Como utilizar a tecnologia de Chatbots na Construção Civil
Chatbot cor de laranja ao lado de uma maquete de construção civil

Assim como em outros segmentos da economia, a utilização de chatbots na construção civil é uma realidade. As empresas do ramo, inseridas em um mercado sempre com características mais conservadoras, se reinventaram, aderiram à transformação digital e hoje em dia os robôs fazem parte do planejamento estratégico.

Os bots inteligentes ajudam essas organizações a proporcionar um atendimento ao cliente mais ágil e eficiente, gerando um nível maior de satisfação. Além disso, contribui para melhorias em processos internos, otimizando as tarefas e aumentando a produtividade da equipe.  

Conforme dados da pesquisa MarketSandMarkets, a estimativa é que o mercado de bots deve crescer cerca de 30% a cada ano, até 2024. Só até a metade de 2020, segundo o mesmo estudo, o número de chatbots de atendimento aumentou em 68%. 

Quer saber mais sobre o uso de chatbots na construção civil? Continue a leitura deste artigo e entenda como utilizar os robôs em empresas desse segmento. 

A utilização de chatbots na construção civil

Os chatbots são softwares programados, altamente intuitivos. Possuem a capacidade de interpretar e compreender a linguagem dos clientes, seja por texto ou áudio, por meio das tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e PLN (Processamento de Linguagem Natural). Dessa forma, eles conseguem manter diálogos coerentes e tirar dúvidas dos consumidores com rapidez e de maneira eficaz. 

E nas empresas de construção civil, os assistentes virtuais colaboram tanto para um atendimento melhor, quanto na otimização de trabalhos internos e relacionamentos externos.

Acompanhe, a seguir, algumas das atribuições dos bots nas empresas da construção civil, em diferentes setores.

Relação com os clientes

Além do atendimento ágil, sem perder a eficiência, os bots podem fazer muito mais em termos de relacionamento com os clientes e fornecedores. 

Uma das atribuições é a atualização automática de cadastro, pois as informações dos contatos podem mudar com o tempo. Sendo assim, é sempre bom atualizar sua base de clientes para não perder esses contatos e, consequentemente, oportunidades de negócios. 

O chatbot faz isso de maneira rápida. Basta integrá-lo ao sistema ERP da empresa e deixar que ele faça esse trabalho automaticamente. 

Outro ponto de destaque aqui é o relacionamento pós-venda. A empresas de construção civil mantém os clientes a par sobre o andamento das obras. Nesse sentido, os bots são facilitadores. 

A partir deles, informando o número de um documento, como o CPF, os clientes podem ficar por dentro de cronogramas, datas de entrega ou fazer a solicitação da segunda via da prestação de algum imóvel. 

Setor financeiro

No setor financeiro de sua empresa de construção civil, o chatbot pode cumprir algumas funções e ajudar das seguintes maneiras: enviar a segunda via de boletos, atualizar informações bancárias, enviar lembretes de vencimentos e fazer a atualização constante das informações do caixa. 

Setor de Departamento Pessoal

Um bot também pode ser utilizado para facilitar processos do setor de RH de sua empresa de construção civil, que possui alguns processos bem singulares. Entre as alternativas de auxílio do chatbot podemos citar essas:

  • Envio automatizado de contracheque para funcionários;
  • Agendamento de exame admissional e demissional;
  • Agendamento de férias;
  • Divulgação de notícias internas aos funcionários;
  • Onboarding;
  • Obtenção de feedbacks

Departamento de marketing

O trabalho de marketing nas empresas de construção civil tem o objetivo de agregar valor aos produtos, fazendo com que se tornem referência no mercado. Nesse sentido, o bot pode contribuir no envio de conteúdos por e-mail marketing, como newsletter, e fazer a coleta de informações de leads. 

Mas além desses recursos que listamos, os chatbots na construção civil podem contribuir muito para um atendimento automatizado e eficiente aos clientes. Vamos ver a seguir alguns benefícios dos bots nesse aspecto.  

Atendimento automatizado com o uso de chatbot, na construção civil

Faz alguns anos que os chatbots dominam o atendimento aos clientes em empresas de diferentes portes e segmentos. Isso porque, como citamos anteriormente, os assistentes virtuais inteligentes realizam um trabalho muito próximo ao ser humano. E ainda são mais ágeis, resolvem muitas questões rapidamente, respondem dúvidas frequentes, executam tarefas burocráticas, repetitivas, e chamam algum atendente humano caso necessário. 

Entre muitas vantagens que os bots podem trazer para a comunicação na construção civil, podemos destacar essas:

  • Muitos atendimentos simultaneamente;
  • Atendimento a qualquer hora do dia
  • Diminui a fila de espera;
  • Proporciona maior satisfação dos clientes;
  • Traz economia de custo;
  • Desafoga a equipe
  • Libera os funcionários para atividades mais complexas;
  • Integrações com canais de comunicação utilizados por sua empresa

 

Em outras palavras, os tópicos acima mostram que os chatbots na construção civil trazem maior engajamento dos clientes e agilidade. Isso acontece muito por conta da estratégia multicanal, que possibilita que o chatbot esteja em todas as plataformas digitais de comunicação que seu público, atendendo as demandas ao mesmo tempo. 

Chatbots Inbot: Muito além de assistentes virtuais

Antes de integrar um chatbot nos processos de sua organização, é essencial analisar o mercado e investir em uma empresa de referência e credibilidade. A Inbot desenvolve chatbots  para grandes empresas, desde 2001, sempre obtendo resultados positivos. 

Nós utilizamos uma plataforma de alta tecnologia, metodologia e processos para desenvolver seu chatbot de acordo com a necessidade. Nossos bots são equipados com IA, PLN e totalmente personalizados de acordo com sua marca. Tanto que os números robustos de nossos assistentes virtuais não são à toa. Podemos destacar:  NPS de 92%, 70% de retenção de clientes e mais de 60% no TMA. 

Para exemplificar tudo isso, um dos nossos cases de sucesso é a Bia, da Raízen. criada para atender usuários no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Raízen. Possuí IA, PLN (Processamento de Linguagem Natural) e foi premiada como a melhor assistente virtual do ano de 2020. 

A Bia tem a capacidade de falar sobre 17 mil assuntos de diferentes áreas, como TI e RH. Além disso, consegue desempenhar aproximadamente 70 serviços, que envolvem instalação de impressora, liberação de wi-fi para visitantes e consulta a links em mais de 200 sites. 

Planeja investir em um chatbot para sua empresa de construção civil? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções para você. também acesse o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo dos bots e marketing digital. 

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