Conta Comercial WhatsApp: o que é e como fazer
Tela de um smartphone m,ostrando uma conversa entre chatbot e cliente

Fazer uma conta comercial no Whatsapp traz inúmeras possibilidades de você apresentar o seu negócio, prospectar clientes e aumentar as vendas. Isso porque, além do app ser um dos mais utilizados no mundo, ele está no topo do ranking para os brasileiros. Conforme a pesquisa lançada pela Mobile Time e Opinion Box, o aplicativo é o que mais aparece na tela inicial dos smartphones no Brasil, com 55% das menções. 

A mesma pesquisa ainda revelou que o Whatsapp também é o app em que os brasileiros passam mais tempo e o mais aberto ao longo dos dias. Neste quesito, o aplicativo de mensagens instantâneas teve 33% das citações, contra 30% do Instagram, que ocupa a segunda colocação. 

Portanto, não é por acaso que inúmeras empresas, atualmente, fazem questão de terem a ferramenta dentro de um planejamento estratégico. Além disso, o recurso pode proporcionar um atendimento mais rápido e melhorar o relacionamento com os clientes. 

Mas como fazer uma conta comercial no Whatsapp? Através deste artigo vamos mostrar para você como criar esse tipo de perfil no aplicativo e obter muitas vantagens para alavancar os negócios. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é uma conta comercial no Whatsapp?

Ao contrário de uma conta convencional de Whatsapp, a comercial possui funções específicas voltadas para o universo corporativo. Utilizando esse perfil, você poderá passar informações relevantes sobre o seu negócio aos usuários, dentro da própria conta. Entre os dados estão:

  • Localização do espaço físico;
  • E-mail;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Descrição comercial;
  • Perfil nas redes sociais

 

Além disso, a versão comercial proporciona outras vantagens. Com ela, você pode elaborar mensagens automáticas programadas, configurar mensagens instantâneas para aquelas perguntas mais frequentes e ter uma análise das estatísticas de seu perfil. 

Em outras palavras, tudo o que o cliente precisa saber sobre a sua empresa para entrar em contato, estará informado em destaque. 

Os tipos de contas comerciais no Whatsapp

Existem três modelos de contas comerciais no Whatsapp. É preciso entender como funciona cada uma delas, antes mesmo de criar um perfil para o seu negócio dentro do app. Veja as características de cada uma a seguir. 

Conta regular

A conta regular comercial é o primeiro passo para, em um futuro, você ter uma conta oficial no aplicativo. Trata-se de uma conta aberta na versão empresarial do Whatsapp, que você já passa a ter acesso às funcionalidades de uma conta comercial, além de um perfil com todas as informações que citamos anteriormente sobre o seu negócio. 

Por outro lado, nesse modelo de conta, o whatsapp não confirma que sua marca é a dona do perfil. Sendo assim, o usuário pode desconfiar de estar falando com uma fraude e não com uma conta original da empresa. 

Conta Oficial

Diferente da regular, a conta oficial já conta com a verificação do Whatsapp. Dessa forma, o aplicativo confirma que a conta pertence à marca proprietária da conta. Você consegue identificar esse tipo de conta pelo selo verde que fica localizado ao lado do nome da empresa, no cabeçalho.

A conta oficial possui todas as funções da regular, mas com a diferença de que o nome está sempre visível. Isso significa que os clientes não precisam adicionar o contato para saber que a conta é de uma marca e não particular. 

No entanto, verificar a conta não é muito simples. Esse processo depende de vários critérios não divulgados pela própria empresa. Mas essa análise pode ser solicitada para a confirmação de sua conta no Facebook Business sobre o Whatsapp. 

Conta confirmada

A conta confirmada possui os mesmos benefícios da conta regular e  é identificada pelo selo cinza, no mesmo lugar do ícone da conta oficial.

Mas aqui, o Whatsapp confirma que o telefone comercial realmente pertence à marca. Entretanto, não dá a confirmação de que o número é da empresa autêntica. 

As vantagens de ter uma conta comercial no Whatsapp

Homem olhando o celular em uma mesa branca e um notebook aberto em sua frente

Quando você coloca uma conta comercial no Whatsapp, uma série de recursos fica disponível. Falamos anteriormente sobre as informações que você pode colocar em seu perfil comercial. Vamos ver agora, outras vantagens que essa ferramenta proporciona para o seu negócio. 

Respostas automatizadas

Essa funcionalidade tem como objetivo agilizar a conversa. Com ela, você cria textos que são enviados automaticamente em casos de dúvidas frequentes, informações e reclamações. Você também pode elaborar mensagens de boas-vindas aos clientes, despedida e até de ausência, caso esteja ocupado no momento. 

Acesso a métricas de interação

Com a conta comercial você tem acesso a estatísticas importantes de interação com os usuários. Isso inclui a quantidade de mensagens recebidas, entregues e aquelas que foram lidas pelo cliente. 

É uma ótima maneira de avaliar como estão as ações da marca, a efetividade dos diálogos e o interesse do público pelos seus produtos ou serviços. Esse recurso está disponível apenas no aplicativo. O Whatsapp web não conta com essa função. 

Uso de etiquetas

Utilize etiquetas para organizar seus contatos e mensagens. Existem marcadores para novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. Com as etiquetas, você consegue encontrar qualquer conversa mais facilmente. 

E para facilitar ainda mais, todas as etiquetas se diferenciam pela cor. Basta ir no menu de cada conversa e inserir o marcador que você escolher. Caso precise trocar de etiqueta, é possível fazer isso a hora que bem entender. 

Mais divulgação de sua marca

O Whatsapp comercial possui uma lista de grupos de transmissão. Com elas, você consegue divulgar seus produtos e serviços para muitas pessoas. Também possibilita promover o engajamento dos clientes com a sua marca, por meio do compartilhamento.  

Como mudar o Whatsapp para uma conta comercial?

O processo de criação de uma conta comercial é muito simples. A primeira coisa a fazer, é baixar a versão empresarial do aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos. Depois, abra o app e siga as recomendações das próximas telas. 

O próximo passo é permitir que o aplicativo acesse seus arquivos, fotos e contatos. Feito isso, agora é só inserir o número que será utilizado no perfil comercial. Ao fim de tudo, o seu aplicativo passará a ser sua conta comercial. 

Chatbot para Whatsapp

Além da conta comercial, muitas organizações contam com chatbots para atender através do Whatsapp. Os bots podem levar muitos benefícios às empresas, como atendimento ágil sem perder a qualidade, mais economia, capacidade de atender muitos clientes simultaneamente e auxílio na geração de leads. 

Mas para ter um chatbot no Whatsapp, é necessário ter uma conta no API do app. Você consegue fazer isso por meio de algum provedor de soluções em negócios globais para a comunicação com os clientes, que vão desenvolver a ferramenta legalmente para a sua marca. 

A principal função do Whatsapp API é, justamente, a integração. É através desse recurso que o app tem a capacidade de incorporar outros softwares, como os chatbots, e programas de tipos variados. 

A Inbot ajuda você

Invista em um chatbot de qualidade para atender em sua conta comercial no Whatsapp. A Inbot, empresa de credibilidade no mercado, desenvolvendo assistentes virtuais para grandes empresas dos mais variados nichos desde 2001, pode ajudar você.

Nossos bots são desenvolvidos em uma plataforma com a mais alta tecnologia, intuitiva e fácil de ser utilizada por qualquer pessoa. Além disso, são personalizados para a sua marca e equipados com IA (Inteligência Artificial) e PLN (Processamento de Linguagem Natural)

 

Não perca mais tempo! Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções para o seu negócio. 

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: