Como ter o WhatsApp para vários atendentes?
Imagem com mãoe sde pessoa segurando um celular e na tela mostra o diálogo entre ela e um chatbot

Utilizar apenas um número de whatsapp para vários atendentes é uma ótima estratégia para o seu negócio ficar mais organizado e ágil. Além disso, é inegável que com a utilização do aplicativo, há mais possibilidade de vendas e engajamento. 

Entretanto, quando muitos atendentes usam vários celulares com números diferentes ou um único aparelho para prestar o serviço, diversos problemas começam a surgir. Essas questões, geralmente, acabam afetando a comunicação da equipe, o controle de atendimentos entre outros pontos importantes. 

E para evitar esse transtorno, neste conteúdo vamos explicar para você como melhorar o seu atendimento, tendo um número de Whatsapp para vários atendentes. Saiba como fazer isso e as ferramentas que podem ser utilizadas a partir desse recurso. Acompanhe!

Por que usar o WhatsApp para negócios com vários atendentes?

Homem usando o whatsapp no ônibus, com um semblante sorridente

Quando os atendimentos são descentralizados, geralmente começam a surgir problemas de desorganização na empresa, como por exemplo: uma quantidade muito grande de números de contatos, vários atendentes usando o mesmo aparelho celular e contas pessoais misturadas com as de clientes. 

Tudo isso pode até não parecer muito grave em um primeiro momento, porém há grandes possibilidades dessas questões comprometerem toda a comunicação entre sua marca e consumidores a médio prazo. 

Quando existe esse descontrole nos atendimentos via WhatsApp, as respostas aos clientes tendem a ficar mais devagar, coletar as metas pessoais fica mais difícil, assim como ter controle sobre qual funcionário atendeu determinado cliente. São situações que podem provocar mais prejuízos, como a diminuição de vendas. 

Ou seja, ter apenas um WhatsApp para vários atendentes gera mais produtividade, otimização das tarefas, credibilidade e, por consequência, aumento no número de vendas. Tudo isso, por meio da organização dos contatos dos clientes e padronização de atendimentos 

Respostas mais rápidas

Além de organizar os processos, deixando-os mais claros e eficientes, um número de WhatsApp para os funcionários também faz com que as respostas nos atendimentos sejam mais rápidas. Dessa forma, o nível de satisfação do cliente aumenta.

De acordo com a pesquisa da PwC do Brasil, 89% dos entrevistados afirmam que o processo de compra tem um papel tão importante a ponto de ser equivalente à qualidade do produto ou serviço solicitado. 

Portanto, proporcionar uma boa experiência de compra significa proporcionar a sensação de pertencimento ao consumidor e gerar oportunidades de negócio. Até porque, um cliente satisfeito tem boas chances de voltar a comprar de sua marca e, até mesmo, divulgar sua marca para conhecidos, amigos e familiares. 

Como ter o Whatsapp para vários atendentes?

Homem olhando para a rua, por uma janela, pensativo

Para ter a comunicação centralizada em um número de WhatsApp, é preciso ter a API do aplicativo, que é uma versão mais sofisticada do modelo empresarial, liberada em 2018. Assim, é possível conectar o app com um sistema inteligente de atendimento digital, que possui a tecnologia para permitir muitos atendentes simultâneos em um só número. 

Como ter conta no WhatsApp API?

Para você ter uma conta no WhatsApp API, é preciso contratar algum Solution Provider, ou  provedor de soluções de negócios globais para a comunicação com os clientes. São essas empresas que desenvolvem a ferramenta de forma legal e segura  para a sua empresa. Fornecem um serviço especializado para disponibilizar toda a infraestrutura necessária para que tudo funcione perfeitamente. 

Vantagens de usar WhatsApp Api

Além de permitir um número para vários atendentes, o WhatsApp API pode trazer outras vantagens ao seu negócio, como:

Segurança para o seu número

O API do WhatsApp é homologado e está dentro das regras da LGPD (Lei de Proteção de Dados). Isso quer dizer que qualquer ação tem que seguir essas normas, evitando que seu número possa ser visto como SPAM. 

Respostas automatizadas

Com essa versão do aplicativo, também é  possível você configurar respostas automáticas e personalizadas. Esse recurso é como se fosse um suporte. Permite que o cliente possa tirar dúvidas no momento em que bem entender, além de contribuir positivamente para a imagem de sua marca. 

Escalabilidade

A escalabilidade também é uma das principais vantagens proporcionadas pelo WhatsApp API, indo ao encontro dos atendimentos simultâneos. Isso porque, a escalabilidade  permite que sua empresa atinja mais clientes e possa atendê-los ao mesmo tempo.  

Relatórios sobre os atendimentos

Analisar indicadores de atendimento é essencial para elaborar estratégias de vendas. Com essa versão do WhatsApp, você tem um relatório do tempo médio de espera, média de satisfação, média de atendimento por operador, média de atendimento por um chatbot e motivos para encerramentos de conversas. 

Integração com plataformas

A versão API permite integrar outras plataformas omnichannel, possibilitando que sua equipe atenda em outras plataformas, ainda que o cliente esteja se comunicando através do WhatsApp. Esse benefício torna o atendimento mais ágil e potencializa os resultados.

A utilização de chatbots para WhatsApp

Menina usando o smartphone em casa, com um semblante de satisfação.

Como citamos anteriormente, o WhatsApp API permite a integração de outras plataformas e softwares, inclusive um chatbot. Sendo assim, os atendimentos ficam mais rápidos e sua equipe é liberada para se concentrar em atividades mais complexas, deixando o bot em tarefas mais burocráticas. 

Abaixo, algumas das principais vantagens de utilizar um chatbot para WhatsApp. Acompanhe a lista. 

Redução da fila de espera

Os bots proporcionam atendimentos com mais rapidez, sem deixar a qualidade de lado. Garantem, assim, a redução do tempo de espera por atendimento, pois têm a capacidade de resolver as questões dos clientes de maneira ágil.

Chatbot personalizado

Você pode personalizar o chatbot de acordo com a identidade e linguagem de sua marca. Essa ação faz com que a chance de engajamento com o seu público seja maior. 

Ajuda na geração de leads qualificados

Durante os atendimentos, o chatbot tem a capacidade de pegar muitas informações relevantes dos clientes. Esses dados são importantes para sua equipe qualificar um lead. E sabemos que a geração de leads é essencial para alavancar os resultados de seu negócio.

Atendimentos com menor probabilidade de erros

Como o chatbot é incansável no atendimento em multicanais, o que diminui bastante a chance de erros durante os atendimentos. E quando programado corretamente, os chatbots saberão direcionar os clientes da melhor forma, através de respostas assertivas. 

Redução de custos

Pela capacidade do chatbot de atender em muitos canais simultaneamente, você não precisa ter um grande número de atendentes.. Economize dinheiro e deixe o bot com os atendimentos de rotina.  

Os chatbots da Inbot

Podemos concluir que usar um WhatsApp para vários atendentes, é importante para a organização, controle, ter atendimento mais eficiente e, assim, obter mais vendas. A integração com um chatbot pode ajudar você, pois atende muitos clientes ao mesmo tempo de forma ágil e eficaz. 

No entanto,  para que o bot supere as expectativas, é preciso investir em uma tecnologia de qualidade para o seu desenvolvimento. A Inbot é referência no mercado desde 2001 e utiliza uma plataforma com tecnologia de primeira, intuitiva e fácil de ser utilizada por qualquer pessoa. 

Os nossos chatbots são totalmente personalizados, equipados com IA (Inteligência Artificial), apresentando resultados positivos, como por exemplo: 92% de NPS, 70% de retenção de clientes e mais de 60% no TMA. 

Que tal investir em um chatbot de qualidade para aumentar suas vendas? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre os nossos serviços de excelência. 

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