Chatbot SAC x Chatbot Marketing: 3 diferenças que você precisa conhecer
Chatbot SAC x Chatbot Marketing

Você sabia que existem diferentes tipos de chatbots desenvolvidos para as mais diversas aplicações, dentro de diferentes setores da sociedade? Chatbots SAC e Chatbots Marketing são alguns dos exemplos. Vamos conversar hoje sobre as principais diferenças entre Chatbot SAC x Chatbot Marketing. Continue lendo!

O que é um chatbot SAC?

 

Mãos com celular e cartão para acessar um chatbot SAC

 

Chatbot SAC é um software que conduz conversas inteligentes, de modo online, como qualquer outro assistente virtual. Porém, apresenta particularidades que são definidas pelo local de atuação e por seus objetivos finais.

Um chatbot SAC é um assistente virtual que atua diretamente no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), através de canais de comunicação da empresa, como sites, redes sociais ou telefone, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Sem atrasos ou filas, uma empresa que conta com chatbot SAC consegue atender instantaneamente, de modo rápido, fluido e prático, às necessidades e dúvidas de seus clientes online. 

O que é um chatbot Marketing?

 

Mulher com celular na mão escolhendo chatbot marketing

Chatbot Marketing é um assistente virtual designado para encontrar, atrair e fidelizar clientes de uma empresa.

Esses assistentes atuam através de estratégias de marketing, realizando campanhas de anúncios e interação com usuários online que em algum momento oportunizaram contato da empresa através de seus canais de comunicação.

Suas ações podem ampliar a visibilidade de uma marca, aumentar o número de consumidores, aproximar as relações de cliente e empresa e maximizar vendas online. 

Eles entregam os conteúdos sobre produtos e serviços de uma empresa e podem auxiliar toda a jornada de compra até sua conclusão. São capazes, inclusive, de realizar o processo de pagamento com muita agilidade e praticidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quais são as diferenças entre Chatbot SAC x Chatbot Marketing?

Até aqui, você já entendeu que chatbots SAC e chatbots Marketing são Interfaces Conversacionais potencializadoras de bons resultados para empresas online e conheceu suas especificidades.

Agora, vamos conversar sobre as principais diferenças entre esses dois tipos de bots inteligentes.

Escolha do caminho da conversa

 

Uma conversa com um chatbot SAC inicia através da procura realizada por um usuário. 

Portanto, é este usuário que define o caminho da conversação. O chatbot fica, assim, com a missão de responder e realizar ações relacionadas ao assunto específico acionado pela pessoa que o procurou.

É preciso investir em personalização qualificada para ter assistentes preparados para responder e realizar tarefas solicitadas por usuários, através das diversas maneiras existentes de se perguntar ou pedir algo.

Já o chatbot Marketing é quem define o caminho da conversa. Presente em anúncios das empresas, pode identificar, chamar a atenção de novos usuários e realizar conversas que fazem perguntas para entender mais sobre o cliente e mantê-los envolvidos com a marca.

São profissionais em interagir de modo leve com navegadores, recomendar produtos similares que o usuário busca, aprender sobre preferências de compras dos clientes, comparar padrões de comportamentos.

Método de coleta de informações

 

Enquanto um chatbot SAC trabalha no atendimento ao cliente, alcançando informações através do preenchimento de dados pessoais, um chatbot Marketing conhece mais detalhes e acompanha novas informações dos usuários através de suas interações criativas pelos diversos canais de comunicação.

Objetivos específicos

 

Um chatbot SAC tem objetivo de ajudar clientes a solucionar dúvidas através do autoatendimento.

 Esse robozinho, portanto, trabalha para apresentar informações claras sobre o negócio que está sendo vendido, realizar suporte técnico e status de compra/prestação e até efetuar agendamentos.

Um chatbot Marketing tem objetivo de divulgar a marcas de modo eficiente e automatizado. 

Esse assistente pode atuar, por exemplo, na comunicação das novidades da empresa, na realização de pesquisas de satisfação instantâneas, na recuperação de carrinhos de compras abandonados e no envio de mensagens promocionais, conquistando um contato constante com os clientes. 

Seja um chatbot para SAC ou um chatbot Marketing, a InBot é especialista na criação de bots inteligentes que conseguem atender as necessidades de cada empresa, em seus diferentes setores. Confira como construímos nossos chatbots.

Como a InBot constrói chatbots?

 

Chatbot SAC ou Chabot Marketing?

Através de amplo estudo e sem tecnologias pré-moldadas, criamos personagens com Inteligência Artificial sincronizada ao perfil e valores da sua marca.

São chatbots com alta capacidade de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita e da voz, eficientes em manter contextos lógicos e apropriados durante uma conversa. 

Além disso, eles aprendem e evoluem rapidamente com o histórico de uso.

A interação com a plataforma é simples e acessível a qualquer pessoa, sendo dispensáveis comandos especiais ou navegação no site.

Qual tipo de chatbot é melhor para a minha empresa?

 

Como você pode concluir, existem vários tipos de chatbots. Estes são projetados pensando no público específico que irá se comunicar, no contexto que estará inserido, nas expectativas para o futuro e nas necessárias formas de serem aplicadas.

Contar com esses assistentes é otimizar o tempo da sua equipe humana, permitindo-a se dedicar com mais qualidade às atividades mais complexas.

Apesar dessas diferenças existirem, os chatbots SAC podem atuar comumente com as funcionalidades do chatbot Marketing, de modo mais eficiente do que e-mails e publicações em redes sociais, reduzindo custos e potencializando resultados e experiências de usuários.

Quer essa tecnologia aliada à sua empresa, potencializando o seu atendimento ao cliente e/ou divulgando com excelência a sua marca? Fale agora com um dos nossos especialistas.

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