Chatbots para auxílio de pagamentos: Conheça os recursos da Inbot
Imagem representando chatbot com um cartão de crédito na mão

Hoje em dia, muitas empresas estão usando chatbots para auxílio de pagamentos pendentes no setor de cobrança. Os robôs também se tornaram uma ferramenta de grande ajuda para exercer as atividades em uma área da empresa tão importante e que lida com assuntos sensíveis. 

 

Assim como em outras áreas das organizações, os chatbots podem tornar o setor de cobrança mais ágil e automatizado, sem ser invasivo com os clientes, prestando suporte neste trabalho.  

 

Através desse artigo que preparamos, você vai saber quais as vantagens de ter um chatbot para ajudar nos pagamentos dos clientes  e como esses assistentes funcionam, tornando o trabalho do setor de cobrança das empresas mais eficiente. 

Entenda o que são chatbots

Os chatbots, em resumo, são softwares altamente interativos. Muitos deles são equipados com IA (Inteligência Artificial), que podem operar através de mensagem de texto e comando de voz. Os chatbots possuem grande capacidade de interação, mantendo conversas humanizadas e coerentes com os clientes. Também conseguem resolver situações de maneira ágil e eficaz. 

 

Além da IA, a tecnologia PLN ( Processamento de Linguagem Natural) é essencial para  que os chatbots façam toda essa interação. Com ela, o assistente virtual pode decifrar e decodificar todo o tipo de mensagem recebida pelos consumidores. 

 

No entanto, há condições para que esse potencial seja utilizado. É preciso que você nutra os robôs com uma base de conhecimento. É a partir desses dados  que os bots conseguirão exercer suas atividades com mais potencial. 

 

Vale ressaltar que apesar dos chatbots serem ferramentas potentes no auxílio para alavancar os negócios, eles não substituem os atendentes humanos. Os bots agregam qualidade ao time. Eles, inclusive, acabam liberando a equipe para focar em atividades mais complexas, enquanto ficam no atendimento. 

 

Chatbots no auxílio de pagamentos: como funcionam?

O setor de cobrança da empresa é o que presta um dos serviços mais delicados, tanto que requer muita concentração e esforço por parte dos funcionários que precisam de capacitação para o trabalho. Por consequência, há altos custos operacionais para o desenvolvimento das atividades.

 

Com a utilização de um chatbot para ajudar nesse serviço, você terá mais agilidade em um atendimento que pode ser realizado em qualquer hora do dia. Além disso, os bots fazem uma análise de dados com  mais eficiência, dando um suporte de maneira coerente e sem ser invasivo com os clientes. 

 

Outro ponto é que os bots  prestam atendimento mais rápido e personalizado. Assim, o nível de satisfação dos clientes aumenta. 

Quais os benefícios dos chatbots para o setor de cobrança?

Como você já deve ter percebido, há muitas vantagens em utilizar chatbots. Listamos aqui algumas dessas vantagens que fazem a diferença na realização deste trabalho. 

Retorno Rápido

A agilidade dos chatbots no setor de cobrança traz mais eficiência. A rapidez  é um dos principais pontos positivos no suporte prestado pelos bots. Geralmente acaba surpreendendo os clientes e colaboradores de forma positiva. 

Atendimento full time

Outra característica de destaque é o atendimento 24 horas por dia que os bots proporcionam. É o chamado atendimento 24×7. O cliente pode entrar em contato a hora que bem entender. 

Mais algumas características

Agora vamos citar aplicações relevantes dos chatbots, para serem utilizadas no setor de cobrança da empresa. Veja:

Envio automático de mensagens

 Pode ser áudio ou texto, com a ajuda de um chatbot, você pode programar simultaneamente uma série de mensagens automáticas para aqueles clientes inadimplentes. 

 

Para fazer isso, o chatbot pode estar conectado ao seu sistema de gestão empresarial. O bot irá analisar a situação dos clientes, verificar as datas de vencimento e começar a enviar mensagens de cobrança no estilo lembrete por e-mail, whatsapp ou SMS. 

SAC 

Além de proporcionar atendimento no horário que o cliente bem entender, os chatbots podem atender a solicitação de faturas,  2ª via  de boletos, informações sobre vencimentos e muito mais. É como se fosse uma espécie de SAC digital e automático. 

 

Através desses serviços a chance de fidelização dos clientes e de que eles se tornem melhores pagadores para sua empresa aumenta. 

Recursos Inbot para chatbots do setor de cobrança

A Inbot é referência no desenvolvimento de chatbots há mais de 20 anos.Utiliza as mais modernas tecnologias do mercado para te entregar um assistente virtual com muitas funcionalidades que são essenciais. . 

 

São  bots equipados com as tecnologias de  inteligência artificial e PLN, recursividade, análise de padrões e outros recursos que fazem com que o atendimento ao cliente seja mais humanizado possível e com diálogos coerentes. 

 

Os chatbots da inbot também são personalizados de acordo com cada marca e suas necessidades, gerando mais proximidade com o consumidor. No caso da cobrança, com esse recurso, é possível fazer uma triagem com o cliente e levá-lo até o setor responsável para realizar a negociação da dívida, sem a necessidade de intervenção humana. 

 

Gostou de saber mais sobre as funções e como funcionam os chatbots para cobrança? Entre em contato conosco , fale com um de nossos atendentes e conheça as soluções que temos para alavancar o seu negócio, através de chatbots com a mais alta tecnologia do mercado. 

 

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: