48 frases prontas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp
Mulher sentada em cima de um balão de conversa laranja, com um celular em mãos

Frases prontas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp se tornaram sinônimo de dinamismo. Até porque, atualmente, o aplicativo é muito utilizado para estratégia de vendas e comunicação com os consumidores. 

Segundo pesquisa realizada pela Accenture, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, estando nos celulares de aproximadamente 99% das pessoas. E dentro desse montante, a ferramenta é utilizada para compras por cerca de 83% dos usuários ativos do país. 

Sendo assim, a experiência do cliente é um fator cada vez mais importante dentro da jornada de compra, também pelo whatsApp. E essa é uma tarefa complexa e, portanto, bastante desafiadora. 

Diante desse cenário, em que a personalização do atendimento é um dos pontos importantes para a melhor experiência do consumidor, como usar frases prontas para atendimentos ao cliente pelo WhatsApp? 

Para responder essa questão e muito mais, preparamos esse artigo especial sobre o assunto. Através dele, vamos explicar para você as vantagens de utilizar essa estratégia de utilizar frases prontas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp em alguns casos e ainda disponibilizar uma lista de frases prontas para utilizar nos atendimentos. Fique conosco e boa leitura! 

As frases sobre atendimento ao cliente pelo WhatsApp

Quando falamos em frases prontas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp, muitas pessoas pensam que trata-se de uma ação limitada. Ou seja, só é possível criar essas frases para poucas situações. 

No entanto, essa percepção é enganosa. Você pode direcionar essa estratégia para muitas situações, como: boas-vindas, resolução de problemas, instruções, espera, ausência, agradecimento, clientes irritados, despedida, vendas, cobrança, feedback, atração, gerador de link e por aí vai. 

Vantagens de prestar atendimento pelo WhatsApp

Mulher vestindo blosão laranja, olhando um smartphone com um semblante sorridente

Hoje em dia, o Whatsapp é o aplicativo com mais usuários no mundo, contabilizando cerca de 2 bilhões no mundo inteiro. Além disso, Como citamos anteriormente, a plataforma é a mais utilizada pelos brasileiros.

Portanto, com todo esse alcance, o app é uma das mais relevantes ferramentas no atendimento ao clientes, com a proposta de comodidade e agilidade, tanto na compra quanto no momento de tirar dúvidas. 

Por isso, cada vez mais empresas estão inserindo o aplicativo no planejamento estratégico. Afinal de contas, ele também proporciona muitos benefícios às organizações. Veja os principais. 

Acessibilidade

O aplicativo, além de ser muito fácil de usar, é acessível. Basta ter um celular e começar a utilizá-lo. Além disso, você não precisa instalar outros aplicativos para falar com as marcas. Isso porque as empresas estão automaticamente onde os clientes se encontram.

Agilidade 

Como você pôde ver no tópico anterior, o WhatsApp é um aplicativo fácil de usar. Dessa forma, o usuário pode se comunicar com a empresa de maneira mais ágil. E pelo outro lado, o atendente virtual  pode falar com vários clientes ao mesmo tempo. 

Flexibilidade

O WhatsApp tem a vantagem de ser uma plataforma muito flexível. Através dela, é possível enviar fotos, vídeos, áudios, facilitando e tornando a comunicação mais dinâmica entre cliente e marca. 

Contato com humanização 

Ainda com uso de chatbots, o que possibilita muitas vantagens, não impede a humanização. É possível usar uma linguagem mais fluida, emojis e figurinhas em qualquer etapa do atendimento. 

Engajamento

A tendência é que os usuários visualizem as mensagens, pois sabem quais as marcas que possuem o seu número, diferente do e-mail. Isso acaba gerando mais segurança de estabelecer o contato e , por consequência, engajamento.

Relacionamento com mais proximidade

Através do atendimento pelo WhatsApp, os clientes podem pedir informações, tirar dúvidas ou iniciar a jornada de compra de forma rápida e mais personalizada. Tudo isso faz com que o cliente tenha a sensação de proximidade com a  marca. 

Complementação do omnichannel 

O Whatsapp tem papel fundamental na estratégia de atendimento omnichannel. Isso porque, é possível usar a ferramenta durante toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato, compra até o pós-venda. 

Essas são algumas vantagens de utilizar atendimento pelo WhatsApp

 aos clientes. Mas no entanto, como as frases prontas podem ajudar? É o que veremos no tópico a seguir!

As vantagens de usar frases prontas

A utilização de frases prontas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp  ainda causam dúvidas em muitos profissionais de atendimento e experiência do cliente. Entretanto, se utilizadas corretamente, essa estratégia pode ser eficiente e levar  mais produtividade. 

Ter essa padronização do atendimento, além de definir o tom de voz para as suas pessoas, ajuda na aplicação de técnicas empíricas e consultivas de atendimento pelos profissionais. Porém, para isso, é necessário que as frases prontas sejam usadas em conjunto de um atendimento humanizado. Isso significa que o atendente pode ter o controle na adaptação das mensagens.

Vale ressaltar que a humanização também é importante para analisar e compreender o sentimento dos clientes e , a partir disso, escolher a frase mais adequada para cada situação apresentada. 

Dito isso, vamos a lista de frases prontas que você poderá usar em seu atendimento pelo WhatsApp. Acompanhe! 

48 Frases prontas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp

Mulher usando um chapéu, sentada em uma cadeira e mexendo no celular sorrindo

Para ficar mais claro o entendimento, vamos separar as frases conforme cada objetivo. Confira. 

Frases para boas-vindas ao cliente

Aqui, o importante é você ser cordial e esperar o tempo de cada usuário. Uma dica importante é: não envie muitas mensagens de uma vez. Espere o retorno para entender melhor a necessidade do cliente.

 E se você ainda não tem informações sobre o gênero da pessoa que está atendendo, escolha frases neutras. 

  1. Boas-vindas a [nome da área + nome da empresa]! Como posso te ajudar? Me conta o que você precisa?
  2. Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome], irei fazer o seu atendimento hoje. Como posso ajudar você hoje!
  3. Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e estou à sua disposição. Primeiro, quero entender melhor o motivo do seu contato para que eu possa ajudar você!
  4. Olá, aqui é [seu nome]. Conte tudo e não me esconda nada, vou ajudar você no que precisar!

Frases de conexão com o cliente

Prestar atenção para  entender o que o cliente diz é essencial para estabelecer conexões. Nesse sentido, você pode utilizar frases prontas como essas:

  1. Imagina! Você não está sozinho, essa dúvida é bem comum por aqui!
  2. Ótima escolha. Eu, particularmente, amo esse produto que você escolheu!
  3. Como está o tempo por aí? Por aqui estamos todos debaixo do ar condicionado!
  4. Você está em dúvidas, quer ajuda? Posso te mandar algumas fotos para você visualizar como utilizar o produto no dia a dia!

Frases de compreensão do problema do cliente

É bom ter o hábito de sempre confirmar as dúvidas dos clientes, pois o seu entendimento pode ser diferente daquilo que de fato está sendo perguntado. Além disso, geram mais confiança ao consumidor. 

  1. Por gentileza, [nome do cliente], confirme para mim sobre o que você deseja ser atendido. 
  2.  [nome do cliente], vou precisar validar alguns dados pessoais para melhor atendê-lo.
  3. Certo, então vou repassar o que você disse para ver se entendi bem.
  4. Ok, compreendi o que você disse. Aguarde um momento que vou buscar a melhor solução.  

Frases para resolução de problemas 

Em hipótese alguma mencione que o cliente está errado, mesmo que esse seja o caso. Existem maneiras sutis e delicadas de fazer com que ele entenda o ocorrido sem se indispor. Também é essencial que você deixe claro o quanto se importa com o problema dele e que verdadeiramente está focado em encontrar soluções, mesmo que elas não sejam imediatas. 

Por isso, tenha o cuidado de sempre informar cada etapa do atendimento, o que será feito, quando, como. É preciso que o cliente tenha acesso a todas as informações referentes à resolução do caso.

  1. [nome do cliente] não se preocupe, estou fazendo o procedimento [explicar o que está sendo feito], para que o seu problema seja solucionado.
  2. Lamento que isso tenha ocorrido. Me chamo [seu nome] e vou ajudar você!
  3. Entendi o seu problema e vou continuar ajudando. Ele será solucionado em x dias, certo? Não se preocupe que seguirei informando todas as etapas.
  4. Lamento ter acontecido isso. Aguarde [x minutos] que irei resolver o seu problema.

Frases para orientação ao cliente

Há muitos problemas que podem ser resolvidos pelo próprio cliente, entretanto, é preciso que você o ajude fornecendo as instruções necessárias. Exemplo: caso em que o consumidor pede a segunda via de um boleto e pode ter acesso a ele através do aplicativo da empresa. 

  1. Não se preocupe, vou te mostrar o que você precisa fazer [indicar o que o cliente precisa fazer].
  2. É necessário que você faça o seguinte [descrever um passo a passo]
  3. Vamos resolver o seu problema juntos [descreva o que a pessoa precisa fazer]
  4. Para resolver esse problema, você vai levar em torno de [x minutos], vamos lá!

Frases de espera 

Às vezes, para resolver os problemas dos clientes leva algum tempo. Mas mesmo que demore, sempre seja sincero. Por isso, veja como pedir para os consumidores esperarem. 

  1. Estou resolvendo o seu problema, peço por gentileza que aguarde [x minutos]
  2. Constatei que conseguirei resolver o seu problema no tempo de [x minutos], mas enquanto isso, que tal dar uma olhada em nossa página? [ link da página]
  3. Vamos trabalhar para resolver o seu problema, mas isso levará cerca de [x minutos], ok?
  4. Claro, vou resolver isso para você em questão de [x minutos], ok?

Frases de ausência para o cliente

Os canais de WhatsApp não necessariamente precisam estar sempre disponíveis. Mas de qualquer forma, as filas de espera e momentos de ausência precisam ser comunicados aos clientes. Veja alguns exemplos.

  1. Olá! Agradecemos o seu contato, mas no momento todos os nossos atendentes estão ocupados no momento. Obrigado.
  2. Olá. No momento não poderemos atender você. Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Obrigado.
  3. Olá. No momento todos os nossos atendentes estão descansando para logo mais te atender melhor. 
  4. Olá. Neste momento não estamos online. Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h. 

Frases de agradecimento

É importante sempre mostrar ao cliente gratidão por algum feedback, indicação, sugestão ou simplesmente pelo contato. Veja algumas mensagens de agradecimento.

 

  1. Muito obrigado (a) pelo seu feedback. Saiba que iremos trabalhar nessa questão para melhorar cada vez mais o nosso atendimento e ter você conosco. 
  2. Agradecemos muito pela sua sugestão. Com certeza isso será passado para a nossa diretoria. Você é um cliente sensacional!
  3. É muito bom saber que você está satisfeito com os nossos produtos. Obrigado pelo seu feedback! 
  4. Muito obrigado pelo contato e por ter escolhido a  [nome da empresa]. Você é, sem dúvidas, muito especial para nós! 

Frases para clientes insatisfeitos

Alguns clientes podem ficar insatisfeitos e até mesmo irritados devido alguma situação. Nesses casos, você precisa ter empatia com o consumidor. Peça desculpas e  mostre que você se importa com a situação ocorrida. 

  1. Pedimos desculpas pelo ocorrido. Você pode me contar o que aconteceu, assim posso trabalhar para resolver o seu problema. 
  2. Lamentamos muito que essa situação tenha ocorrido e pedimos sinceras desculpas. Gostaria de entender o que houve e ajudar você. 
  3. Pedimos mil desculpas por isso. Poderia me contar o que aconteceu em detalhes?
  4. Desculpa, gostaria que você soubesse que farei o melhor para resolver essa situação. Poderia me contar tudo o que aconteceu?

Frases de despedidas para os clientes

A mensagem de despedida é tão importante quanto a de boas-vendas aos clientes. Mas preste atenção: nunca se despeça sem ter certeza de que a pessoa não precisa mais de alguma coisa. Veja:

  1. Muito obrigado pelo seu contato, [nome da pessoa]. Em que mais posso te ajudar?
  2. [Nome da pessoa], por acaso posso te ajudar em mais alguma coisa? 
  3. Foi um prazer atender você, [nome do cliente]. Se puder te ajudar com mais alguma coisa, estarei aqui. 
  4. Foi muito bom ter conseguido atender sua necessidade. Se precisar de algo a mais, é só entrar em contato novamente!

Frases de vendas

As frases de vendas por whatsapp também são boas estratégias. Mas por outro lado, não insista se perceber que não há interesse da pessoa em prosseguir com o diálogo. 

  1. Olá, estamos com promoções em produtos que fazem o seu perfil. Gostaria de dar uma olhada?
  2. Olá, temos um cupom de [valor do desconto] para você. Caso queira aproveitar, basta usar esse código [nome do código]
  3. O que você acha de testar esse sistema? Você tem 7 dias gratuitos, contando  a partir da data em que o cadastro foi realizado. 
  4. Olá, temos alguns serviços que podem ter mais o perfil de sua empresa. Que tal dar uma olhada antes de tomar a decisão?

Frases de cobrança aos clientes

Entrar em contato com os clientes para cobrar algo nunca é uma tarefa fácil. Mas mesmo que a cobrança seja um assunto delicado, você pode fazer com que fique mais suave. Veja algumas maneiras.

  1. Olá, [nome da pessoa]. Estamos enviando essa mensagem apenas para lembrar que sua fatura vence no dia [data]. Enquanto isso, continue aproveitando ops seus benefícios. Obrigado!
  2. Olá, [nome da pessoa], tudo bem? Não identificamos o pagamento de sua fatura que venceu no dia [informar a data]. Posso lhe ajudar em alguma coisa em relação a isso?
  3. Olá, notei que seu boleto venceu. Qual seria o melhor dia para realizar esse pagamento, [ nome da pessoa]? Estamos esperando sua resposta. Obrigado!
  4. Olá, notei no sistema que a sua fatura está vencida. Que tal resolvermos essa situação juntos?

Legal os exemplos para cada tipo de situação, não é mesmo? Agora veja algumas coisas que não devem ser feitas durante o atendimento ao cliente pelo WhastApp.

Aquilo que você não deve fazer em um atendimento pelo WhatsApp

O atendimento pelo WhatsApp é dinâmico e parece ser simples, mas há erros que não podem ser cometidos. Lembrando que o cliente é o seu foco principal, portanto é preciso  proporcionar uma boa experiência. Veja o que deve ser evitado.

  • Tome cuidado na utilização de certos emojis, conforme a situação;
  • Não demore muito tempo para responder as perguntas;
  • Nunca deixe os seus clientes esperando por alguma resolução sem avisá-los;
  • Evite perguntar muitas coisas de uma única vez;
  • Em hipótese alguma envie mensagens sem o consentimento das pessoas

A inbot pode ajudar você 

As frases prontas para atendimento ao cliente pelo Whatsapp são uma boa alternativa para dar mais dinamismo nos atendimentos, engajamento dos clientes e resultado nas vendas. E uma das melhores maneiras de obter sucesso através dessa estratégia é utilizando chatbot

Os robôs com IA (Inteligência Artificial) proporcionam muitos benefícios, como por exemplo, prestar muitos atendimentos simultâneos e liberar sua equipe para tarefas mais complexas do dia a dia. 

No entanto, para que o seu chatbot cumpra o serviço com maior eficiência e entregue a você os resultados desejados no WhatsApp ou em outra qualquer plataforma,é preciso investir em uma ferramenta de qualidade. 

A Inbot é referência no mercado. Desde 2001 desenvolvemos chatbots com a melhor tecnologia, para muitas grandes empresas dos mais variados setores, obtendo sempre resultados positivos. 

Nossos bots são equipados com IA e são totalmente personalizados para a melhor experiência de seu cliente. Por isso, nossos chatbots possuem números robustos, como:

  • NPS de 92%, 
  • Redução de mais de 60% no TMA
  • 35% de conversão
  • 70% de retenção de clientes

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