do mercado. Mas por acaso você já ouviu falar em employer branding? 

Diferente do branding, que tem como objetivo tornar mais forte a identidade da marca externamente, o employer branding ou marca empregadora, na tradução livre, além de refletir no público externo, as ações visam os colaboradores das organizações. 

Em outras palavras, é uma estratégia de marketing para estabelecer uma imagem positiva da empresa como ambiente de trabalho. É exaltar a reputação da companhia como uma marca empregadora e boa para trabalhar. São estratégias que também implicam na melhoria da imagem externa da marca. 

Diante de um panorama, em que a disputa por novos talentos no mundo corporativo é forte, o employer branding se torna ainda mais importante, assumindo um papel de diferencial nessa competição do mercado. 

Quais motivos para adotar estratégias de employer branding?

No atual mundo dos negócios, mais competitivo a cada ano, organizações buscam estratégias e ferramentas que sejam diferenciais e não ficarem para trás da concorrência. O employer branding se encaixa muito bem nesse contexto. Até porque, ter funcionários que estão satisfeitos em trabalhar na empresa e falam bem da marca, é uma ótima contribuição para elevar os resultados da organização. 

Veja a seguir alguns benefícios que as estratégias de employer branding podem proporcionar para a sua marca. 

  • Atração de talentos: Uma empresa mais atraente, tem mais chances de conquistar colaboradores para a equipe. Por conta dessa visibilidade e imagem positiva passada pelos próprios colaboradores, o número de candidatos às vagas aumenta e cresce a possibilidade de você encontrar um grande talento. 
  • Aumento de produtividade: Estratégias para garantir um ambiente bom de trabalho é essencial para gerar mais produtividade de sua equipe. Com todos os incentivos e estrutura adequada para realizar as atividades, os funcionários ficam mais motivados e engajados. 
  • Redução de custos: o alto nível de rotatividade é uma das formas de gerar grandes custos para as empresas. Esses gastos vêm da seleção, contratação e treinamento dos novos funcionários, o que também implica na diminuição de produtividade e eficiência do trabalho. Por isso, estratégias para a seleção de bons candidatos são fundamentais. 
  • Melhoria nas experiências de trabalho: Aplicando estratégias de employer branding, o ambiente de trabalho de sua empresa fica melhor, gerando boas experiências de trabalho à sua equipe e mais satisfação. Assim, os colaboradores ficam mais motivados para desempenhar as tarefas designadas. 

Como os chatbots contribuem para as estratégias de branding?

Citamos em tópicos anteriores que para fortalecer a imagem de sua marca e gerar mais conexão com os clientes, em uma sólida estratégia de branding, é necessário um atendimento eficaz. E ,atualmente, através de meios digitais mais ainda. Portanto, nada melhor do que implementar um chatbot equipado de IA (Inteligência Artificial) para ajudar nas estratégias de branding. 

Um assistente virtual pode oferecer diversas vantagens nos atendimentos. Listamos algumas delas. 

Atendimento ágil

Uma das principais vantagens dos chatbots é realizar atendimentos ágeis, diminuindo consideravelmente o tempo de resposta aos clientes, sem perder a eficiência nas respostas. Ressaltando que os bots conseguem atender muitas pessoas, em diferentes canais de comunicação online, de maneira simultânea. 

Toda essa agilidade diminui a típica fila de espera e aumenta a satisfação dos consumidores. 

Atendimento humanizado

Um atendimento humanizado pelos chatbots, significa valorização dos clientes  e acolhimento em muitas situações, fazendo com que se sintam satisfeitos com o serviço. É uma ótima forma de estabelecer mais conexões, portanto uma excelente maneira de branding.

Serviço de atendimento sempre disponível

A qualquer hora, independente do dia da semana, o cliente terá o suporte desejado. Os chatbots podem prestar atendimento automatizado a qualquer momento. Fator que contribui bastante para a sua estratégia de branding. 

Relacionamento pré e pós-venda

Estabelecer essas relações são importantes para gerar mais conexão com os clientes e facilitar os processos de pré-venda e pós-venda. 

No pré-venda, a automatização bot é utilizada para atrair os clientes a fazerem aquisições. Já no pós-venda, é possível entender a satisfação do consumidor, verificar o status de algum item ou se o cliente precisa de alguma manutenção no produto.

Conheça os chatbots da Inbot

Você percebeu que os chatbots são ferramentas importantes para o processo de branding. No entanto, para que a sua estratégia de fortalecimento da marca seja eficiente a partir doa atendimentos online, os chatbots precisam corresponder. Por isso, você tem que investir em uma plataforma de assistentes virtuais de alta tecnologia e que também seja fácil de utilizar. 

A Inbot é uma empresa referência no segmento desde 2001 e já desenvolveu chatbots para muitas grandes empresas de variados segmentos, sempre com resultados positivos. Nossos bots são equipados com IA, PLN (Processamento de Linguagem Natural) e totalmente personalizados . 

Um dos grandes exemplos de sucesso dos bots da Inbot é o Robô Ed, desenvolvido para a Petrobrás. Além de contribuir para o reforço da marca, durante 13 anos o Ed auxiliou a empresa na conscientização do uso de energia e preservação do meio ambiente, falando com os usuários como um atendente humano. O bot foi criado com inteligência artificial, sendo capaz de conversar simultaneamente com milhares de pessoas sobre muitos assuntos.

 Você planeja implementar um chatbot para auxiliar em sua estratégia de branding? Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e conheça nossas soluções. 

Também acesse o nosso blog e fique bem informado sobre tudo o que acontece com relação a chatbots e marketing digital. 

 

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