Uso de Chatbots para UpSell e Cross Sell: conheça os benefícios
upsell e crossell

Já ouviu falar em UpSell e Cross Sell? Que tal entender melhor? Vamos conversar.

Como sabemos, o campo do comércio digital está cada vez mais competitivo. Isso faz com que as organizações busquem diversas estratégias para encarar esse cenário.

A partir disso, há alguns anos muitas empresas encontraram nos chatbots uma excelente forma de aperfeiçoarem seus processos de vendas, fazendo com que o seu atendimento eletrônico seja cada vez mais ágil. 

Essa realidade fez com que organizações começassem a utilizar os bots para UpSell e Cross Sell ou a chamada venda cruzada, alcançando mais oportunidades de negócios. 

A tecnologia dos bots foi disponibilizada, recentemente, para empresas de todos os portes e setores do comércio.

Entretanto, utilizar os robôs para vendas requer planejamento estratégico. Continue a leitura e saiba como fazer com que os chatbots contribuam de maneira eficiente para seu negócio, efetivando  as vendas complementares e cruzadas. 

Os benefícios de usar chatbots para vendas

Mulher segura celular e pensa em como usar chatbots em upsell  

Os chatbots, principalmente aqueles dotados de Inteligência Artificial (IA), como os desenvolvidos pela InBot, compreendem melhor as dúvidas dos clientes, orientam com as informações necessárias, conseguindo resolver muitas situações como qualquer atendente humano.

Isso faz com que os atendimentos tenham mais dinamismo e, ao mesmo tempo, desafogam boa parte do trabalho. 

Outro ponto importante é a disponibilidade. Os bots estão disponíveis  para atendimento ,todos os dias da semana, em qualquer horário desejado. 

Além disso, eles guardam as informações relevantes dos clientes, o que é benéfico para os negócios, apresentando apenas o que é de interesse para os consumidores em vendas futuras.

É uma espécie de filtro, que pode economizar tempo e garantir mais oportunidade de vendas. 

Outro fator positivo é que os clientes não se sentem pressionados com o atendimento dos assistentes virtuais como, muitas vezes, acabam se sentindo com atendentes humanos. 

Isso porque os consumidores perguntam apenas o que querem e recebem orientações necessárias.

Seria como um consultor que acompanha o cliente em todas as etapas da venda. Outro motivo que torna o atendimento mais rápido. 

Entenda o Upsell e o Cross Sell

Um mão aparece segurando um cartão de crédito e outra mão mexe no computador

O primeiro ponto aqui, é esclarecer o conceito básico dessas duas técnicas de vendas que, muitas vezes, confundem pela semelhança. Afinal de contas, qual a diferença entre UpSell e Cross Sell? 

UpSell  é quando você apresenta ao seu cliente produtos de uma categoria premium, por um valor um pouco mais alto do que aquele produto que ele está pensando em levar.

Você encoraja o consumidor a investir mais, em troca de melhor qualidade e serviço. 

Vamos a um exemplo de UpSell: Supondo que um cliente vai comprar um celular e você oferece um aparelho mais avançado, com uma câmera melhor, que ele vai poder adquirir por um acréscimo.

Mesmo que o consumidor esteja procurando algo mais simples naquele momento, você desperta o desejo e, muitas vezes , consegue efetuar a compra do produto oferecido. 

Já o Cross Sell, como o próprio nome sugere, é uma espécie de venda cruzada. É a ação de oferecer aos clientes produtos complementares àqueles que foram adquiridos ou que há  o interesse de compra. 

Podemos ver situações típicas de Cross Selling em lojas de artigos esportivos.

O cliente vai comprar um tênis de corrida e o vendedor oferece meias ou um calção para o treino. São produtos que complementam a venda, fazendo com que o cliente tome a decisão da compra de maneira natural. 

 Chatbots em Upsell e Cross Sell

Agora que você sabe o que significa UpSell e Cross Sell, vamos te mostrar como os chatbots podem ser eficientes para a sua empresa nesses tipos de serviços também.

O fato é que os assistentes virtuais possuem a capacidade de realizar essas vendas durante o mesmo atendimento, em uma estratégia permanente e dinâmica. 

Funciona dessa forma: Quando algum cliente inicia um diálogo com o seu chatbot sobre um determinado produto, o robô pode passar as informações necessárias, oferecer outros produtos que sejam complementares, semelhantes, e concretizar as vendas. 

Outro ponto a ser destacado é que a partir dos dados coletados de clientes pelos bots, o atendimento pode ser mais personalizado, garantindo uma melhor experiência de compra.

Dessa forma, as oportunidades de UpSelling e Cross Selling aumentam, pois os chatbots irão oferecer somente produtos de acordo com o perfil do usuário. 

Outro ponto positivo nesse trabalho, além dos demais benefícios que citamos  anteriormente, é o consumidor não se sentir pressionado no momento da tomada de decisão.

Isso acontece até com certa frequência quando o atendimento é realizado por algum atendente humano. Se o cliente está com dúvidas, o bot, automaticamente, mostra a ele opções mais adequadas. 

Por conta de todos esses benefícios citados, incluir UpSell e Cross Sell nas configurações do seu chatbot é essencial para gerar mais vendas, por consequência, aumentar o ciclo de consumidores e estreitar ainda mais a relação entre empresa e cliente. 

Gostou do nosso conteúdo e entendeu como os chatbots com Inteligência Artificial podem proporcionar mais oportunidades de UpSell e Cross Sell?

A InBot é especialista no desenvolvimento de assistentes virtuais inteligentes, que tornam o atendimento de sua empresa mais moderno. Entre em contato conosco e saiba mais. 

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