As transformações digitais mais recentes estão causando mudanças significativas nas relações entre empresas e clientes e entre empresários e colaboradores. Entenda o que são chatbots na Educação Corporativa e como essa tecnologia pode qualificar a comunicação interna e externa dos seus negócios.
O que são os chatbots?
Os chatbots são assistentes virtuais que fazem parte do atendimento online de inúmeras empresas brasileiras e estão presentes em diversos canais digitais, compartilhando bases de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo, humanizado, prático e eficiente.
Esses bots assistentes podem atuar no suporte e na resolução de dúvidas de clientes, na direção e conclusão de vendas, no setor de Marketing empresarial, e em análises e pesquisas.
E não param por aí! Eficientes também com funções de atendimento interno, os chatbots desenvolvidos com Inteligência Artificial podem contribuir na qualificação das comunicações entre setores e até no treinamento para funcionários das empresas.
As múltiplas funções desses bots inteligentes permitem que segmentos sociais de qualquer ramo se beneficiem com suas diversas vantagens, inclusive o setor de educação.
O que é uma Educação Corporativa?
A Educação Corporativa é construída sobre projetos de formação elaborados pelas empresas. A função dessa educação é criar uma cultura de aprendizagem contínua, oferecendo novas competências vinculadas às estratégias empresariais.
Indo muito além dos treinamentos de funcionários e qualificação de mão de obra, uma empresa que investe em sua Educação Corporativa sabe identificar e valorizar coerentemente as competências individuais e relacionar com o que há de mais inovador e criativo.
Ou seja, ter uma boa Educação Corporativa é saber promover o crescimento dos seus negócios e o desenvolvimento dos seus colaboradores e clientes.
Como chatbots podem contribuir com uma Educação Corporativa?
O trabalho da Inteligência Artificial (IA) junto a Educação Corporativa das empresas pode melhorar processos, produtividade, e consequentemente proporcionar uma maior eficiência às tarefas executadas, reduzindo não apenas o tempo, mas os custos operacionais e oferecendo caminhos de lucros e benefícios.
Chatbots com Inteligência Artificial se relacionam com qualquer usuário que entre em contato com as empresas por meio de seus canais digitais e ofertam interações com mensagens automáticas que economizam tempo e dinheiro.
Uma das vantagens de adotar essa estratégia corporativa é que a tecnologia empregada nos sistemas permite um auto aprendizado a cada dia.
Isso significa que a cada utilização, os chatbots têm capacidade de se tornarem mais inteligentes e capazes de solucionar novas questões apresentadas pelo cliente.
Pense por alguns minutos em sua empresa e no que você acredita que precisa melhorar na parte interna, entre setores?
Os chatbots são fontes de engajamento com seus treinamentos de funcionários, relatórios, avaliações e capacitações necessárias.
Sem precisar tirar alguém de suas funções, esses bots são também auxiliares em possíveis dúvidas sobre a empresa e na oferta de “pílulas de conhecimento” sobre as informações básicas e até novidades dos negócios.
Apesar de serem robôs, quando personalizados para agirem com traços humanizados, conseguem oferecer diálogos que geram sensações de aproximação e de troca fluida que se assemelham com o que um ser humano com inteligência e humor ofereceria.
Além de estarem disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, quando for preciso.
Contar com chatbots na Educação Corporativa é ter uma empresa inovadora, competitiva e eficiente, com otimizações das tarefas e redução de custos.
Chatbot na Educação Corporativa: Como implementar?
Para criar chatbot, a expertise humana é imprescindível. Desde o planejamento, até a manutenção das atividades.
Você já sabe as vantagens de quem implementa um assistente virtual para atuar na Educação Corporativa de uma empresa. Este é o primeiro passo para alinhar expectativas. Depois, será necessário a realização do desenho de uma persona.
Já ouviu falar nesse termo “persona”? Chatbots com IA e linguagem natural são capazes de conversar com os usuários de acordo com o tom de voz, estilo e posicionamentos da empresa.
Isso é possível quando as características de persona dos assistentes são bem delineadas, para que o robô realize o atendimento de forma humanizada, aproximando-se do interlocutor.
Concluído o processo de planejamento e construção da persona, explore a Inteligência Artificial. Com chatbot, é capaz de identificar os questionamentos dos colaboradores e oferecer o melhor conteúdo relacionado, de modo aperfeiçoado, mais preciso e dinâmico.
É necessário também escolher as plataformas de mensagem que o seu bot irá estar presente. Os chatbots aliados às ferramentas de mensagens instantâneas em redes sociais, como o Facebook Messenger e o WhatsApp.
Essa integração é realmente promissora, pois alcança o usuário onde ele estiver, o que prova a importância de agregá-la às rotinas de uma companhia – não importando seu porte.
Se for o caso, também é possível criar um sistema próprio, especialmente para auxiliar na comunicação interna de determinados setores.
E por fim, mas não menos importante: Encontre a empresa com a melhor solução para os seus negócios.
Criar um robô virtual não é um processo único. Para torná-lo eficiente, garantindo sua contribuição e importância para o crescimento do negócio, a manutenção constante é uma prática que garantirá a evolução tecnológica e o aprendizado do chatbot.
Para isso, empresas como a InBot– uma startup do segmento – contam com equipes completas de especialistas, que ajudam a tornar os resultados esperados totalmente tangíveis.
Contar com especialistas em criação e desenvolvimento de chatbots pode garantir a segurança do investimento
Entre em contato com a InBot e conheça todos os benefícios e vantagens de ter um chatbot na Educação Corporativa da sua empresa.