10 Dicas de como vender pelo WhatsApp usando Chatbots
Celular com o ícone do whatsapp na tela e chatbor na frente, mexendo em um notebook

Os chatbots estão inseridos, cada vez mais, no planejamento estratégico de inúmeras marcas. Nesse contexto, as vendas pelo WhatsApp utilizando os assistentes virtuais é uma ótima maneira de aumentar o faturamento. Isso porque, o aplicativo de mensagens instantâneas tem credibilidade no mercado e conta com um número muito grande de usuários ativos. 

Segundo dados do próprio WhatsApp, atualmente mais de 2 bilhões de pessoas no mundo utilizam o app, que está disponível em mais de 180 países. Já a pesquisa divulgada pela Accenture, revelou que 83% dos consumidores brasileiros já trocaram mensagens com algum vendedor pelo aplicativo, durante a jornada de compra. 

Portanto, o WhatsApp é um dos melhores canais para você inserir um chatbot no atendimento aos clientes e potencializar seu negócio. 

Mas como fazer isso? É exatamente essa dúvida que vamos responder nesse artigo. Continue a leitura e veja nossas dicas de como você pode aumentar as vendas pelo Whatsapp usando um chatbot.

 Vendas pelo Whatsapp: qual versão do aplicativo utilizar?

Essa é uma das dúvidas recorrentes entre aqueles que querem iniciar suas vendas pelo WhatsApp. Pois bem, primeiro é preciso saber que existem duas versões do aplicativo: a Messenger e a Business. A primeira é aquela desenvolvida apenas para trocas de mensagens que utilizamos diariamente. Já a versão Business API foi liberada em 2018 e é voltada especialmente para os negócios.  

O API do WhatsApp é uma versão mais incrementada da Business. A ferramenta possibilita automatizar vários processos e a implementação de um chatbot inteligente. Mas também, funcionários podem prestar atendimento para um mesmo número. Além disso, o aplicativo é muito intuitivo e fácil de utilizar. 

Você pode colocar informações relevantes sobre a empresa em sua conta, como:

  • Endereço físico 
  • perfil em redes sociais
  • e-mail
  • site
  • descrição comercial

Motivos para utilizar um chatbot no Whatsapp

Conforme a pesquisa feita em 2022 pela Opinion Box, cerca de 99% dos brasileiros possuem o whatsapp instalado no celular. E desses, 77% se comunicam com marcas em busca de informações. 

Entretanto, além da grande quantidade de pessoas que possuem o app, há outros motivos para ter um chatbot para WhatsApp. Veja a seguir algumas das principais vantagens. 

Reduz o tempo de atendimento

Os chatbots proporcionam rapidez, garantindo um tempo menor de espera dos consumidores  E por conseguirem resolver muitas demandas simultaneamente, reduzem as típicas filas de atendimento. 

Menos custos

O chatbot inteligente no whatsapp é capaz de solucionar problemas e dúvidas dos clientes em tempo ágil, sem precisar de ajuda de um colaborador humano. Isso quer dizer que você pode economizar tendo uma equipe menor de funcionários.

Ajuda a gerar leads

A geração de leads é fundamental para o processo de vendas e na potencialização de resultados. Um chatbot, durante a conversa com o cliente, pode pegar informações necessárias para a sua equipe qualificar um lead. 

10 dicas para vender pelo whatsapp usando chatbot

Homem de roupa azul mexendo no celular e paisagem de fundo

Você já sabe que os chatbots no whatsApp podem proporcionar benefícios para sua marca. Agora é o momento de entender como vender pelo WhatsApp utilizando um bot. Acompanhe as dicas que separamos.

  1. Whatsapp como forma de incentivar as vendas

Os incentivos de compras por WhatsApp é uma boa estratégia para aumentar as vendas e atingir mais clientes.

Isso pode ser feito de algumas formas. Por exemplo: durante uma conversa sobre informações de algum produto, o próprio bot pode oferecer o próprio canal de bate-papo para efetuar compras. 

Você também pode incluir algum bônus ou desconto que depende de alguma compra rápida pelo aplicativo ou recompensar com brindes se o cliente responder todo um questionário. Outra forma de incentivo é enviar regularmente por whatsapp, de forma automatizada e usando a plataforma do chatbot, algumas promoções aos clientes. 

  1. Atraia novos clientes

O Whatsapp é uma das melhores formas de engajamento. E um dos motivos é a proximidade que a marca consegue ter com o cliente. 

Portanto, na troca do direcionamento de clientes para o seu site, Instagram ou Facebook, considere direcioná-los para serem atendidos pelo seu chatbot no WhatsApp. Assim, o chatbot, equipado com a tecnologia de IA (Inteligência Artificial) pode começar uma interação de acordo com o histórico de navegação do usuário. 

  1. Forneça informações sobre sua marca

Ao fazer a conexão com um cliente por WhatsApp, nem sempre precisa ser para mostrar promoções ou realizar alguma venda. Aproveite também a capacidade de seu chatbot para construir uma relação mais próxima com o seu público e clientes em potencial. 

Isso pode ser uma outra alternativa de marketing de conteúdo, ao invés de publicar longos artigos em seu blog. Utilize o whatsapp para fornecer informações relevantes sobre temas que representam sua marca. É uma ótima maneira de apresentar sua marca. 

  1. Construa relações mais profundas com seus clientes

Outra dica, é construir relações mais aprofundadas com os seus clientes fiéis. E os chatbots whatsapp podem ajudar nessa tarefa. Mas de qual maneira?

 Os bots podem começar um diálogo totalmente personalizado com clientes que já fazem parte de seu sistema. Podem oferecer algum tipo de dica oportuna ou algum produto complementar. 

  1. Valorize os planos de fidelidade

Muitas vezes os planos de fidelidade ficam completamente esquecidos. Mas com as interações através do whatsapp, você pode dar aquele “up” nesses programas tão importantes para criar engajamento. 

O seu chatbot pode enviar notificações quando os clientes ganham pontos de fidelidade, por exemplo.O assistente virtual também pode emitir alertas quando a pontuação já é suficiente para a retirada de algum prêmio. Ou enviar algumas informações sobre o plano de fidelidade, podendo despertar interesse nos clientes.

  1. Envie notificações que sejam vistas

Sabemos que muitas vezes as mensagens enviadas por e-mail acabam se perdendo e você não consegue entrar em contato com o cliente. Por outro lado, as notificações pelo WhatsApp são muito mais diretas e mais visíveis. Isso porque elas são exibidas no celular da pessoa. Portanto, é muito mais provável que os clientes não percam as notificações enviadas pelo app. 

O seu chatbot de WhatsApp pode fazer essa tarefa de maneira ágil, eficaz e simultaneamente, otimizando tempo.

  1. Atendimento ao cliente em qualquer horário

Para atender todas as demandas, durante os sete dias da semana, é necessário ter uma equipe numerosa. Isso acaba gerando um custo alto, assim como as horas estendidas que terão que ser concedidas ao suporte. 

Os bots para whatsapp não precisam dormir e estão sempre preparados para resolver problemas e tirar dúvidas dos clientes a qualquer horário e dia. Essa é uma excelente maneira de melhorar a experiência dos clientes, com um gasto mais baixo. 

  1. Libere a equipe para tarefas mais complexas

Com o chatbot tomando conta dos atendimentos rotineiros pelo whatsapp, seus funcionários são liberados para se concentrarem em trabalhos que envolvem mais complexidade.

O resultado disso é menos gasto com a contratação de mais funcionários, uma equipe mais produtiva e clientes mais satisfeitos com a velocidade do atendimento. 

  1. Faça a coleta de feedbacks

Os Feedbacks e avaliações são fundamentais para que você promova possíveis melhorias em produtos e serviços e impedir que problemas saiam de seu controle. Mas coletar essas informações não é uma tarefa muito fácil, pois muitos clientes não preenchem formulários ou não deixam avaliação em totens. 

O WhatsApp, por ter o imediatismo como um de suas grandes características, facilita esse trabalho. O seu chatbot pode entrar em contato com o cliente e fazer perguntas com altas taxas de respostas, obtendo muitos feedbacks. 

  1. Funcionários ao vivo no WhatsApp

Em alguns casos em que o atendimento se tornar mais complexo, você pode transferir a conversa do chatbot do WhatsApp para algum agente. Isso proporciona credibilidade e confiança ao cliente, que tem facilmente o acesso a algum funcionário humano, caso necessário. E tudo isso é feito na mesma conversa, sem precisar que o cliente entre em outro canal.

A Inbot pode ajudar você

Homem mexendo em um smartphone em uma mesa

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