Bot de atendimento para WhatsApp: como funciona e como criar um
Mãos de uma mulher mexendo no celular, conversando no WhatsApp

Um bot de atendimento para WhatsApp se tornou uma ótima ferramenta para empresas de todos os portes e setores de atuação. Isso porque, os chatbots inteligentes são capazes de gerar muitas possibilidades de negócios, melhorar a experiência de compra do cliente e reduzir custos. 

Além disso, há outros grandes motivos para inúmeras empresas adotarem essa estratégia. Um deles é o aumento acelerado do app de mensagens instantâneas nos últimos anos. Conforme a pesquisa mais recente feita pela Statista, o WhatsApp é o mais utilizado entre os brasileiros, com cerca de 147,37 milhões  de usuários ativos. Isso representa que mais de 96% da população brasileira possui o app instalado em seu smartphone.

Outro fator relevante é a utilização da ferramenta WhatsApp Business API, que possibilita às organizações escalarem os atendimentos, através da integração com outras plataformas. Isso proporciona mais automação nos processos de trabalho. 

Se interessou pelo assunto? Então siga com a leitura, pois neste artigo vamos explicar o que é um bot de atendimento para WhatsApp, como funciona e como você pode criar um para sua empresa. Acompanhe para saber mais!

O que é um bot de atendimento para WhatsApp?

Homem de terno mexendo no celular , um chatbot saindo da tela com um balãozinho de fala

Antes de explorarmos o funcionamento de um bot de atendimento para WhatsApp e como você pode criar um, é importante entender o que essa ferramenta significa. 

Em resumo, um bot para WhatsApp, é um software que tem a capacidade de tornar mais automatizada a comunicação com os clientes, através do app. Sendo assim, funciona como um assistente virtual, respondendo dúvidas frequentes, fornecendo informações sobre produtos e serviços, entre outras funções.

O chatbot usa as tecnologias de IA (inteligência artificial) e PLN (processamento de linguagem natural) para conceder respostas mais assertivas de maneira ágil. O robô também pode ser programado para recorrer a um atendente humano, caso necessário. Isso garante uma melhor experiência aos consumidores mais satisfatória.

Com tudo, a utilização de um chatbot para whatsapp, as organizações podem apresentar um serviço de atendimento ao cliente mais rápido e eficaz, elevando o nível de satisfação e de engajamento. Até porque, conforme pesquisa da Opinion Box, cerca de 70% das pessoas que possuem Whatsapp, utilizam o aplicativo para se comunicar com as marcas.

Como funciona um chatbot de atendimento para whatsapp?

Um bot para WhatsApp funciona por meio de um número exclusivo de telefone, devidamente cadastrado no WhatsApp Business API. Ou seja, acontece uma integração entre a API e o software do chatbot, e só a partir disso é possível fazer a automatização das mensagens e otimizar tempo de atendimento. 

Feito isso, quando o cliente enviar alguma mensagem para o número cadastrado, o bot a recebe e analisa se é possível responder automaticamente ou precisa repassar para algum atendente, conforme a complexidade da demanda. Para fazer essa triagem, o chatbot utiliza o processamento de linguagem natural para compreender a mensagem do cliente e identificar a resposta mais adequada. 

Outro ponto, é que o bot também pode ser programado para coletar dados relevantes dos clientes durante o atendimento. Isso inclui nome, e-mail, telefone, entre outros dados, para personalizar ainda mais o atendimento e melhorar a experiência de compra.  

O que é o Whatsapp Business API e como fazer uma conta nele?

Como citamos no tópico anterior, é preciso ter acesso ao API do Whatsapp para integrar um chatbot ao aplicativo. Mas afinal de contas, o que é Whatsapp Business API? De modo geral, trata-se de uma plataforma oficial do WhatsApp que permite as empresas se comunicarem com seus clientes de maneira mais profissional e eficiente através do aplicativo de mensagens.

Através dessa plataforma, as organizações têm acesso a recursos mais avançados de atendimento, como esses: possibilidade de enviar mensagens automatizadas, gerenciar conversas em equipe, integrar o WhatsApp com outras ferramentas de atendimento ao cliente e enviar notificações que não sejam promocionais ou de cobrança. 

Para criar uma conta no Business API, você tem que seguir um passo a passo. Acompanhe.

  • Acessar o site do WhatsApp Business API e se cadastrar como empresa;
  • Fornecer informações sobre a empresa, como nome, endereço e número de telefone;
  • Aguardar a aprovação do WhatsApp para utilizar a plataforma. Esse processo pode levar alguns dias e envolve uma análise das informações fornecidas pela empresa;
  • Receber um código de verificação, que deverá ser inserido no aplicativo de gerenciamento do WhatsApp Business API para concluir o processo de criação da conta;

A partir da criação da conta, a empresa pode programar o bot e começar a prestar atendimentos de maneira mais ágil e personalizada aos clientes.

Quais os benefícios do bot de atendimento para whatsapp?

Homem jovem e negro, mexendo em um ceular com semblante de satisfação e um notebook em sua frente, em cima da mesa

As empresas que utilizam um chatbot de atendimento para WhatsApp obtém muitos benefícios a respeito da experiência dos clientes. Algumas dessas vantagens são:

  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana: com o bot de atendimento para WhatsApp, as empresas podem oferecer um atendimento constante aos seus clientes, independentemente do horário ou dia da semana;

 

  • Respostas imediatas aos clientes: o bot é capaz de responder às mensagens dos clientes instantaneamente, garantindo um atendimento ágil e eficiente;

 

  • Redução do tempo de espera na fila de atendimento: utilizando o bot, muitas das demandas dos clientes podem ser atendidas de forma automática e simultânea, reduzindo o tempo de espera na fila de atendimento;

 

  • Redução de custo: com o bot de atendimento para WhatsApp, as empresas podem reduzir o custo com atendimento ao cliente, uma vez que muitas demandas podem ser atendidas automaticamente;

 

  • Personalização do atendimento: o chatbot pode ser programado para coletar informações dos clientes e oferecer um atendimento mais personalizado, humanizado e eficiente;

 

  • Auxílio na geração de leads: os bots coletam, durante o atendimento, dados como nome, e-mail, telefone, entre outros dados. Essas informações são utilizadas para criar um cadastro de leads qualificados, que podem ser trabalhados pela equipe; 

 

  • Aumento da satisfação do cliente: com um atendimento mais ágil, eficiente e personalizado, os clientes ficam mais satisfeitos e propensos a recomendar sua empresa para outras pessoas.

 

Sendo assim, os chatbots para whatsapp proporcionam diversos benefícios para as organizações, apresentando significativas melhorias no atendimento ao cliente. 

Como criar um bot de atendimento para WhatsApp?

Agora que você entendeu como funciona um chatbot para whatsapp e os benefícios proporcionados, é o momento de saber como criar um bot para a sua empresa. Para isso, é necessário cumprir algumas etapas. Acompanhe a seguir. 

 Cadastre-se no WhatsApp Business API

Para utilizar um bot de atendimento para o aplicativo, é necessário ter acesso à API do WhatsApp Business. O cadastro pode ser feito no próprio site.

Crie um número de telefone exclusivo para o bot

O número de telefone utilizado pelo bot deve ser exclusivo para esse fim. Ele pode ser criado em um serviço de telefonia móvel ou fixa.

Contrate um desenvolvedor ou use uma plataforma de chatbot

Para criar o bot, você pode contratar um desenvolvedor ou uma empresa especialista em desenvolvimento de chatbot, como a da InBot. 

Defina as respostas automáticas

Após criar o bot, é preciso definir as respostas automáticas para as perguntas frequentes dos clientes, informações sobre produtos ou serviços, agendamento de atendimentos, entre outras funções.

Teste e ajuste o bot

Antes de colocar o bot em funcionamento, é importante testá-lo e ajustá-lo para garantir que as respostas sejam precisas e coerentes, de acordo com a estratégia de atendimento adotada pela empresa.

Conte com o serviço de excelência da Inbot

A InBot é uma empresa de credibilidade no mercado, desenvolvendo chatbots para grandes empresas dos mais variados setores desde 2001, sempre obtendo resultados positivos. Criamos o seu chatbot e integramos ele ao whatsapp de sua empresa, melhorando significativamente o atendimento aos clientes. 

Nossos chatbots são desenvolvidos com a mais alta tecnologia disponível no mercado, equipados com IA, PLN e totalmente personalizados para o perfil de cada marca. Além disso, possuem evolução de aprendizado pelo histórico, capacidade de reconhecimento e interpretação de mensagens de texto e por voz. 

Outro ponto a ser destacado, é que mesmo depois do seu chatbot ser finalizado, recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária. Isso é garantia de muito mais oportunidades de evolução, precisão e adaptação rápida a eventuais mudanças, novos cenários e comportamentos. Nossos especialistas são capacitados para enxergar as melhores oportunidades para evoluir ainda mais a inteligência de seu bot. 

Deseja investir em um chatbot de atendimento para whatsapp e alavancar os seus negócios? Não perca tempo e entre em contato conosco. Fale com um de nossos especialistas e agende uma reunião para conhecer melhor nossas soluções. 

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