Bancos devem investir 2 bilhões em chatbots até o próximo ano

A tecnologia tem ajudado diversas empresas a resolverem problemas do dia a dia e aprimorar a experiência dos consumidores, com os bancos não seria diferente. Para evitar agências lotadas, filas enormes e reclamações por demora no atendimento, a maioria das instituições bancárias têm investido em aplicativos personalizados. Com a ajuda da internet, os usuários podem realizar diversas transações em segundos e sem sair de casa. A praticidade tem agradado os clientes dos bancos e de acordo com pesquisa da Juniper, os usuários de serviços bancários móveis atingirão 2 bilhões até o ano 2020. A pesquisa também concluiu que 91% dos usuários preferem usar aplicativos em vez de visitar a agência bancária.

Além de possibilitar a realização de transferências bancárias, os aplicativos dos bancos oferecem suporte a clientes que tenham alguma dúvida e a melhor forma de realizar esse atendimento é através dos chatbots que permitem que o cliente, independente do horário, tire suas dúvidas ou faça solicitações para a instituição de forma rápida e sem complicações. Quer saber porque os bancos devem investir nessa ferramenta? Confere aí!

Agilidade

Uma das características principais do chatbot é oferecer aos consumidores respostas rápidas às dúvidas e reclamações. Além do atendimento ser feito assim que solicitado, sem a necessidade de esperar pela disponibilidade de um atendente humano. A agilidade no setor bancário é fundamental, visto que a maioria das transações bancárias são importantes e urgentes, qualquer demora pode influenciar diretamente em uma operação. Além disso, os chatbots podem resolver mais consultas em menos tempo.

Fácil de usar

Conversar com o chatbot é simples e descomplicado. Basta fazer as perguntas e o mesmo retornará com as respostas mais adequadas de acordo com o perfil do cliente, dados e informações cadastradas e experiências anteriores. É como conversar com um atendente humano, só que com maior velocidade de processamento.

Atendimento 24 horas

Com os chatbots, os usuários podem tirar suas dúvidas a qualquer momento e obter respostas às suas perguntas em tempo real. Com um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, os consumidores se sentirão mais satisfeitos.

Custo benefício

De acordo com a InBot, empresa desenvolvedora de uma plataforma e uma metodologia para elaboração de Assistentes Virtuais, os bancos podem economizar muito ao implementarem chatbots no atendimento ao cliente. “Com os clientes obtendo respostas em tempo real, a retenção aumenta e o risco de perda do cliente diminui. Além do fato que os atendentes humanos podem ser disponibilizados para tarefas mais complexas e estratégicas que ampliarão os rendimentos da empresa”, explica.

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