Boas práticas para design de chatbots no Facebook Messenger
Três homens com avental de cientista fazendo manutenção em um rosto grande de um robô

Assim como em outras plataformas, um design de chatbot no Facebook Messenger enriquece a conversa e torna a comunicação entre marca e cliente melhor e de muito mais qualidade para as duas partes. E no Messenger há componentes que podem fazer a diferença nesse aspecto, tornando o diálogo atrativo. 

Funciona como se o chatbot estivesse fazendo gestos para mostrar ao usuário do que ele está tratando com o maior detalhamento possível. Ou seja, um bom design está totalmente ligado à experiência do cliente (User Experience). E para isso, é fundamental utilizar as boas práticas de design na criação do bot.

Você se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então fique conosco e continue a leitura deste conteúdo que preparamos. Nele, vamos mostrar o que deve ser aplicado para a criação de um design competente de chatbots no Facebook Messenger. Veja a seguir! 

A importância do chatbot para Facebook Messenger

Antes de abordarmos as boas práticas de design para chatbots no Facebook, vamos destacar alguns dos principais benefícios de investir em um bot nessa plataforma. Afinal de contas, atualmente os robôs com IA (Inteligência Artificial) fazem parte do planejamento estratégico de qualquer empresa que almeja se desenvolver no mercado. 

Nesse cenário, assim como os chatbots para whatsapp, o Facebook é uma das redes em que as organizações mais investem nos assistentes virtuais. Um dos motivos é pelo número de usuários  ativos. Estima-se que sejam mais de 2 bilhões em todo o mundo. É muita gente!

Mas agora vamos às vantagens proporcionadas pelos chatbots no Facebook Messenger. Confira nossa lista.

  • Agilidade no atendimento : Os chatbots possuem a capacidade de deixar os atendimentos mais rápidos, sem perder a qualidade. Até porque, esses robôs podem atender muitos clientes de maneira simultânea também no Messenger. Isso diminui o tempo da fila de espera e aumenta a satisfação dos consumidores.
  • Suporte facilitado ao cliente: Fidelizar clientes é um dos pontos chave para o crescimento e sobrevivência dos negócios. Aqueles clientes que não tiveram uma boa experiência no atendimento, a chance é grande de migrarem para o concorrente. Utilizando um chatbot no Facebook Messenger vai possibilitar um suporte em qualquer hora do dia ao cliente, imediatamente. 
  • Mais engajamento com a sua marca: Os chatbots no Messenger também podem melhorar a interação e o engajamento dos consumidores com a sua marca. Isso acontece porque os bots, por exemplo, não tem mudança de humor. Eles sempre irão atender os clientes da melhor maneira, da forma que foram programados. Além disso, os bots podem enviar mensagens de feliz aniversário, ações da empresa, convidar os consumidores para eventos e muito mais. 
  • Aumentam a geração de leads: Potencializar os leads é com os chatbots. Durante um atendimento, eles são capazes de coletar dados importantes para as estratégias de vendas de  sua marca, como um atendimento mais personalizado, apresentando produtos de acordo com o perfil do cliente. 
  • Aumento nas vendas: Ajudar a aumentar o faturamento da empresa é uma das principais características dos chatbots, independente da plataforma. E os bots podem fazer isso de muitas maneiras. Além de serem ágeis e atenderem a qualquer momento, como já citamos, podem direcionar o usuário para a página de vendas de um produto específico. São ações que facilitam o trabalho dos vendedores e auxiliam no aumento das vendas. 

Fatores que ajudam nas  boas práticas para o design de seu chatbot no facebook

Agora que você já sabe qual a importância dos chatbots no facebook e as vantagens que podem levar à  sua marca, é o momento de entender alguns fatores que ajudam nas boas práticas para o design de seu chatbot no facebook. 

Lembrando que é o design que irá permitir uma conversa de mais qualidade com os clientes. Então, vamos a esses componentes. 

A tela de boas-vindas

A tela de boas-vindas é o primeiro contato do cliente com o design do chatbot. Por tanto, nessa parte, faça uma descrição bem objetiva,  clara e ao mesmo tempo atrativa para mostrar quais são as  funções desempenhadas pelo seu bot e como ela irá ajudar os clientes. Ressaltando que o texto da descrição tem o limite de 160 caracteres.

 Partindo do princípio de que a primeira interação vem do usuário, é recomendável utilizar a tela de boas-vendas como uma espécie de orientação. Isso porque, normalmente, o usuário não sabe o que fazer para iniciar o diálogo com o bot. Sendo assim, a tela de boas vindas é responsável por reduzir bastante erros de comunicação entre chatbot e cliente. 

Gatilho de continuidade/ Quick Reply

O Gatilho de continuidade, também conhecido como Quick Reply, é um recurso muito importante e utilizado no design do chatbot para Facebook Messenger. Como o próprio nome em Inglês já diz, essa função representa respostas rápidas para que os bots possam continuar com o atendimento. 

Para ilustrar, são opções de respostas diretas que aparecem na tela durante a conversa com o bot. Por exemplo: O bot fala  sobre um modelo de camiseta que você pediu e mostra foto do produto. Logo aparecem opções para você saber mais sobre a peça ou ver o mesmo item de outra cor. Dessa forma, independente da resposta escolhida, o diálogo segue sem perder o contexto. 

Mas para programar esse recurso é bom tomar alguns cuidados, como pensar bem na variedade de opções de respostas que será oferecida aos usuários. Também é essencial posicionar essas respostas de maneira simples e de fácil entendimento no design. Lembre-se: quanto mais objetiva for a informação melhor. 

Carrossel

Esse recurso é muito usado para deixar mais humanizado o chatbot e causar um impacto emocional no design das conversas automatizadas com os clientes. Utilizar cards para formar um carrossel de opções é uma das boas maneiras de proporcionar isso. Assim pode-se formar um leque de alternativas, onde  cada card pode ser uma resposta diferente que leva o usuário por experiências distintas. 

 

Ressaltando que muitas vezes esse recurso é utilizado junto com as Quick Reply. Funciona da seguinte forma: Dentro de um card, você pode colocar no máximo três botões de resposta rápida, que podem levar o cliente a algum ponto da conversa ou então até para um link externo. 

Imagens para fluxo

Dentro da conversa, você pode usar imagens com muitas informações e podem conter até infográficos com uma série de dados ou então no formato de cardápio, dependendo de qual produto sua marca vende. 

Com as fotos a conversa fica ainda mais dinâmica e atrativa. Além disso, não há necessidade de você elaborar textos grandes para passar essas informações ao cliente. 

No entanto, por questões de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, é sempre bom ter uma descrição dessas imagens ou até mesmo rever o conteúdo que está sendo divulgado na foto. 

Esses são fatores que contribuem para as boas práticas de design dos chatbots para Facebook Messenger. Com esses componentes você irá proporcionar uma experiência muito mais positiva ao seu público. 

Mas antes de tudo, é preciso investir em um chatbot inteligente, equipado com alta tecnologia, em uma plataforma intuitiva e simples de entender por qualquer pessoa. Nos chatbots desenvolvidos pela Inbot você encontra isso e outras características para que suas metas sejam alcançadas. 

A Inbot é referência no mercado de bots e desde 2001 cria assistentes virtuais para grandes empresas, dos mais variados segmentos, sempre obtendo resultados positivos. Nossos bots são personalizados, dotados de inteligência artificial e feitos com a mais inovadora tecnologia. Não à toa que possuem números robustos, como 

  • NPS de 92%, ;
  • Redução de mais de 60% no TMA;
  •  35% de conversão;
  • 70% de retenção de clientes;
  •  ROI de R$100 milhões . 

Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e conheça mais sobre as nossas soluções para alavancar o seu negócio.Também acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no universo dos chatbots e marketing digital. 

 

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: