Chatbot para Facebook: o que é, como funciona e como usar
Ilustração d euma mulher conversando com um chatbot facebook

Se você deseja proporcionar aos clientes da sua empresa um atendimento otimizado, rápido e gratuito em uma das principais redes sociais, a automação do Chatbot Facebook é uma excelente iniciativa. 

Essa integração entre Facebook, Messenger e chatbots representa mais um passo na otimização da gestão de suas redes sociais, e pode ser muitíssimo vantajoso para a sua empresa.

Pensando nisso, a Inbot preparou este conteúdo para ajudar você a compreender melhor de que forma a automação do Messenger através do Chatbot Facebook auxilia o seu negócio a vender mais. Acompanhe a leitura!

Chatbot Facebook: o que é?

O Chatbot Facebook é um software automatizado de mensagens que utiliza inteligência artificial para conversar com as pessoas dentro da plataforma, fornecer informações, recomendar produtos e ajudar os clientes durante toda a jornada de compra. 

Ou seja, ele é programado para entender as perguntas, fornecer respostas e executar tarefas para todos os usuários do Facebook.

Isso representa uma economia enorme de tempo para os seus clientes, visto que no lugar de abrir um aplicativo, carregar uma página da web ou até mesmo fazer uma ligação telefônica, eles podem simplesmente digitar sua mensagem e ter uma resposta, de maneira muito parecida como se estivessem conversando com um atendente humano mesmo.

Chatbot Facebook: de que forma ele funciona?

O Chatbot Facebook que utiliza a inteligência artificial oferece a oportunidade dos usuários fazerem questionamentos mais complexos. Isso porque ele contém algoritmos apropriados, classificadores de texto e Processamento de Linguagem Natural (PLN), que são capazes de entender o que o usuário está tentando falar e decifrar a verdadeira intenção dele.

Ou seja, eles aprendem o modo como as pessoas reais se expressam, ao invés de responder apenas a um conjunto de comandos pré-definidos. Isso é extremamente benéfico e um fator determinante se você quiser oferecer uma experiência mais humanizada no atendimento aos seus clientes.

Fatores importantes na criação do seu Chatbot Facebook

Antes de colocar a mão na massa, a InBot precisa alinhar com a sua empresa algumas questões.

Qual o seu objetivo com o Chatbot Facebook?

Você quer aumentar as vendas via facebook? Quer melhorar o atendimento de suporte na rede social? Sua empresa pode ter diversos objetivos para desenvolver um Chatbot Facebook, saber exatamente qual é o propósito dele, é fundamental para a sua criação.

Portanto, converse com sua equipe e nossos especialistas e defina os objetivos principais do bot. Dessa maneira, o assistente virtual será perfeito para o que sua empresa precisa e quer.

Criação dos fluxos de conversas

Essa etapa é extremamente importante. Primeiro precisamos entender que tipo de conversação acontece no seu messenger. O que os clientes perguntam? É sobre vendas? Suporte? 

Esse estudo ajudará no desenvolvimento do chatbot, pois é importante saber quais serão as respostas que o assistente virtual oferecerá às principais perguntas dos clientes. Assim, criamos os fluxos de diálogos adequados para a interação com as pessoas.

A personalidade ao chatbot

É sempre importante criar uma personalidade para o seu chatbot. Não importa o canal em que ele será inserido. Com o Chatbot Facebook não é diferente.

Criar uma personalidade para o bot humaniza o diálogo e deixa sua comunicação mais transparente com o cliente. Dê um nome ao robô, gênero, crie uma personagem que represente sua marca. Aqui na InBot temos a BIA do Bradesco e a Nat da Natura, por exemplo. Falaremos sobre elas a seguir.

Chatbot Facebook: 7 benefícios que ele oferece a sua empresa

Os bots deram um novo contexto para o atendimento ao cliente, impulsionando melhores serviços, nos quais o público é atendido e assistido 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, não deixe de conferir as principais vantagens de criar um Chatbot Facebook para seu negócio. Acompanhe!

1] Atendimento de qualidade

Diferentemente de nós, seres humanos, que frequentemente apresentamos mudanças de humor, o Chatbot Facebook vai sempre tratar o cliente da melhor forma possível, mesmo que a linguagem do cliente seja rude. 

Isso, aliado ao Machine Learning faz com que o Chatbot Facebook consiga evoluir e aprender cada vez mais, melhorando continuamente o serviço de atendimento ao consumidor.

2] Suporte

O processo de suporte está incluso nesse atendimento e também pode ser melhorado com a ajuda do Chatbot Facebook. Os bots podem ser programados para dar respostas automáticas a perguntas repetitivas imediatamente, assim como encaminhar a solicitação para uma pessoa real quando uma ação mais complexa é necessária.

Isso permite que a equipe de atendimento humano na empresa economize tempo e seja treinada e especializada para contribuir em casos mais complexos, em vez de tarefas mais simples, estas ficam a cargo do bot. 

Além disso, com a ajuda do Chatbot Facebook, sua empresa consegue lidar com mais tarefas ao mesmo tempo, evitando que seus clientes fiquem esperando muito tempo por uma resposta.

3] Engajamento

Uma empresa com maior engajamento tem mais chances de aumentar suas vendas. E gerar essas interações é um dos principais objetivos do Chatbot Facebook.

Os bots podem usar conteúdo visual, como vídeos e imagens, para manter os clientes interessados e engajados. Por exemplo, o bot de um restaurante pode usar seu histórico de pedidos para fazer sugestões para o próximo pedido, saber seus detalhes de endereço e muito mais.

É importante salientar que a maioria dos clientes adora essa interação tranquila e dinâmica e desejam que todas as suas transações sejam realizadas neste mesmo formato.

4] Geração de leads

Conforme explicamos no item acima, o Chatbot Facebook armazena as informações do consumidor em um histórico, como localização, faixa etária, sexo, entre outros dados.

Essa habilidade faz com que ele consiga enviar mensagens mais personalizadas que auxiliam os consumidores com conteúdos relevantes ao longo da jornada de compra de cada um. 

O Chatbot Facebook garante que o fluxo e a frequência esteja na direção certa para obter taxas de conversão mais altas, dando as respostas necessárias e importantes, persuadindo o usuário e, por vezes, gerando um lead para a sua empresa.

5] Feedback

O Chatbot Facebook é uma excelente ferramenta para coletar o feedback dos clientes. Através de uma pesquisa de mercado com perguntas simples, você consegue analisar as respostas e promover melhorias em seus produtos ou serviços e até mesmo otimizar seu site, ajustando e melhorando as páginas de baixa conversão.

6] Agendamentos e reservas

Como muitas pessoas passam a maior parte do tempo navegando no Facebook, o Chatbot Facebook pode ser usado para automatizar tarefas comuns. Entre elas, organizar reuniões, agendar visitas ou até mesmo reservar um produto ou um pacote de viagens, por exemplo.

7] Aumento das vendas

Sabemos que ao fazerem compras na internet é comum que os clientes precisem de ajuda. Isso ocorre com frequência porque muitos deles não sabem identificar quais produtos atendem às suas necessidades por falta de informações.

Alguns podem ter perguntas sobre cadastro, pagamento ou entrega, ou até mesmo ter dificuldade em encontrar algo devido a problemas de navegação quando estão em seu site.

Em todas essas situações, o Chatbot Facebook pode fornecer assistência em tempo real, tal qual ocorreria em uma loja física. Com uma comunicação interativa, onde ele também faz perguntas para entender o problema, o bot pode apresentar aos clientes páginas de produtos, cupons de desconto, imagens, entre outros.

Tudo isso com base nas respostas do consumidor, a fim de ajudá-los a efetuar a compra.

Exemplos de Chatbot Facebook de sucesso da InBot

Aqui na InBot somos especialistas no desenvolvimento de Chatbot Facebook. Veja alguns de nossos exemplos.

Bia do Bradesco

Junto com o time do Bradesco, desenvolvemos a BIA especificamente para o Facebook Messenger. Ela possui uma linguagem jovem e moderna, diferente do habitual para o mercado financeiro tradicional. O objetivo principal foi aperfeiçoar o relacionamento com o cliente.

O primeiro atendimento no Facebook Messenger é feito pela BIA, retendo grande parte dos atendimentos antes realizados pela equipe humana. Além de resolver grande parte das demandas de forma automatizada, a BIA apoia a equipe na solução rápida das questões mais importantes. 

A BIA do Messenger oferece diversos serviços:

  • informações sobre agências por região e endereços;
  • campanhas e informações situacionais;
  • pesquisas de satisfação;
  • e abertura de vários tipos de chamados.

 

Os resultados foram excelentes. O Índice de aprovação da BIA pelos clientes é superior a 80%.

Como a Inbot pode ajudar você e sua empresa?

As redes sociais maximizaram as oportunidades de vendas online e trouxeram para os usuários uma forma de contato mais direto com as marcas. 

As vendas pelo Messenger através do Chatbot Facebook são excelentes oportunidades para a sua empresa. Não apenas para propagar seus serviços e produtos, mas também para criar um vínculo com seus clientes (aqueles já conquistados ou os futuros).

Desenvolva o seu Chatbot Facebook com a InBot. Nossas soluções em chatbots com IA proporcionam experiências humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. 

Nosso time de inteligência estuda os dados captados durante as conversas do seu bot com os usuários e, a partir disso, cria relatórios focados em resultados, além de transformar todas as informações em insights poderosos para a sua empresa.

O planejamento das jornadas, personalidade e tudo o que cerca o desenvolvimento do seu assistente virtual acontece após mapearmos seus objetivos e necessidades, e assim definir os KPIs e ROI.

Mesmo após finalizado, seu chatbot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

Entre em contato conosco e marque uma reunião!

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