Como atender bem um cliente online: 9 dicas imperdíveis
Ilustração sobre uma mulher observando um celular.

O atendimento é uma das etapas mais importantes de um processo de compra e também importantíssimo no pós-venda. Saber como atender bem um cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

O mau atendimento é um dos principais problemas de vendas e de manutenção de clientes. É muito difícil que um consumidor volte a adquirir algo em uma empresa se o atendimento for ruim.

Por outro lado, um ótimo atendimento ajuda a vender mais e também a reter os clientes, que continuarão consumindo os produtos ou serviços.

No mundo online, o bom atendimento é essencial, pois o consumidor está a um ou dois cliques de mudar de página e procurar a concorrência.

Veja as 9 dicas de como atender bem um cliente online

Agora vem com a InBot que vamos ver algumas dicas sobre como atender bem um cliente online.

Agilidade nas respostas

O mundo digital transformou as pessoas. Temos agora o hábito de ter tudo muito fácil e rápido na palma da mão. O atendimento online precisa se adaptar a isso.

Seja no setor de vendas ou suporte, seja ágil no atendimento. Responda às demandas dos clientes com rapidez. Não apenas no início, mas também durante o atendimento. Demore na interação e verá o cliente cancelando a conversa.

Demonstre interesse pelo cliente e se coloque no lugar dele

Já estabelecemos que sua equipe de atendimento precisa ser ágil. Isso é o básico. Mas além disso, é preciso demonstrar interesse pelo cliente, entender as suas dores para que seja possível solucioná-las.

A sua equipe precisa ser treinada para se atentar a esses detalhes, pois demonstrar interesse pelo cliente, humaniza a relação iniciada pelo mundo digital.

Mais do que isso, é preciso colocar-se no lugar do cliente, compreender as suas dores, necessidades, como o produto ou serviço irá ajudar ele. 

Realize um atendimento humanizado

Mulher observando um celular com feições sorridentes.

Além de demonstrar interesse pelo cliente, a equipe precisa responder e conversar com simpatia e empatia. Muitas vezes, o cliente chega ao atendimento estressado e é preciso acalmá-lo. Treine sua equipe para reagir de forma positiva e humanizada. 

Outra solução é implementar chatbots da InBot, eles possuem Processamento de Linguagem Natural (PLN) trazendo fluidez e humanização à conversa. 

Assim você pode resolver questões simples do cliente de forma rápida e prática. Deixando sua equipe de prontidão apenas para resolver demandas mais complexas. Isso traz rapidez e eficiência ao seu atendimento, além de redução de custos operacionais.

Seja honesto, transparente e esteja disposto a ajudar

Ainda que o mundo digital já esteja bem estabelecido, muitas pessoas ainda não têm conhecimento pleno de como utilizar essas tecnologias, por isso é extremamente importante que sua equipe tenha paciência e esteja disposta a ajudar os clientes, principalmente aqueles que não tem domínio das tecnologias.

Outra questão: ninguém gosta de mentira ou enrolação, não é mesmo? O cliente também não! A sua equipe precisa ser sempre transparente e honesta quanto às demandas e dores do consumidor. 

O problema pode ser resolvido? Em quanto tempo? A venda pode ser finalizada? Quais são os valores totais? As informações sobre os produtos e serviços também precisam ser fiéis. 

Um cliente que se sente enganado, nunca mais volta e ainda oferece feedbacks negativos para amigos e avaliações na internet.

Monitore as redes sociais e interaja com as pessoas

As redes sociais são importantes ferramentas de comunicação e interação entre as pessoas atualmente. Facebook, Instagram, LinkedIn… 

Com as empresas não pode ser diferente. É importante estar presente no maior número de canais possíveis e realizar um monitoramento contínuo. Muitas pessoas perguntam sobre produtos e serviços pelas redes sociais, outras buscam suporte e há ainda aqueles que utilizam os canais para reclamar.

Portanto, ter uma presença forte e ativa dentro das redes sociais é fundamental nos dias de hoje.

Seja Omnichannel

Muito na esteira do tópico anterior, ser omnichannel significa estar presente em todos os canais. Isso inclui as redes sociais, mas também os aplicativos de comunicação (WhatsApp, Telegram…).

As pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizam inúmeros canais de comunicação. Elas possuem suas preferências também. Uns preferem falar por telefone, outros pelo Messenger, outros por WhatsApp, SMS… 

Além de ser omnichannel, a sua empresa precisa ter integração entre esses canais. Um dia o cliente entra pelo WhatsApp para resolver uma demanda e no outro dia, no mesmo assunto, escolhe entrar pelo chat da empresa. 

E essa integração possibilitará que o conteúdo das duas conversas seja sincronizado e a equipe tenha todas as informações do cliente.

Enfim, seu negócio e sua equipe precisam estar conectados a todas essas ferramentas de comunicação, pois nunca se sabe por onde o cliente vai chegar.

Utilize ferramentas de gestão

Mulher sorridente.

Existem diversas ferramentas de gestão que propiciam essa integração entre os canais e disponibilizam todos os dados em um único local. É o caso do CRM, por exemplo.

Outra ótima solução é investir em chatbots. Aqui na InBot por exemplo, nossos chatbots podem ser programados para armazenar e unificar todos os dados. Não importa se o cliente interage com o robô no Facebook ou no Telegram, toda a conversa fica armazenada e disponível para futuro atendimento.

Automatize os processos de atendimento

Com o chatbot, é possível automatizar o atendimento e solucionar diversas demandas dos clientes sem precisar passar por um atendente humano. Como a maioria dos atendimentos para suporte são relacionados a questões simples como envio de 2ª via da fatura, então os chatbots podem resolver a maioria das questões.

Isso possibilita que você foque o atendimento humano em questões mais complexas e de difícil resolução, especializando a sua equipe nesta tarefa, enquanto o chatbot trabalha o grosso das questões simples.

Realize atendimentos com chatbots

Enquanto falamos sobre como atender bem um cliente você percebeu que muitas das dicas envolvem a utilização de chatbots, portanto muito da eficiência do seu atendimento online passa pela implementação de um assistente virtual.

O chatbot trará mais agilidade, pois ele responde automaticamente ao cliente. Ele é transparente e honesto nas respostas. Serve como armazenamento e integração de dados. Ele reduz custos com a sua equipe e ajuda na especialização dos atendentes.

Com certeza o chatbot é a solução ideal para a sua empresa.

Como a InBot pode ajudar a sua empresa?

O crescente avanço da tecnologia é um desafio para as empresas. À medida que o digital cresce em importância na vida das pessoas, as organizações precisam se adaptar a isso.

Aqui na InBot desenvolvemos chatbots preparados com Processamento de Linguagem Natural (PLN), conferindo um atendimento mais humanizado e conversas mais fluidas e naturais com o cliente.

Junto com a sua equipe podemos criar um chatbot que personifique a sua empresa. Um robô que realiza os primeiros atendimentos aos clientes com agilidade e perfeição.

Nossas soluções em chatbots com IA proporcionam experiências humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. 

Nosso time de inteligência estuda os dados captados durante as conversas do seu bot com os usuários e, a partir disso, cria relatórios focados em resultados, além de transformar todas as informações em insights poderosos para a sua empresa.

O planejamento das jornadas, personalidade e tudo o que cerca o desenvolvimento do seu assistente virtual acontece após mapearmos seus objetivos e necessidades, e assim definir os KPIs e ROI.

Mesmo após finalizado, seu chatbot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

Entre em contato conosco e marque uma reunião!

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