Atendimento personalizado: o que é + 6 dicas de como fazer
Imagem mostra um celular na mão de um homem e na tela, uma conversa entre um chatbot e cliente

Quer saber a importância do atendimento personalizado nos chatbots? É o que abordaremos neste artigo. Confira!

Provavelmente em algum momento você precisou contatar uma empresa e ficou insatisfeito com o atendimento que recebeu, mesmo que este tenha sido efetuado por um atendente humano. E é muito comum que atualmente isso aconteça, visto que, diversas instituições ainda fornecem um atendimento monótono, despersonalizado e que deixou de funcionar há tempos. 

Assim, o intuito deste texto é abordar a relevância do atendimento personalizado. Ele deve ser prioridade para as marcas que almejam mais clientes e a fidelização. Sem um atendimento personalizado, as empresas geralmente são rejeitadas pelo consumidor. Isso ocorre porque o consumidor não é o mesmo que, gerações atrás, aceitava tudo que era determinado pelas marcas. Agora, ele quer soluções que se adequem às suas necessidades e, principalmente, respostas e resoluções rápidas. 

O que é atendimento personalizado?

Pessoas trabalhando em frente a ssua respectivas telas de computadores e sorrindo

Basicamente consiste em proporcionar uma experiência única para o cliente, aumentando sua satisfação e potencializando sua fidelização com a marca. É ele quem faz propostas, sugestões e indica soluções para os problemas.

Portanto, para que um atendimento seja realmente personalizado, é preciso que seja rápido e eficiente. A conversa nesse tipo de atendimento é mais informal. É preciso frisar que scripts não funcionam para melhorar as vendas e níveis de satisfação do cliente e sim para dar um fluxo de conversa. Chamar as pessoas pelo nome, conversar e demonstrar empatia é a melhor forma de atender.

E quem realiza um atendimento personalizado tem a oportunidade de prever as dúvidas do consumidor e oferecer soluções antecipadas, o que costuma surpreender e melhorar a experiência de compra do cliente.

Por que o atendimento personalizado é relevante?

O atendimento personalizado proporciona inúmeros benefícios para as empresas e clientes. Veja abaixo alguns dos principais motivos para você realizar um atendimento de forma personalizada aos consumidores. 

  • Fortalece a fidelidade do cliente: Quando você oferece um atendimento personalizado, seus clientes se sentem valorizados e importantes. Isso pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com eles e aumentar a fidelidade dos consumidores.
  • Aumenta as vendas: Um atendimento personalizado pode ajudar a identificar as necessidades e desejos específicos de cada cliente. Com isso, você pode oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades deles, aumentando as chances de venda e lucratividade.
  • Melhora a reputação da empresa: Oferecer um atendimento personalizado pode ajudar a construir uma imagem positiva da empresa. Clientes satisfeitos podem compartilhar suas experiências com conhecidos, amigos e familiares, ajudando a atrair novos clientes.
  • Ajuda a identificar problemas: Ao oferecer um atendimento personalizado, você pode identificar problemas e necessidades específicas de cada cliente. Isso pode ajudá-lo a melhorar seus produtos e serviços e aperfeiçoar o atendimento oferecido.
  • Diferencia sua empresa da concorrência: O atendimento personalizado é uma estratégia que nem todas as empresas utilizam. Oferecer esse modelo diferenciado de serviço, pode ajudar a destacar sua empresa da concorrência.

 

É por esses fatores que o atendimento personalizado é uma ótima estratégia para engajar e fidelizar clientes. Isso impacta no aumento de vendas, por consequência do lucro, além de melhorar a imagem da marca. 

Como implementar um atendimento personalizado em sua empresa?

Antes de implementar um atendimento personalizado, é fundamental que você conheça as necessidades do seu público. Essa tarefa pode ser feita por meio de pesquisas de mercado, análise de dados de vendas e, claro, pela interação direta com os consumidores. 

Depois de obter essas informações, é possível oferecer atendimento personalizado em muitas plataformas, como essas:

Atendimento presencial

No atendimento presencial, é possível oferecer um contato mais próximo e pessoal, que leve em conta as necessidades individuais de cada cliente. Isso pode ser feito através de um treinamento adequado da equipe de vendas, que deve ser capaz de identificar as necessidades do cliente e oferecer soluções personalizadas.

Atendimento telefônico

No atendimento telefônico, é importante garantir que o cliente seja atendido rapidamente e de forma eficiente. Além disso, é fundamental que o atendente seja capaz de entender as necessidades do cliente e buscar soluções.

Atendimento virtual

No atendimento virtual, é possível oferecer um atendimento personalizado através de diversas ferramentas, como chatbots, e-mail, e redes sociais. É importante garantir que o atendimento seja rápido e eficiente, e que o cliente receba todas as informações necessárias de forma clara e objetiva.

Quais são as técnicas e tipos de atendimentos personalizados?

Assim como existem muitas plataformas para possibilitar um atendimento personalizado, há também muitas técnicas e tipos que podem ser adotados pelas empresas, como o objetivo de se diferenciarem no mercado e atender as demandas dos clientes. Veja alguns exemplos!

Atendimento por segmentação

Nesse tipo de atendimento, a empresa divide seus clientes em segmentos com necessidades e expectativas semelhantes e oferece soluções específicas para cada um deles.

Atendimento por histórico

No atendimento por histórico, é analisado o histórico de compras e interações de cada cliente para entender suas preferências e oferecer soluções mais adequadas e personalizadas.

Atendimento por perfil

Nesse atendimento, a empresa analisa as informações pessoais e comportamentais dos clientes para entender suas preferências e oferecer soluções mais adequadas e personalizadas.

Atendimento multicanal

O atendimento multicanal  permite que os clientes sejam atendidos em diversos canais de comunicação, como telefone, chat, e-mail, redes sociais, entre outros, de acordo com sua preferência e conveniência.

Atendimento proativo

Aqui, as necessidades dos clientes são antecipadas pela organização, que oferece soluções antes mesmo deles solicitarem.

Atendimento personalizado em tempo real

O atendimento em tempo real permite que os clientes sejam atendidos de forma personalizada em tempo real, através de chatbots, assistentes virtuais, entre outros.

6 dicas de como fazer um atendimento personalizado eficiente

Agora que você já sabe os tipos de atendimento personalizado e a importância desse serviço para o desenvolvimento de sua empresa, acompanhe nossas dicas para oferecer esse tipo de serviço de maneira satisfatória aos seus clientes.

Conheça seus clientes

Conhecer o seu público é fundamental para oferecer um atendimento personalizado de qualidade. Para isso, busque informações sobre as preferências e necessidades de cada um, a fim de oferecer soluções que atendam suas demandas específicas.

Seja empático

Demonstrar empatia e compreensão pelas dificuldades e problemas que seus clientes enfrentam é essencial para gerar uma boa relação. Portanto, mostre que você se importa e está sempre disposto a ajudar na resolução dos problemas.

Esteja disponível

Certifique-se de estar sempre disponível para seus clientes. Disponibilize diferentes canais de atendimento e esteja pronto para responder a dúvidas e resolver problemas.

Personalize a comunicação

Adaptar a comunicação também é uma ação importante para atender às necessidades e preferências de cada cliente. Sendo assim, utilize a linguagem adequada e se comunique de maneira clara e objetiva.

Surpreenda seus clientes

Monte estratégias para oferecer um serviço de atendimento personalizado que vá além das expectativas de seus clientes. Surpreenda-os com soluções criativas e inovadoras.

Aprenda com as experiências

Avaliar constantemente o atendimento oferecido e buscar feedbacks dos seus clientes são iniciativas fundamentais para o desenvolvimento. Portanto, faça bom proveito dessas informações, utilizando-as para aperfeiçoar o atendimento e oferecer soluções cada vez mais personalizadas e satisfatórias.

Siga essas dicas para fornecer um atendimento personalizado e eficiente, que implique em uma experiência diferenciada aos clientes. 

Qual a importância dos chatbots no atendimento personalizado? 

Cada vez mais os chatbots roubam a cena quando o assunto é atendimento personalizado ao cliente pela internet. Isso ocorre pois, esses softwares são capazes de simular uma conversa humana e, ao mesmo tempo, oferecer a agilidade que a rotina exige.

Quem trabalha com atendimento ao cliente sabe o quanto agilidade, empatia e precisão contam pontos para passar a primeira impressão do negócio e fisgar esse cliente na hora de oferecer outros produtos. Como no mundo online, as vendas não são limitadas por fronteiras geográficas. Afinal, muitas vezes, a demanda por atendimento supera as expectativas e a tecnologia está aí para otimizar o tempo e auxiliar nas estratégias.

Como os chatbots contribuem para oferecer uma experiência satisfatória ao cliente através do atendimento personalizado?

Mulher falando com um chatbot pelo celular, com semblante de satisfação

O atendimento personalizado via chatbot traz uma série de ganhos para o negócio. Bem estruturado, ele servirá como um meio para fidelizar consumidores e eliminar custos e a carga de trabalho do time de atendimento. Veja abaixo alguns dos benefícios dessa ferramenta!

 Atendimento humanizado

O chatbot consegue fornecer atendimentos com tom humanizado e alinhado com o perfil do cliente. Basta que o consumidor insira seus dados básicos para o software escolher uma forma de atendimento que seja alinhada com as demandas da persona. Assim, a experiência de uso é otimizada ao máximo.

Agilidade nas respostas

 O chatbot é uma ferramenta capaz de entregar respostas rápidas para múltiplos usuários. Como todo o processo de identificação de demandas, busca por dados e resposta a mensagens via software, proporcionando ao usuário acesso aos seus dados rapidamente.

Atendimento ativo e em tempo integral

No chatbot, a disponibilidade será correspondente à capacidade do negócio de manter o sistema ativo. Ou seja, há disponibilidade em tempo integral caso o negócio tenha uma infraestrutura de qualidade. Isso representará um alto ganho de qualidade no processo de atendimento. A empresa poderá solucionar múltiplas demandas mesmo fora do horário comercial. Além disso, o chatbot pode ser integrado a várias plataformas.  

Aproximação da empresa com o público

Com mais canais de atendimento ativos 24 horas por dia, a empresa ficará mais próxima do seu público. Isso torna o empreendimento altamente competitivo, especialmente quando o comparamos com outros concorrentes: se o negócio tem os recursos necessários para atender ao consumidor a qualquer momento, ele fideliza mais pessoas e mantém um atendimento de alta qualidade. 

Mais canais de venda

O chatbot também pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas. Uma pizzaria, por exemplo, consegue desenvolver uma plataforma de atendimento que seja capaz de pegar todos os dados do consumidor e inserir um novo pedido no sistema de gestão de vendas do negócio. Dessa forma, a companhia terá não só uma solução para automatizar o processo de atendimento, mas também para criar oportunidades de negócios. Assim, as receitas são  ampliadas sem que a empresa tenha que fazer muitos investimentos.

 Aumento do conhecimento sobre o consumidor 

Saber como o cliente se comporta e o seu perfil é algo crítico para o sucesso de qualquer negócio, especialmente se considerarmos que estamos na época da análise de dados com o apoio do Big Data e do BI. O chatbot, nesse cenário, é fundamental para que empresas possam conhecer melhor os seus consumidores.

Essa ferramenta dará aos analistas mais dados sobre as principais demandas e canais de atendimento utilizados por clientes. Com isso, a empresa conseguirá estruturar um atendimento mais humanizado e com uma experiência de uso mais satisfatória.

Conte com a Inbot

Uma das maneiras mais eficazes de fornecer atendimento personalizado de qualidade é por meio de chatbots. Mas para isso, é preciso que a ferramenta seja de alta tecnologia e desenvolvida em uma plataforma de excelência. A Inbot, empresa referência no mercado de bots desde 2001, pode ajudar você.

Nossos chatbots são totalmente personalizados, equipados com IA (inteligência artificial) e PLN (Programação de Linguagem Natural), possibilitando diálogos fluidos e uma linguagem mais humanizada durante os atendimentos. Além disso, possuem rápido aprendizado utilizando o histórico de uso e  alta capacidade de reconhecimento e interpretação de mensagens de texto e por voz.

Então que tal desenvolver um chatbot inteligente para proporcionar um atendimento personalizado  e diferenciado aos seus clientes? Entre em contato conosco através do nosso site e conheça nossas soluções.

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