Migração das Empresas: Facebook para o Whatsapp
Ilustração contendo duas mãos segurando celulares respectivamente

Durante anos, as empresas tiveram de migrar do offline para o digital. Criaram sites e depois tiveram que entrar nas redes sociais. Agora chegamos em um momento em que o mundo dos negócios se depara com um novo fenômeno: a migração de redes sociais.

Segundo dados da pesquisa TIC Empresas, de setembro, divulgadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), há um expressivo aumento do número de empresas que criam contas e as mantêm ativas na internet e nas redes sociais. Hoje 87% das empresas possuem conta em alguma rede social. Em 2019, eram 78%. 

Além disso, está em curso no mundo uma mudança de presença das empresas nas redes sociais. Antes o Facebook liderava como canal mais utilizado, mas agora foi superado pelo WhatsApp. Segundo a pesquisa, o aplicativo de mensagens subiu de 54% de presença das empresas em 2019 para 72% agora em 2022.

Portanto, há uma forte tendência de que as empresas migrem de redes sociais como o Facebook ou Instagram para o Whatsapp, fazendo com que os setores de marketing, vendas e o atendimento ao cliente foquem suas ações no aplicativo de mensagens.

Pensando nesses dados e projetando essa tendência, a InBot preparou este artigo com dicas para você ficar atento quando migrar as redes sociais da sua empresa.

3 dicas de como se preparar para a migração de redes sociais

Mulher segurando uma placa gigante do WhatsAppp

Apesar dos dois serem denominados de redes sociais, o Facebook e o WhatsApp são muito diferentes, portanto as abordagens em marketing, vendas e atendimento ao cliente precisam ser diferentes também.

Vamos ver agora 3 dicas para migrar de maneira correta para o WhatsApp e acertar as estratégias.

Abordagem pessoal

Em uma estratégia de marketing ou de vendas, o Facebook é uma ferramenta com abordagem mais generalista. Os anúncios e os posts normais de uma empresa geralmente são divulgados para todos os seguidores ou pessoas que se encaixam nos algoritmos das redes sociais.

No Facebook, as estratégias precisam ser arquitetadas visando o feed de notícias. Portanto, uma abordagem mais generalizada no aplicativo de mensagens não funcionaria com tanto êxito

No WhatsApp, essa abordagem precisa ser mais pessoal, é preciso conhecer exatamente quem é a pessoa por trás daquele número. Mandar uma mensagem citando o nome da pessoa e sabendo exatamente o que ela busca, de acordo com compras passadas ou visitas anteriores aos sites, pode fazer toda a diferença.

E apesar de mais pessoalizada, essa estratégia para Whatsapp pode ser realizada por chatbots automaticamente. A InBot pode ajudar você com essa missão! 

Sendo assim, é preciso estar atento à diferença na abordagem na hora da migração do Facebook para o WhatsApp.

O status do WhatsApp

Apesar do status do Facebook ser importante na sua estratégia também, o status do WhatsApp exerce um papel mais fundamental. Geralmente quando há um atendimento ao cliente, isso possibilita que sua empresa crie canais oficiais pelo WhatsApp, utilizando essa ferramenta como se fosse o feed de notícias para expor propaganda de produtos, por exemplo. 

O status do WhatsApp é um ótimo canal de abordagem, pois ele é extremamente popular entre as pessoas. Nesse caso, ele poderia ser utilizado também para uma abordagem mais geral quando possível.

WhatsApp Business

Com o WhatsApp Business, você consegue alcançar mais eficiência e assertividade com os seus clientes, Nesta plataforma é possível colocar chatbots e realizar diversas automatizações aprovadas pelo WhatsApp.

Além disso, as pessoas saberão que estão falando com uma conta profissional. Assim você pode proporcionar a eles informações úteis sobre a sua marca e o seu negócio dentro do seu próprio perfil: site, e-mail, descrição, localização, entre outros.

Outro ótimo diferencial é a opção de definir mensagens automáticas. Nesse quesito, são inúmeras as suas possibilidades.

Uma boa opção também é estabelecer uma mensagem para quando estiver ausente. Ela será enviada quando você não puder responder. Dessa maneira, os clientes saberão quando poderão receber a resposta. Mais uma sugestão é criar uma mensagem de apresentação. Ela será a primeira impressão que a pessoa terá de sua empresa.

Como a Inbot pode ajudar você?

A InBot tem experiência na criação de robôs virtuais desde 2001. Nossos especialistas são treinados para enxergar as melhores oportunidades para tornar a Inteligência Artificial do seu chatbot ainda melhor, aumentando a precisão nas respostas e facilitando tomadas de decisões.

Com Processamento de Linguagem Natural e sem a frieza das URAs, a Inteligência Artificial dos chatbots InBot é ágil e precisa, capaz de estimular diálogos espontâneos em vendas, suporte e pesquisas. Podemos programar seu chatbot para realizar mensagens automáticas pelo WhatsApp

Entre em contato conosco e vamos traçar juntos a estratégia certa para as necessidades da sua empresa.

 

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