Mensagem automática no WhatsApp Business: como adicionar e 13 exemplos
Ilustração de uma mulher conversando com um robô gigante e flutuante.

Embora pareça muito robotizada, a mensagem automática no WhatsApp Business é um dos bons recursos disponíveis no aplicativo. 

Responder de forma automatizada contribui para dar mais agilidade no atendimento e garante uma melhor experiência aos consumidores.

Esse recurso, utilizado através de um planejamento estratégico, possui grandes chances de proporcionar um número maior de vendas a partir de ações personalizadas. 

Conforme pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 76% dos brasileiros ativos no WhatsApp, entram em contato com alguma marca por meio do app. 

Portanto, não é à toa, que inúmeras empresas atendem por WhatsApp e enviam mensagens prontas, com o objetivo de otimizar a jornada do cliente. 

E outro ponto a ser ressaltado, é que a função é gratuita e também está disponível para o modelo MEI (Microempreendedor Individual). 

Neste conteúdo, a Inbot vai mostrar para você os tipos de mensagens automatizadas no WhatsApp, como inseri-las em sua comunicação com os clientes e como implantar um chatbot no aplicativo para que seu atendimento seja ainda mais eficiente. 

Deseja saber mais sobre esse assunto? Acompanhe a leitura!

Mensagem automática no WhatsApp Business: o que é esse recurso e para que serve?

Com as mensagens automáticas no WhatsApp Business, é possível automatizar os avisos e respostas quando algum cliente entra em contato com a sua marca. Essas mensagens podem ser enviadas em diferentes ocasiões e horários. 

Alguns exemplos são: durante o funcionamento da empresa, de boas-vindas ao cliente em um primeiro contato ou até mesmo indicando ausência de atendimento no momento. 

Sendo assim, você cria as mensagens, escolhe os horários de envio pelo aplicativo e os destinatários. Trata-se de uma maneira mais instantânea de atendimento ao cliente em um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo. 

Ou seja, é uma ferramenta comercial importante para facilitar a comunicação, dar mais agilidade e não deixar os clientes esperando muito tempo por respostas. 

Como inserir a função de mensagem automática no WhatsApp?

Para inserir o recurso de mensagens automáticas, o primeiro passo é ter a versão WhatsApp Business.Ela está disponível no Google Play ou App Store para fazer o download gratuitamente.

Lembrando que o ícone do WhatsApp Business é parecido com a versão convencional, porém com a letra “B” em destaque. 

Já com o aplicativo instalado em seu smartphone, agora é preciso seguir esses passos para a configurar mensagens automáticas no WhatsApp.

  • Acesse a parte de configurações;
  • Clique no botão “Ferramentas Comerciais”;
  • Entre na opção “Conversas” e indique qual o tipo de mensagem que será automatizada.

 

Como criar mensagem automática no WhatsApp?

pessoa negra segurando e teclando um smartphone.

Agora que você já baixou o WhatsApp Business e configurou para ter o recurso de mensagem automática, é hora de elaborar essas mensagens de maneira correta. Acompanhe a seguir nossas dicas de como fazer isso. 

Mensagem de boas-vindas

Para a mensagem de boas-vindas ou saudação, é interessante estabelecer um padrão. Isso porque, é a primeira mensagem ao cliente ou após 15 dias sem interação. Pode ser algo muito simples, como: 

  • Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! Meu nome é Maria. Como eu posso ajudá-lo?
  • Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Estamos muito contentes com seu chamado. Para iniciarmos o atendimento, você poderia nos dizer seu nome, por gentileza?
  • Bem-vindo a [nome da empresa]! Como podemos ajudá-lo?
  • Olá, tudo bem? Meu nome é Maria e estou aqui para ajudar você! Para iniciar o atendimento, me conte o motivo do seu contato, por favor!
  • Receba nossas boas-vindas a [nome da empresa]! Como podemos ajudá-lo hoje?
  • Oi, aqui é a Maria. Seja bem-vindo(a) a [nome da empresa]. Estou à disposição para responder todos os seus questionamentos. Conte para mim, o que você precisa?

 

Portanto, fique atento nesses pontos na hora de criar essas mensagens.

  • Sem muitas perguntas no primeiro contato
  • Apresente-se ao cliente e dê algumas opções
  • Deixe claro a importância do cliente para a marca

 

Para configurar esse tipo de mensagem, basta seguir o mesmo caminho que explicamos no tópico anterior, até “Ferramentas Comerciais”. 

Depois disso, clique em “Mensagem de Saudação”, ative o botão “enviar mensagem de saudação”, crie um texto, configure os destinatários e salve. Pronto! 

Mensagens de ausência

O atendimento por WhatsApp tem como característica estar sempre disponível, sem deixar ninguém esperando. As mensagens de ausência cumprem o papel de garantir a disponibilidade. 

Você pode elaborar esses tipos de frases para não deixar os clientes esperando: 

  • “Olá! Estamos felizes pelo seu contato. No momento não estamos disponíveis, mas deixe seu recado que iremos responder assim que possível”;
  • “Olá! Agradecemos por entrar em contato com a gente. No momento estamos indisponíveis, mas confira nosso horário de atendimento (informação sobre o horário). Deixe seu recado, que iremos retornar o mais rápido possível”

 

Para configurar as mensagens automáticas de ausência, basta também acessar “Ferramentas Comerciais” e selecionar “Mensagem de ausência” na sessão de “Conversa”. 

Depois, basta ativar a opção “Ativar mensagem de ausência” e configurá-la. Edite o texto e salve. Nesse caso, além de escolher os destinatários, você pode programar a hora que as mensagens serão enviadas, de acordo com o horário de atendimento de sua marca. 

Mensagens rápidas

As mensagens rápidas são aquelas respostas utilizadas de forma mais frequente. Para configurá-las, vá até o mesmo campo de “Ferramentas Comerciais”. 

No entanto, você precisa selecionar a opção “Respostas rápidas” e escrever os textos que irá usar frequentemente e salvá-los. É um ótimo jeito de tornar a comunicação mais rápida através do Whatsapp Business. 

Vale ressaltar que as respostas rápidas podem ser utilizadas em muitos contextos. Pode ser em formato de agradecimento em algum pós-venda, de despedida, aviso de vencimento, de desculpas ou resolução de algum problema. Veja alguns exemplos.

  • “Obrigado pelo seu contato e informamos que nosso sistema está apresentando lentidão. Vamos resolver seu problema em até 4 horas”.
  • “Agradecemos a sua compra! Iremos atualizar o status de seu pedido por aqui. Tendo qualquer dúvida, é só chamar!”;
  • “Até a próxima (nome do cliente)! Se precisar de algo, estaremos à disposição!”.

Mensagens de suporte ao cliente

O WhatsApp é extremamente útil para atendimento ao cliente, principalmente para o suporte..

  • “Olá, tudo bem? Obrigado por informar que você precisa de suporte. Para resolvermos o seu problema, peço que acesse este [link ou direcionamento] para abrir um chamado técnico. Mas, se quiser continuar aqui comigo, é só responder essa mensagem.
  • “Olá, tudo bem? Para resolver a sua situação, precisamos saber o que aconteceu! Indique o problema digitando o número correspondente e logo te enviaremos para o setor responsável.

 

Chatbot para WhatsApp

Mulher observando a tela de um smartphone.

Uma forma de tornar a sua comunicação pelo WhatsApp Business ainda mais ágil e eficiente, é integrar um chatbot. Essa integração ocorre por meio do API do WhatsApp. 

É por meio dela que a versão Business consegue incorporar a outros programas, como os bots e outros tipos de softwares. 

Com os chatbots, você pode elevar a qualidade de seu atendimento, automatizando diversos tipos de mensagens. Isso gera mais fidelização e satisfação dos clientes. Além disso, bots inteligentes podem proporcionar mais economia e auxílio na geração de leads.

Para ter uma conta na API do WhatsApp, você precisa encontrar algum Solution Provider. São provedores de negócios globais para comunicação com os clientes. 

Em outras palavras, são essas companhias que vão desenvolver a ferramenta de forma legal para o seu negócio. 

Como a InBot pode ajudar você e sua empresa

O crescimento do WhatsApp no Brasil transformou esta ferramenta em um dos principais canais de comunicação entre os clientes e as empresas. Além disso, as mensagens automáticas no WhatsApp Business trazem bons resultados, tornando a comunicação mais rápida. 

Com o auxílio de um chatbot, o atendimento fica melhor ainda. No entanto, para que o bot tenha o desempenho desejado, é necessário que seja desenvolvido por uma plataforma de alta tecnologia e de fácil utilização, assim como a da InBot.

Desenvolvemos chatbots preparados para disparar mensagem automática de WhatsApp Business para o seu negócio. Junto com a sua equipe podemos criar um bot que personifique a sua empresa. Um robô que realiza os primeiros atendimentos aos clientes com agilidade e perfeição.

Um bom exemplo que retrata a qualidade de nosso chatbots é a Bia, da Raízen, premiada como a melhor assistente virtual de suporte de 2020.

Nossas soluções em chatbots com IA proporcionam experiências humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. 

Nosso time de inteligência estuda os dados captados durante as conversas do seu bot com os usuários e, a partir disso, cria relatórios focados em resultados, além de transformar todas as informações em insights poderosos para a sua empresa.

O planejamento das jornadas, personalidade e tudo o que cerca o desenvolvimento do seu assistente virtual acontece após mapearmos seus objetivos e necessidades, e assim definir os KPIs e ROI.

Mesmo após finalizado, seu chatbot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

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