Chatbot para Instagram: Tendências para 2022
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Estamos em 2021 e as vendas online só crescem, as empresas do Brasil se tornam cada vez mais presentes e atuantes nos principais canais de comunicação e é nesse movimento que hoje vamos conversar sobre o futuro do chatbot para Instagram.

 

Tendências para as redes sociais 2022

Não é mais novidade que o medo que barrava as pessoas de realizarem compras pela internet, devido aos riscos possíveis de golpes, já foi substituído por uma Lei Geral de Proteção de Dados, por transformações digitais de segurança, atendimento e logística das empresas e por uma ampla circulação de vendas online em diferentes setores econômicos e comerciais da nossa sociedade.

 

A novidade é que esse aceleramento digital vai continuar e trazer outros cenários para o consumidor brasileiro.

 

Segundo uma pesquisa de Consumo online no Brasil, elaborada pela Edelman a pedido do PayPal, mais empresas virtuais devem surgir, investimentos na qualidade da experiência dos clientes se tornam foco dos canais de comunicação e as pessoas devem manter o ritmo de compras virtuais.

 

No meio de todo esse desenvolvimento, está a atuação das redes sociais para a ampliação das relações entre empresas e consumidores.

 

Se em 2020, a tendência mais significativa dessas redes foi o maior ingresso de novas contas, ou seja, foi a chegada de mais pessoas ao mundo virtual por meio delas.

 

Em 2021, a qualificação dos serviços oferecidos e a alta concorrência foram as chaves para as novidades deste ano. Então, o que será que podemos esperar para 2022?

 

Enquanto mais pessoas adotavam o hábito de se comunicarem e realizarem suas atividades cotidianas por meio das redes sociais em 2020, as empresas inteligentes se viram na obrigação de estarem presentes nessas redes pelo bem da vida ativa de seus negócios.

 

Mas já familiarizados com esses espaços online, os consumidores virtuais começaram a se sentir mais seguros e exigentes em suas navegações durante 2021, pressionando de novo por mais mudanças no mundo empresarial.

 

A pesquisa de Consumo Online no Brasil apontou que o consumidor online está mais maduro, sinalizando que 84,5% dos participantes do estudo afirmaram comprar sempre que podem pela internet, enquanto 12,7% compram apenas para alguns produtos e serviços, e 2,8% quando possível, evitam negociações virtuais.

 

Não basta mais estar presente, foi preciso oferecer maior clareza, agilidade, segurança, diferentes métodos de pagamento, formatos avançados de entrega e conteúdos compreensíveis e inclusivos durante todos os processos de encontro com a marca e acessos aos produtos e serviços.

 

E para 2022, uma das tendências esperadas é a de que as empresas já estejam oferecendo qualidade nesses processos e ainda, trabalhem com serviços de Social Commerce.

 

Ou seja, proporcionem ao consumidor de suas marcas, opções de compras dentro das próprias redes sociais, usando os diversos formatos de mídias compráveis, em vez de direcionar o cliente para um site, prolongando o processo de venda e deixando o cliente em um ambiente talvez ainda desconhecido, com pouco domínio e muito desconforto. 

 

E como o Instagram está se preparando para esse cenário? Continue lendo e descubra.

 

Tendências para o Instagram 2022

O Instagram investiu em diversas melhorias este ano, assim como o WhatsApp Business, o Telegram e o Facebook. Vamos citar algumas delas para você conferir se já está familiarizado.

 

Uma das novidades mais significativas foi a liberação da opção para publicações de fotos e vídeos por meio do computador. Chegou também a versão Lite do aplicativo, “roubando” menos espaço do seu celular.

 

E o Instagram Collabs, você já sabe o que é? Bem, a sua conta no Instagram agora também pode compartilhar a autoria de uma publicação com outras contas.

 

Ou seja, uma postagem sua pode estar vinculada ao nome de dois usuários e aparecer nos dois perfis, contribuindo para o trabalho de parcerias e publicidades.

 

O Story também ganhou atualização. Com função de legendas automáticas e tradução de fotos e vídeos. Além de alterações na opção “Amigos Próximos” e da liberação da figurinha de link para todos e rascunhos de stories.

 

A ferramenta do Reels se tornou a sua queridinha, fazendo o IGTV ficar de lado e até perder o seu botão. Hoje, os vídeos do Feed se tornam diretamente os IGTV. Testes para anúncios nos Reels estão acontecendo até hoje.

 

E para finalizar as novidades de 2021, aconteceu também uma chegada importantíssima: a Entrada de chatbots na popular rede social.

 

O Instagram hoje é o principal canal, ou o próprio canal, de negócios de muitos empresários. E essa tendência só deve se fortalecer em 2022.

 

Para 2022, a rede social já anunciou que está ensaiando novidades para o Story, como um espaço de stories exclusivos pagos e para a ferramenta “explorar”, com acréscimo de fotos e vídeos no momento das buscas. 

 

A utilização dos vídeos curtos verticais, o uso da realidade aumentada e o aperfeiçoamento em processos de vendas são outras tendências.

 

Chatbot para Instagram: O que vem por aí?

2021 está sendo apenas o primeiro ano dos assistentes virtuais inteligentes no Instagram. A partir do dia 13 de julho de 2021, contas com mais de 1000 seguidores foram liberadas para ter seu próprio chatbot.

 

Esses robozinhos até o momento, dentro desta rede social, podem atuar com o início de diálogos e na entrega de respostas rápidas e humanizadas aos comentários deixados por seus seguidores nas postagens da rede social e na interação pelo Direct Messenger (DM). Entenda melhor:

 

A chegada de chatbots Instagram já aponta resultados positivos para o mundo empresarial e revela algumas de suas vantagens, como a oferta de respostas automáticas aos comentários das suas publicações do Instagram ou o envio de mensagens automáticas pelo Direct para o seguidor que acessou via post, com o objetivo de iniciar conversas privadas para o alcance de dados do cliente e de possíveis venda ou agendamento de serviços.

 

Eles também já podem oferecer presença em multicanais iniciada a partir do Instagram, com botões de “enviar mensagem” configurados em anúncios pagos que levam o seguidor até o direct do seu perfil empresarial ou para outros canais de comunicação de preferência do cliente, como WhatsApp e Facebook Messenger;

 

E pode estar disponível a partir do link da sua Bio no perfil ou por interação através de posts em seu Feed, nos Stories e nas demais ferramentas do aplicativo.

 

Isso é só o começo! Chatbot para Instagram é a garantia de um atendimento constante, sem interrupção e com respostas rápidas para a geração de novos seguidores, a ampliação de novos clientes e um maior engajamento na rede, colocando a sua marca como destaque.

 

Se já está assim, imagina em 2022? Este será um ano de consolidação desses robôs inteligentes como parceiros fiéis dos empresários instagramers.

 

Além do aprimoramento das vantagens já existentes. Deve-se investir em testes para as possibilidades de realização de todo o processo de vendas dentro da própria rede social, como já acontece em outras redes.

 

Desenvolvimento de tecnologias que garantam aprendizado sem limites e “memória boa”, coletando informações e as enviando para um sistema de uso futuro, além de mais segurança no atendimento e redução de custos para o empresário também devem acontecer.

 

Funções relacionadas com tags em feed, nos Stories e nos Reels e participações na execução de Lives Commerce, a partir de catálogos de produtos, em processos de vendas sem os usuários saírem da plataforma de mídia social devem ser estudadas junto aos avanços tecnológicos do mundo dos chatbots para 2022.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Que tal desenvolver o seu próprio chatbot para o perfil empresarial do seu Instagram? Converse com quem entende do assunto, conte com a gente!

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