Chatbot para Whatsapp Business: o que é, como funciona e como criar um
Homem e mulher segurando tablets, em frente a uma tela grande com um chatbot branco aparecendo nela.

Utilizar chatbot para Whatsapp Business já virou uma tendência no mundo corporativo. A ferramenta, liberada em 2018, traz inúmeros benefícios, como automatizar os atendimentos e melhorar a experiência do cliente.

Com mais de 120 milhões de usuários ativos, conforme dados da própria plataforma, o Whatsapp Business tornou- se uma funcionalidade essencial para as empresas que desejam revolucionar a comunicação com os consumidores. A união da ferramenta e um assistente virtual inteligente, você consegue alavancar as vendas e obter um leque maior de possibilidades. 

Além de facilitar o atendimento, utilizando um bot Whatsapp, as empresas podem criar ações de marketing e fortalecer a conexão com o cliente de várias formas, como no contato pós-venda. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo que preparamos. Através dele, você vai entender mais sobre a ferramenta, como funciona um chatbot para WhatsApp Business e como criar um. Acompanhe! 

O que é um chatbot para WhatsApp?

Contar com um bot para Whats, atualmente, significa competitividade em um mercado acirrado e expandir as oportunidades de negócio. Números de uma recente pesquisa feita pela Opinion Box comprovam isso.Conforme o relatório, são cerca de 108,4 milhões de brasileiros ativos na plataforma. Desse montante, 76% afirmam que se comunicam com as empresas por meio do aplicativo. 

Um chatbot para WhatsApp domina as tarefas rotineiras e mais burocráticas. Ou seja, o bot otimiza vários processos, fazendo com que os seus colaboradores possam focar em tarefas mais complexas. Além disso, tem a capacidade de se comunicar com os consumidores de maneira mais prática, ágil, e reduz custos da empresa. 

Ou seja, ter um chatbot para WhatsApp significa alcançar a integração de um assistente virtual, que desempenha funções automatizadas pré-definidas, com o aplicativo de multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz mais utilizado no momento, o WhatsApp.

Vale ressaltar que um chatbot inteligente para WhatsApp, equipado com IA (Inteligência Artificial), pode ser utilizado por empresas de qualquer porte para potencializar as vendas. 

Bot WhatsApp Business: o que é?

O primeiro ponto, é entender que a conta comercial do WhatsApp é o WhatsApp Business. Então, quando você utiliza começa a utilizar essa funcionalidade da plataforma, está tornando o seu canal de atendimento pelo aplicativo mais profissional. Isso transmite a sensação de credibilidade e mais confiança aos consumidores. 

Para baixar a versão comercial do app, é preciso entrar na loja do seu celular e baixar

o app específico, representado por um ícone semelhante ao da versão convencional, porém com a letra “B” destacada. 

Pela facilidade e dinamismo de oferecer e divulgar produtos, as médias e pequenas empresas são as que mais têm se beneficiado com esse canal proporcionado pela versão comercial do aplicativo. 

Com essa funcionalidade, entre muitas vantagens, é possível automatizar mensagens e otimizar tempo. E isso, por consequência, melhora o atendimento, gerando mais satisfação dos clientes. 

API do WhatsApp

Mas para integrar um chatbot com o WhatsApp, é preciso ter a API (Interface de Programação Aplicações) do aplicativo. É através dele que que o app passa a ter a capacidade de incorporar outros softwares, inclusive chatbots. 

Para obter o API, você deve buscar algum provedor de soluções em negócios globais para a comunicação com clientes, os chamados Solutions Providers.Essas empresas são especializadas nesse trabalho, vão desenvolver a ferramenta para a sua empresa de forma legal e disponibilizar toda a estrutura necessária 

Quais as vantagens de utilizar um chatbot para WhatsApp Business?

Mulher mexendo no smartphone com semblante de satisfação.

Ter um chatbot para WhatsApp Business proporciona muitas vantagens para o seu negócio, como você já deve ter percebido. Veja agora as principais vantagens que um bot no aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo pode trazer. 

Comunicação automatizada

A automatização é um dos principais benefícios dos bots para WhatsApp. Ela ajuda você nos seguintes pontos cruciais: Atendimento de vários clientes de forma simultânea, agilidade sem perder a eficiência, prestação de atendimento em qualquer hora do dia e economia de custos com a contratação de muitos funcionários. 

Atendimento personalizado

Com o chatbot para WhatsApp, também é possível personalizar a comunicação, a tornando mais fluida e humanizada. Essa ação, leva uma melhor experiência aos clientes, que passam a se sentir importantes, parte daquela marca. 

Escalabilidade de atendimento

Outra vantagem é escalar o atendimento sem perder a qualidade do contato. Isso acontece , porque os bots inteligentes e equipados com PLN (Programação de Linguagem Natural) são capazes de estabelecer diálogos mais naturais e humanos, ao mesmo tempo que resolvem diversas demandas. 

Suporte através do canal favorito de muitas pessoas

Partindo do princípio que o WhatsApp, hoje em dia, é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, disponibilizar um suporte nessa ferramenta, ajuda a nas vendas e ,consequentemente, no alcance das metas

Redução do tempo de atendimento

Os bots são capazes de proporcionar mais segurança e agilidade nos atendimentos. Dessa forma, as filas de espera são reduzidas, à medida que conseguem resolver muitas demandas ao mesmo tempo. 

Possibilidade de atendimento híbrido

O atendimento chamado de híbrido, combinação das mensagens de um chatbot com o atendimento humano, é um dos benefícios proporcionados. Desse jeito, quando o chatbot não puder resolver a dúvida de algum cliente, o atendente humano entra em ação.

Nesses casos, o bot pode começar o atendimento, filtrar as dúvidas e encaminhar para a pessoa responsável. 

Auxílio na geração de leads

Um dos pontos mais importantes no processo de vendas e na potencialização de resultados é a geração de leads Um chatbot, durante a conversa com o cliente, pode pegar todas as informações necessárias para a sua equipe precisar para qualificar um lead. 

Como ter um chatbot para gerenciar os seus atendimentos?

Além de todos os benefícios citados acima, um chatbot consegue gerenciar a comunicação com os clientes que estiverem interessados nos produtos e serviços de sua marca de maneira mais prática, eficaz, mantendo um diálogo fluido e coerente. 

Para conseguir atender o cliente com mais eficiência,  fornecer diálogos conectados com o que o cliente está buscando,  é necessário que o chatbot tenha a tecnologia de PLN. Portanto, havendo um trabalho bem desenvolvido de gerenciamento, existem grandes chances de sua marca fidelizar clientes e prospectar novos. 

Vantagens também podem ocorrer internamente. Isso porque, pode contribuir para a otimização de processos que potencializam o trabalho da sua equipe de colaboradores humanos

Desfrute das vantagens da automação para WhatsApp com tecnologia InBot

A Inbot, empresa referência no mercado de bots, desenvolve assistentes virtuais para grandes empresas de diferentes segmentos desde 2001 e sempre com resultados positivos. 

Na InBot, além de personalizar o assistente virtual com o perfil do seu negócio, a tecnologia implementada garante à sua empresa um serviço de qualidade e que evolui constantemente, com 98% de precisão nas respostas às perguntas e solicitações.

Entre as diversas vantagens da automação para WhatsApp com tecnologia InBot, algumas delas são:

  • Interação humanizada, sem a frieza das URAs;
  • manutenção do seu negócio atrativo, com diálogos que engajam;
  • conquista da simpatia do público e alcance de excelentes negócios;
  • se torne uma marca reconhecida pela excelência no atendimento.

 

Diferente de outros assistentes virtuais do mercado, que só entendem números e palavras-chave, os chatbots da InBot são construídos com inteligência artificial e processamento de linguagem natural, tecnologias que permitem diálogos humanizados, coerentes e claros.

Não é por acaso que nossos chatbots possuem resultados robustos, como: NPS de 92%, Redução de mais de 60% no TMA,  35% de conversão, 70% de retenção de clientes,  ROI de R$100 milhões . 

Tem planos de integrar um chatbot no Chatbot Business? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco. Fale com um de nossos atendentes e conheça as soluções que temos para a sua empresa. Também acesse o nosso blog para ficar por dentro das novidades sobre chatbots e marketing digital. 

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