Notificações utilizando Chatbots no Whatsapp
Homem segurando um celular, de onde saiu uma aba com imagem de um chatbot.

O uso de chatbots no WhatsApp é ferramenta básica para qualquer empresa que deseja construir um relacionamento com seus clientes. Não apenas na conversão deles, mas também na retenção pós-venda. A utilização de notificação de WhatsApp veio para ajudar também.

 

O aplicativo abriu um leque de opções que auxiliaram as empresas a fidelizar o usuário. O NPS é um exemplo disso. É muito mais fácil fazer uma pesquisa de satisfação diretamente pelo WhatsApp. É prático e rápido, tanto para o cliente responder quanto para a empresa.

 

Uma novidade lançada há algum tempo promete estabelecer de vez o WhatsApp como instrumento de atração e manutenção dos clientes. O aplicativo agora permite que empresas enviem notificações para os usuários.

 

A permissão para notificar clientes vai expandir o universo de interação com os usuários. O chatbot da InBot é perfeito para essa situação. 

 

Ele tem processamento de linguagem natural. Conversa com o usuário de forma humanizada, compreendendo o que ele realmente quer e respondendo à pessoa de maneira direta e clara. É uma grande evolução em comparação com as URAs.

 

Quer saber mais sobre como a notificação de WhatsApp pode ajudar seu negócio? Segue o fluxo!

 

NPS, o que é? 

 

Antes de entender melhor como as notificações do WhatsApp podem ajudar o seu negócio, é preciso primeiro falarmos sobre NPS. A sigla em inglês significa Net Promoter Score. É um cálculo utilizado para aferir o nível de satisfação dos clientes. 

 

Ele parte daquela pesquisa ao final dos atendimentos onde o usuário precisa avaliar o serviço ou produto prestado de 0 a 10.

 

Como funciona o cálculo do NPS?

 

Antes do cálculo, é necessário separar os clientes em três grupos. 

  • Promotores (Notas 9 e 10) – São as pessoas que avaliam o serviço com as notas mais altas. Estes são usuários leais. Eles se mantêm ligados a sua empresa e recomendam seus produtos a pessoas próximas.
  • Neutros (Notas 7 e 8) – São os consumidores que avaliam o atendimento com notas médias. Não estão engajados com a empresa. Estão passivamente satisfeitos e não são leais. Raramente a recomendam.
  • Detratores (Notas 0 a 6) –  São os usuários que avaliam mal o serviço. Dão as piores notas. Estão insatisfeitos e reclamam sobre o produto com amigos e familiares.

Primeiro você calcula a porcentagem de cada grupo. Depois desconsidere os consumidores neutros (7 e 8). Agora pegue a porcentagem de clientes promotores e subtraia com a porcentagem de usuários detratores.

NPS = % de promotores – % de detratores

Exemplo: 

Sua empresa teve 100 respostas: 

  • 80 promotores
  • 10 neutros, 
  • 10 detratores. 

Elimine os neutros. Você tem 80% de promotores e 10% de detratores. 

O cálculo: NPS = 80% – 10% = 70%.

Você crê que 70% é um número alto? Aqui na InBot nossos clientes atingem uma NPS de 92%. 

 

Nosso chatbot alcança esse número porque é humanizado. Ele conversa com os clientes e entende as necessidades dele. Aumentando consideravelmente o grau de satisfação do consumidor com o produto ou serviço.

 

Agora que explicamos o que é NPS, vamos seguir. Acompanhe!

 

Qual a diferença entre notificação e mensagem no Whatsapp?

 

Homem sentado em frente a um notebook, segurando um celular com as mãos.

 

Segundo as diretrizes do WhatsApp, a diferença entre mensagem e notificação é o tempo em relação ao último input do cliente. A mensagem é a interação dentro de um espaço de 24 horas. Com a notificação, esse período pode ultrapassar esse limite.

 

Por exemplo:

  • O usuário enviou o último input às 13h40 de segunda-feira. É considerada uma mensagem a interação de resposta que chegue ao cliente até às 13h40 de terça-feira. Passando desta hora, ela é considerada uma notificação.

 

Antigamente, só eram permitidas mensagens. A partir de agora, as empresas estão liberadas para enviar notificações pelo WhatsApp.

 

É importante observar que para o envio de notificações para o WhatsApp,  a empresa precisa obrigatoriamente ter a permissão do cliente para entrar em contato com ele.

 

Além disso, todos os conteúdos das notificações para WhatsApp são aprovados pela plataforma em templates e devem estar alinhados com as políticas do aplicativo.

 

Como as notificações do Whatsapp podem ajudar você a fidelizar clientes?

 

O WhatsApp é a maior plataforma de envio de mensagens do mundo. Mais de 1,5 bilhão de pessoas acessam ele mensalmente. A permissão para enviar notificações é uma oportunidade incrível para a retenção dos seus clientes. 

 

A notificação possibilita que você mantenha uma relação com o cliente, mesmo após as vendas e o período de 24 horas. Você ganha fácil acesso ao usuário e pode agir de maneira proativa enviando conteúdos, produtos, promoções… mantendo a conexão com ele.

 

Abaixo, listamos alguns exemplos do que você pode enviar como notificação e o que não pode, seguindo as diretrizes do Whatsapp:

 

Permitido

  • Realizar pesquisas de satisfação
  • Encaminhar conteúdos informativos
  • Avisar sobre andamentos de pedidos
  • Passar orientações
  • Confirmar pedidos

Não permitido

  • Enviar conteúdo político
  • Encaminhar Fake News
  • Enviar mensagens frias

 

O serviço de notificações pelo WhatsApp, como você pode ver, oferece uma gama de oportunidades e possibilita diversas estratégias de retenção e comunicação com o cliente. Entre os mais diversos setores que podem se beneficiar com essa novidade, estão o E-commerce, varejo, serviços financeiros e companhias aéreas.

 

Conseguir engajar o cliente, mantendo contato constante com ele utilizando o chatbot humanizado da InBot, é garantia de um aumento considerável no NPS da sua empresa. 

 

Seja qual for o seu ramo de negócio, a InBot pode ajudá-lo com a estratégia de utilização das notificações de WhatsApp.

 

Por que a Inbot é a melhor solução para o seu negócio?

 

O nosso chatbot não é um chatbot qualquer. Ele consegue conversar com as pessoas sem a frieza de uma Unidade de Resposta Audível (URA). Ele compreende perguntas complexas feitas pelo usuário. Percebe erros de digitação e entende normalmente. 

 

É uma mudança significativa na forma de relacionar a sua empresa com o seu cliente.

 

Resultados dos nossos clientes

  • 100 Milhões de reais de ROI 
  • Mais de 70% de retenção e 35% de conversão 
  • Mais de 60% de redução do TMA 
  • NPS de 92%

 

Números expressivos que indicam a excelência da InBot, oferecendo um chatbot incrível para o seu negócio. Entre em contato conosco e agende uma reunião!

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: