API do Messenger para Instagram: Aprenda a utilizar em seu Bot de Atendimento
Smartphone mostrando conversa entre cliente em chatbot.

Desde o segundo semestre de 2021, o API do Facebook messenger está liberado para todas as contas comerciais do Instagram. A partir desse anúncio, inúmeras empresas adotaram a tão aguardada ferramenta para dar aquele up nos negócios em uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. 

 

O API messenger para instagram passou a ser um poderoso recurso para que as organizações possam estabelecer diálogos mais significativos com os clientes, aumentar as vendas e ainda gerar fluxo maior de engajamento. 

 

Mas afinal, como utilizar o API para Instagram no chatbot para atendimento? Através desse conteúdo que preparamos, você vai tirar essa dúvida e entender a importância dessa ferramenta na evolução do seu negócio. Continue a leitura. 

 

O que significa a API do Instagram?

Identidade visual do Instagram em um fundo branco

A sigla API quer dizer Application Programming Interface ,que trazendo para o português, significa uma interface de programação de aplicações. Seu uso não é complexo e ela chega para tornar mais fácil a comunicação pelo Instagram. 

 

A ferramenta possibilita o uso de chatbots na DM do Instagram, fazendo com que seus clientes desfrutem de um atendimento mais ágil. Ela também traz a possibilidade de você integrar outras plataformas de trabalho na sua rede. Assim, é possível gerenciar de maneira mais eficiente a comunicação automatizada. 

Por qual motivo o API messenger para Instagram foi liberado?

Os testes em versão beta começaram a ser realizados em outubro de 2020. Na época, o Instagram começou a liberar a API para um grupo restrito de organizações, de portes diferentes, oferecendo novas ferramentas que possibilitam comunicação escalada entre os públicos. 

 

Após esse período realizado com sucesso, a API foi liberada para que as empresas do mundo inteiro pudessem fazer a integração das mensagens do instagram com os demais aplicativos de fluxo de trabalho.

 

E dentre os motivos para a liberação da API, podemos citar essas: aprimoramento da experiência do cliente durante o atendimento, muitas organizações preferem centralizar o gerenciamento de comunicação em um lugar só e a extensão do fluxo de trabalho de maneira eficaz em muitas plataformas. 

 

E quem pode usar a API messenger para Instagram?

A API para Instagram foi liberada na metade de 2021. Basicamente, ela é destinada a todas as companhias que possuem uma conta na plataforma e a utilizam para um atendimento escalado. Também serve para um atendimento com mais proximidade e agilidade. 

Integração da API com o Instagram: como funciona?

A API é uma ferramenta poderosa para interagir com o público via direct, com respostas claras, e gerar mais engajamento para a sua marca, auxiliando no fluxo de trabalho. Isso porque, trata-se de uma tecnologia sofisticada, avançada, que permite integrar chatbots  e CRMs. 

 

Além disso, o desempenho do perfil comercial das empresas fica melhor a partir do tempo de uso, por conta do aprendizado de máquina. Essa tecnologia salva os dados das conversas com usuários, fazendo com que os diálogos evoluam de forma coerente. 

 

Outro ponto que vale ressaltar, é a automatização de respostas nos stories. Os usuários não precisam entrar em contato com sua marca apenas pelo messenger, gerando mais uma forma de contato e engajamento. 

Benefícios da API para Instagram

A API para Instagram traz muitas vantagens, partindo do princípio de que a rede social é uma das mais utilizadas no mundo atualmente. São mais de 1 bilhão de contas ativas. Veja alguns dos benefícios que listamos para você compreender melhor o quanto essa ferramenta pode ajudar na evolução de seu negócio. 

Integração com CRM

Com a integração do API do Instagram ao CRM utilizado em sua empresa, é possível que as mensagens que chegam pelo app possam ser acessadas pelo software ou plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente que você usa. Assim, estratégias mais assertivas podem ser aplicadas por meio do uso de dados e histórico de conversas. 

Mais agilidade no atendimento

Um dos principais pontos da API messenger para  Instagram é a automatização do atendimento. São respostas mais humanizadas e automáticas que os bots proporcionam aos clientes. Dessa forma, as dúvidas são sanadas instantaneamente pelo DM do app. 

Nível maior de engajamento

A ferramenta possibilita mais dinamismo na utilização de chatbots com diálogos humanizados e coerentes com os usuários. Isso faz com que os clientes tenham uma experiência diferenciada de atendimento e, por consequência, fiquem satisfeitos.Tudo a partir de um atendimento direto e rápido. São características que dão engajamento entre público e marca. 

 Como vincular o messenger ao Instagram?

Agora você deve estar se perguntando como fazer para utilizar o API no atendimento. Calma, vamos explicar. 

 

Para esse processo, é necessário que você siga alguns passos. Veja abaixo o que fazer para integrar API messenger no Instagram. 

 

Passo 1: Você precisa ter uma conta comercial no Instagram. 

  • Entre em configurações na conta 
  • Toque na opção “ Mudar para Conta Profissiional”.

 

Passo 2: Agora é preciso conectar sua conta profissional ao Facebook na Central de Contas. 

  • Acesse seu perfil no Instagram. 
  • Vá até as configurações,
  • Toque em Central de Contas no canto inferior direito e depois em Configurar Central de Contas
  • Selecione a opção adicionar conta do Facebook e confirme. 

 

Passo 3: Nessa etapa, você irá adicionar ou alterar a página no Facebook que está conectada em sua conta empresarial. 

  • Entre no seu perfil 
  • selecione a opção “Editar Perfil”
  • Dentro das informações comerciais públicas selecione a página e escolha a página que deseja se conectar. 

 

Passo 4: Com sua página no facebook em ordem, agora  é o momento de você permitir as mensagens para o Instagram. Faça o seguinte:

  • Toque em sua foto do perfil
  • Toque nos três traços no canto superior direito  e em configurações
  • Vá em privacidade . Em interações, Acesse mensagens 
  • Habilite o “Permitir acesso às Mensagens”. 

 

Fazendo esses passos, você poderá ter acesso à API e fazer com que seu bot responda os clientes pela rede social. 

A melhor plataforma de chatbot para Instagram

Pessoa mexendo no Smartphone

Você pôde ver  no tópico anterior os passos para fazer a conexão entre chatbot e o canal do Instagram para utilizar a API. Entretanto, antes de tudo, você vai precisar de ter um chatbot eficiente, desenvolvido em uma plataforma moderna, que permita toda essa integração.

 

A plataforma Inbot é composta com o que há de mais tecnológico no mercado, excelente para qualquer tipo de trabalho, do simples ao mais complexo. Ela também pode ser integrada com CRM , APIs , automação de marketing, em diversos canais e inúmeros outros sistemas. Além disso, é  completamente intuitiva, sendo fácil de ser utilizada por qualquer pessoa. 

 

É a partir da nossa plataforma que os bots da Inbot prestam um serviço de excelência, capaz de interagir em qualquer canal digital e sem a frieza das URAs, sempre estimulando um diálogo humanizado com os clientes. Nossos indicadores comprovam esse sucesso;

 

  • 92% de NPS
  • Redução de mais de 60% de TMA
  • 70% de retenção dos clientes
  • ROI de R$ 100 milhões

 

São apenas alguns resultados que mostram o incrível desempenho da nossos bots.

 

Gostou do conteúdo sobre API do messenger para Instagram e como integrá-la ao seu chatbot? Acesse nosso blog e fique por dentro de muitas novidades relacionadas ao mercado de chatbots. Também entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e tenha seu próprio chatbot. 

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