Chatbots para Eventos: Conheça possíveis aplicações
Homem conversando com um chatbot, que está dentro da tela de um smartphone gigante

Assim como acontece em outros segmentos do mercado, empresas estão fazendo uso de  chatbots para eventos. Os robôs, que a cada ano ganham mais espaço no mundo corporativo, abrem muitas possibilidades de estratégias para melhorias no setor. 

Os chatbots possuem a capacidade de aprimorar a comunicação entre as companhias envolvidas na promoção do evento, além de proporcionarem uma experiência diferenciada aos participantes.

Quer saber como os chatbots podem ser eficazes e fazer toda a diferença no processo de elaboração de eventos? Então continue a leitura deste artigo, pois nele vamos te mostrar as vantagens e como funciona um chatbot para eventos. Fique conosco e entenda mais sobre o assunto! 

Os chatbots para eventos

O chatbot para eventos é uma ferramenta equipada com IA (Inteligência Artificial), que pode ajudar você em muitos processos dentro do planejamento estratégico estipulado. Com agilidade e eficiência, os robôs oferecem uma experiência diferenciada ao público, através de mensagens personalizadas, para uma comunicação mais humanizada e fluida com as pessoas que estão em busca de informações. 

Eles também podem prestar auxílio na parte de divulgação do evento, venda de ingressos, geração de bilhetes, atendimento a  dúvidas recorrentes do público

 e direcionar para um atendimento humano específico. 

 Ressaltando que todas as respostas do chatbot serão de maneira totalmente interativa, podendo ter imagens, vídeos e áudios, gifs, links e emojis. E claro, por meio de uma forma de comunicação tendo a linguagem do seu evento. 

Outro ponto, é que os chatbots recebem e replicam os feedbacks recebidos de forma automatizada, sejam eles positivos ou negativos. E quando a mensagem de algum cliente refere-se a um problema que necessita de uma solução imediata, o bot consegue agilizar a tomada de decisão. 

Além disso, a ferramenta consegue fazer a medição do engajamento do público, através de interação, sentimentalização e outras formas. Também vale ressaltar que os usuários não precisam entrar em contato com o bot para ele realizar o serviço. Você pode programar o assistente virtual para disparar mensagens automáticas a centenas de pessoas ao mesmo tempo. 

E com tudo isso, os chatbots conseguem liberar a sua equipe para atividades com maior complexidade e que só podem ser desempenhadas por colaboradores humanos. 

As vantagens de utilizar chatbots para eventos

Como você já pôde perceber, se os chatbots estiverem bem programados, podem contribuir muito para o sucesso de seu evento. Veja a seguir alguns dos principais motivos para usar  um bot para eventos. 

Ter presença em multicanais 

É uma tarefa extremamente difícil manter uma equipe por 24 horas ligada em várias plataformas de atendimento para atender o público de algum evento. Os chatbots facilitam esse trabalho, pois podem estar programados para atuarem em diversos canais, integrando todas as informações em apenas em um único painel. Isso significa mais agilidade  no atendimento e diminuição de esforço.  

Interações mais acessíveis

Os chatbots não possuem limites de atendimento ao mesmo tempo e estão disponíveis todos os dias da semana, a qualquer hora. Todos os participantes que acionam o chatbot serão atendidos, não importando o local onde estejam, de forma ágil e sem aquela típica fila de espera. 

Redução de custos

Como citamos antes, um chatbot para eventos atende em diversos canais no mesmo período de tempo, com agilidade, sem precisar de interação humana. Portanto, isso implica na redução de custos com funcionários e diminuição de esforço, liberando a equipe para desempenhar outras tarefas. 

Mais notoriedade no mercado 

Os chatbots para eventos, assim como em outras áreas, estão ganhando mais espaço com o passar dos anos. Entretanto, ainda é uma ferramenta pouco explorada nesse setor, apesar de seu grande potencial. Por isso que você ganha mais destaque no mercado e sai na frente dos concorrentes. 

Automatização de tarefas

Todo o fluxo básico de um evento pode ser automatizado por um chatbot e, assim, muitos esforços serão poupados. Com um bot, por exemplo, é possível automatizar as seguintes ações: divulgação do evento, venda de ingressos, coleta de dados para cadastro, confirmação de compra do clientes, informações gerais sobre o evento, emissão de certificados e muito mais. 

Consumidor mais satisfeito

Hoje em dia, com a rotina cada vez mais acelerada, não é nada fácil agradar os consumidores que não querem esperar muito para serem atendidos. Através da agilidade dos chatbots para eventos, o público tira suas dúvidas rapidamente e tem uma comunicação fluida durante o pós e pré-evento, ocasionando um alto nível de satisfação. 

Como desenvolver chatbots para eventos?

Para obter o resultado esperado, um chatbot para eventos precisa ter uma tecnologia avançada e especializada, através da IA. Dessa forma, o bot pode proporcionar uma comunicação eficiente e conseguir automatizar tarefas, além de se relacionar com os clientes por meio de multicanais e ser multi-integrado. 

Também é importante que o chatbot seja desenvolvido em uma plataforma bastante intuitiva, tecnológica e simples a ponto de qualquer pessoa conseguir utilizá-la sem qualquer tipo de dificuldade.

A tecnologia Inbot de chatbots

A Inbot é uma empresa consolidada e referência no mercado de chatbots desde 2001, desenvolvendo bots para grandes empresas de diversos segmentos. Nossos chatbots são criados com a mais alta tecnologia do mercado. São completamente personalizados para a sua marca, equipados com IA , fornecendo diálogos humanizados e coerentes par um desempenho de qualidade. 

Por isso, não é à toa que nossos bots possuem números muito positivos, como: 

  • NPS de 92%;
  • Redução de mais de 60% no TMA;
  •  35% de conversão;
  • 70% de retenção de clientes;
  • ROI de R$100 milhões

 

Está com planos de investir em um chatbot para eventos? Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e conheça melhor as soluções que temos para você desenvolver seu negócio. 

Gostou de entender mais sobre como funcionam os chatbots para eventos, a importância do papel desempenhado e os benefícios que podem trazer ao seu negócio? Compartilhe essas informações para mais pessoas.

E para saber mais sobre diversos assuntos relacionados ao universo dos chatbots e marketing digital, acesse o nosso blog. Lá você encontra muitas notícias e novidades. 

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