A ascensão do atendimento via WhatsApp e a Importância dos Chatbots

 O avanço da tecnologia e as consequências causadas pela pandemia do novo Coronavírus, fizeram com que os hábitos dos consumidores mudassem.Com isso, o atendimento via whatsapp começou a ganhar mais destaque e hoje é o principal canal entre empresas e consumidores. 

E essa popularidade do Whatsapp começou a ser refletida em números. No ano de  2020, o aplicativo de mensagens instantâneas estava presente em cerca de 99% dos smartphones no Brasil, conseguindo conquistar uma base de incríveis 120 milhões de usuários. E desse montante, aproximadamente 77% utilizam o whatsapp para se comunicar com as marcas. 

 Segundo dados apresentados no Encontro de Conclusões e Tendências do Prêmio Consumidor Moderno, que aconteceu no primeiro semestre de 2022, há aproximadamente 154 milhões de pessoas diariamente no app. Além disso, conforme o mesmo relatório, mais de 80% dos clientes entrevistados estão satisfeitos com o atendimento via whatsapp e cerca de 86% das instituições avaliadas utilizam a ferramenta. 

Portanto, não é à toa que inúmeras organizações estão utilizando o aplicativo como peça fundamental para as estratégias de alavancar as vendas. E para prestar um atendimento ainda mais rápido e eficaz por meio do whatsapp, muitos gestores investem em chatbots. Os robôs equipados com IA (Inteligência Artificial) conseguem interagir com os clientes de maneira humanizada, dinâmica e solucionar dúvidas em pouco tempo. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste conteúdo que preparamos. Nele vamos te mostrar o amplo uso do whatsapp como canal de atendimento ao cliente e a importância dos chatbots nesse processo. Fique conosco!

As fases da ascensão do atendimento via whatsapp

Duas mulheres sentada em um sofá e uma delas com um tablet. As duas estão olhando e sorrindo para o logo do whatsapp entre elas

Desenvolvido em 2009 pelo ucraniano Jam Koun, o Whatsapp surgiu para ser um aplicativo apenas de entretenimento. O tempo foi passando,o app sofreu várias atualizações e passou a ser percebido como uma grande ferramenta para atendimento. E como citamos na introdução, hoje em dia o whatsapp é o principal canal entre empresas e clientes.

 E isso se deve muito ao fato de ser um aplicativo leve, dinâmico, fácil de usar e que consome poucos dados. Assim, conquistou uma enorme base de usuários e segue aumentando sua adesão entre os consumidores. 

Mas antes mesmo de estourar a pandemia, o aplicativo já vinha se consolidando como o principal meio de comunicação entre marcas e clientes. O relatório CX Trends, feito pela Opinion Box, revelou que até fevereiro de 2020 a ferramenta figurava como a principal ferramenta usada por 57% dos clientes . 

O surgimento das versões Business do aplicativo, em 2018, facilitou e levou a interação das instituições com o público para outro nível. Foi o início da consolidação do whatsapp como a ferramenta mais utilizada para a comunicação com as marcas. Veja as características de cada um. 

Whatsapp Business

Essa versão foi desenvolvida para pequenas e médias empresas, possibilitando ao pequeno empresário comunicação direta com os clientes e outras organizações. 

Com o Whatsapp Business, você obtém muitas vantagens , como:

  • Canal de comunicação centralizado
  • Exibição de informações relevantes , como e-mail, site e endereço físico em seu perfil comercial
  • Criação de mensagens automáticas programadas
  • Configuração de respostas instantâneas para as perguntas mais frequentes
  • Análise das estatísticas de seu perfil

 

No entanto, as solicitações precisam ser respondidas uma por vez, o que acaba gerando dificuldades para as grandes empresas. Por isso que, para suprir as demandas dessas instituições maiores, existe a versão Business API. 

Ressaltando que você encontra a  versão Business nas lojas de apps disponível para download e se diferencia do aplicativo convencional pela letra B no centro do ícone. 

Whatsapp Business API

Podemos dizer que essa versão é mais incrementada. Ela permite que você consiga automatizar muitos processos e implementar um chatbot com IA para atender em seu whatsapp. Muitos funcionários também podem prestar atendimento a um mesmo número. Outras vantagens do Business  API são:

  • Escalabilidade, otimizando as operações dentro das empresas
  • Possibilidades de realizar campanhas de marketing
  • Análise dos dados de seu perfil 
  • Permissão para colocar um número fixo ou o tradicional 0800 as informações de sua conta comercial

 

Além dessas vantagens, o Whatsapp API, assim como no Business, possibilita que você coloque outras tantas informações básicas e importantes em seu perfil, como endereço e-mail, perfil em redes sociais e descrição comercial. 

Para integrar o Business API, sua empresa necessita de bons desenvolvedores que sejam capazes de fazer o processo. Além disso, você precisa de uma plataforma qualificada, como a da Inbot, para utilizar todos os recursos disponíveis. 

A importância dos chatbots nos atendimentos multicanalidade

A multicanalidade ou multichannel, como o próprio nome sugere, significa as diversas possibilidades que os clientes podem ter para entrar em contato com as marcas.

Trata-se de uma plataforma que faz com que as demandas vindas de diferentes canais de comunicação caiam no mesmo lugar. Dessa forma tudo fica integrado, independente se o atendimento será via whatsapp, facebook ou instagram

E a vantagem disso tudo é que estar presente em diversos canais de comunicação, a chance de impactar e atrair mais clientes é maior. Você também  acaba oferecendo mais comodidade e variedade aos clientes. 

Mas atender em muitas plataformas não é nada simples. A demanda pode ser grande e o tempo de espera dos consumidores pode ser afetado. Por isso que, para esse atendimento ficar ainda mais completo, muitas empresas investem em chatbots inteligentes.

Por serem softwares altamente intuitivos, programados para desenvolver diálogos coerentes e humanizados com os consumidores, oferecem uma melhor experiência aos clientes, fornecendo atendimentos simultâneos.

 Até porque os bots são ágeis, conseguem resolver dúvidas e apresentar soluções rapidamente. Características essenciais para uma atendimento multicanal eficiente, diminuindo o tempo de espera. Uma automatização imediata de processos. 

Além dessas vantagens, o chatbot pode atender em todos os canais em qualquer hora do dia, durante os sete dias da semana. Veja mais alguns benefícios que os chatbots podem proporcionar em um atendimento multicanal. 

Atendimentos personalizados

Os chatbots podem absorver dados disponibilizados pelos consumidores nas redes sociais e proporcionar um atendimento personalizado, chamando o cliente até mesmo pelo nome durante a conversa. Essa ação faz com que os bots possam oferecer produtos do gosto daquele cliente, além dos consumidores sentirem mais confiança na empresa. 

Economia de custos

Esse é outro benefício que os chatbots podem oferecer ao seu negócio. Por ter a capacidade de atender multicanais de maneira simultânea, não há necessidade de você ter muitos funcionários exclusivos para desempenhar esse trabalho. Deixe o chatbot com os atendimentos simples e economize tempo e dinheiro para situações mais complexas.

Baixo índice de erros nos atendimentos

O chatbot é um atendente incansável em multicanais e que não se distrai, diminuindo bastante a chance de erros no atendimento. Quando bem programado, o bot sempre irá saber dar o melhor direcionamento ao cliente e as respostas certas. Caso aconteça algo fora da programação, o atendente humano assume na resolução de algum problema de maior complexidade. 

O padrão Inbot de excelência

Mas para que o seu chatbot cumpra o serviço com maior eficiência e entregue a você os resultados desejados,é preciso investir em uma ferramenta de qualidade. 

A Inbot é referência no mercado. Desde 2001 desenvolve chatbots com a melhor tecnologia, para muitas grandes empresas dos mais variados setores, obtendo sempre resultados positivos. 

Nossos bots possuem inteligência artificial e são totalmente personalizados para a melhor experiência de seu cliente. Por isso nossos chatbots possuem números robustos.

  • NPS de 92%, 
  • Redução de mais de 60% no TMA
  • 35% de conversão
  • 70% de retenção de clientes
  • ROI de R$100 milhões . 

 

E então, que tal investir em um chatbot para o seu atendimento via whatsapp e outros canais? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio.

Se você deseja saber mais informações sobre o assunto abordado neste conteúdo e outros relacionados a marketing digital e chatbots, acesse o nosso blog. Lá você vai ficar por dentro de tudo o que acontece.  

 

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