Automatizar tarefas: conheça as vantagens dos Assistentes Virtuais Pessoais e Corporativos
automatizar tarefas assistentes pessoais virtuais inbot

Pensar em assistentes pessoais não humanos para automatizar tarefas, pouquíssimos anos atrás, parecia algo extremamente futurista e distante. Onde já se viu uma máquina respondendo perguntas ou mudando o canal de sua TV de forma coerente e, aparentemente, pensada? Até pouco tempo atrás, isso tudo era coisa de cinema, né!?

Vamos parar um pouquinho e analisar com calma o que anda acontecendo!

Aqui estamos nós, entrando em uma nova década, conversando com telas sem, muitas vezes, nos darmos conta disso. Hoje, elas nos ajudam a organizar as nossas vidas de diversas maneiras e nos tornaram seus dependentes.

Lembra que há pouco tempo atrás, aqui no Brasil, a internet ainda era discada? Naqueles tempos era fácil imaginar que algo assim fosse coisa de gente criativa demais.

Evolução é isto mesmo. Precisa de uma dose generosa de loucura e, ao mesmo tempo, brilhantismo extremo. Mas, vamos ao que interessa de verdade!

Rotina é padrão. Você acorda todos os dias no mesmo horário, toma banho, escova os dentes, alimenta-se no café da manhã com o noticiário à sua frente, e sai para o trabalho ou vai para o home office.

Aí vem alguém e questiona-se: é possível tornar a vida mais prática? Em réplica, como um gênio da lâmpada que atende desejos, vem o mercado e responde: sim, sim, como não!?

A tecnologia está tão fantástica que encontramos facilmente alguns pequenos dispositivos – para além da Siri do Iphone -, dotados de inteligência artificial e capazes de otimizar algo muito valioso na atualidade: O NOSSO TEMPO! 

Vejamos, a seguir, o que os assistentes pessoais virtuais já podem fazer por nós!

 

O que é um assistente pessoal virtual?

Antes de deparar-se com as funcionalidades de um assistente pessoal virtual, você deve olhar para a sua razão de ser.

 

Como tudo começou?

Os primeiros indícios dessa tecnologia no mundo surgiram em 1911, através de um artefato chamado Rádio Rex. Embora esse equipamento ainda não pudesse ser visto como um assistente pessoal, sua capacidade de ativação por voz pode ser considerada o início da caminhada para a tecnologia que conhecemos hoje.

Cinquenta anos depois, o Shoebox provou ser capaz de identificar 16 palavras pronunciadas e os números de 0 a 9. Já o reconhecimento digital da fala chegou às casas dos consumidores apenas na década de 90, como um recurso em computadores pessoais. 

Mas foi a Apple, em 2011 e com seu Iphone 4S, que voltou os olhos do globo terrestre para os assistentes pessoais.

 

Eles foram pensados para automatizar tarefas e promover experiências únicas!

Das fáceis às mais complexas, assistentes pessoais virtuais dotados de inteligência artificial são perfeitamente capazes de executar de forma ágil, precisa e eficiente as atividades para as quais são treinados. 

Eles podem sanar dúvidas, realizar ligações, verificar a previsão do tempo, tocar o despertador na hora exata que você precisar, achar um endereço e apontar o melhor caminho, entre milhares de outras funções, sem que você necessite de outro dispositivo ou ferramenta que não sejam a sua voz e o seu smartphone. Basta apenas pedir!

 

Os assistentes pessoais virtuais não estão apenas nos smartphones!

Com a Internet das Coisas popularizando-se em diversos países, foram lançados equipamentos que podem automatizar tarefas domésticas (como acender luzes, abrir e trancar portas, ligar e desligar a Smart TV, controlar a temperatura e acionar qualquer eletrodoméstico que você quiser). 

Para fazer esse controle e automação, duas “engenhocas” já estão bastante famosas por aí:

O Google Home – com sua alta capacidade de aprendizado – promete ser a revolução da revolução. 

O Echo Dot, da Amazon – compatível com uma diversidade incrível de aparelhos – traz a assistente Alexa, queridinha do momento.

 

O universo corporativo rende-se às vantagens de automatizar tarefas através de assistentes pessoais 

Com a mudança no comportamento humano com relação à inteligência artificial, as empresas já começaram a enxergar uma excelente maneira de realizar uma “reforma” digital profunda. 

Os assistentes pessoais virtuais abriram portas para uma nova forma de relacionar-se com os stakeholders utilizando, por exemplo, os chatbots em diversos canais, estabelecendo a automação de processos de uma forma menos dura e mais amigável. 

Veja bem, é possível desenvolver uma solução que contenha a exata personalidade de uma marca, e que converse com os usuários de forma fluída e humanizada. A partir disso cria-se conexão, simpatia e retenção!

Por isso, implementar um sistema automatizado de assistente virtual é a melhor forma de proporcionar um bom atendimento ao cliente. Além disso,  é um diferencial importante para colocar sua empresa entre as melhores do mercado e manter o cliente conectado ao seu negócio. Até porque, um dos principais benefícios dos assistentes virtuais é apresentar soluções rápidas aos problemas trazidos pelo consumidor.

É pensando nisso que a InBot produz os melhores assistentes virtuais do mercado. Nossos Chatbots são fruto de amplo estudo e não possuem tecnologias pré-moldadas. As personas desenvolvidas pela InBot são criadas com inteligência artificial sincronizadas ao perfil da sua marca.

Quer saber mais sobre as vantagens de automatizar seu Customer Service com um assistente virtual ? Siga a leitura!

 

Assistente virtual para Customer Service: o que é?

É um recurso programado para oferecer respostas automáticas aos consumidores. Podem ser utilizados nos mais diversos canais de comunicação da empresa (site, WhatsApp, telefone, SMS…).

É um serviço que oferece à sua equipe a agilidade necessária para responder rapidamente aos anseios do cliente. Um bot bem estruturado é capaz de reduzir custos e aumentar a produtividade de sua empresa e de seus funcionários. Quer descobrir como? Veja a seguir!

 

Por que é mais vantajoso ter um assistente virtual do que um Customer Service não-automatizado? 

Homem trabalhando no Customer Service pode ser substituído ao automatizar tarefas

Ter um serviço de atendimento ao consumidor 100% humano não é mais tão produtivo. Apesar de o contato humano ser essencial para construir uma boa relação com os clientes, o gasto financeiro é enorme e contraproducente.

 

O exemplo dos bancos 

Segundo estudos, pelo menos 37% das atividades de atendimento ao cliente em bancos, poderão ser automatizadas até 2025. Inclusive tarefas de gerentes bancários devem ser automatizadas em 52%. Nesse ritmo, profissionais poderão ser alocados para resolverem demandas e solicitações mais complexas.

Os assistentes virtuais vão ajudar o setor bancário a economizar US$ 7,3 bilhões até 2023. Isso representará mais de 862 milhões de horas economizadas em serviço humano.

A automatização do Customer Service é o futuro, não apenas para bancos, mas para qualquer setor do mercado. A palavra de ordem é otimização. A sua empresa economiza gastos, mas também o tempo dos funcionários.

Utilizando um assistente virtual, você pode treinar sua equipe para resolver apenas problemas e questões complexas, deixando o atendimento básico e mediano para os chatbots.

 

Satisfação do cliente

Ao automatizar o Customer Service da sua empresa, você terá um aumento considerável no nível de satisfação do seu cliente. 

O consumidor que prefere fazer tudo de maneira automática será beneficiado com o assistente virtual. Enquanto o usuário que prefere resolver suas questões com um funcionário também sairá satisfeito. 

A automatização do atendimento descongestiona o tráfego para que os profissionais possam atender este cliente mais rapidamente. Assim, o assistente virtual é benéfico para sua empresa em todos os sentidos.

 

Mas como o assistente virtual da InBot pode ajudar você? 

A InBot ajuda a automatizar tarefas do seu negócio.

O assistente virtual da InBot é diferenciado. Lembra quando falamos que o contato humano é essencial para a construção de uma boa relação com os clientes? 

Pois então, o chatbot da InBot é humanizado. Nosso assistente virtual possui alta capacidade de interpretação e reconhecimento da voz e da escrita e processamento de linguagem natural. É eficiente em sustentar contextos lógicos e apropriados durante uma conversa. 

Ele também compreende palavras escritas erradas pelo cliente. Por exemplo, o usuário escreve “palvraa”, o chatbot da InBot automaticamente entende que o consumidor quis digitar “palavra”.

Criando uma parceria conosco, você não terá um assistente virtual básico, você terá o chatbot mais próximo da interação humana possível disponível no mercado brasileiro!

Com certeza somos a melhor solução para a automatização do seu Customer Service!

 

Resultados com o assistente virtual da InBot

Como já dito anteriormente, nosso assistente virtual não é um chatbot qualquer. Ele apresenta resultados robustos para sua empresa. Revolucionando a forma como seu negócio se relaciona com o cliente.

 

Dentre os resultados obtidos estão: 

  • NPS de 92% 
  • Redução de mais de 60% no TMA
  • 35% de conversão e 70% de retenção de clientes
  • ROI de 100 milhões de reais

 

Estes são números que atestam a excelência do assistente virtual da InBot. Entregando resultados fenomenais para a sua empresa. 

Temos uma equipe multidisciplinar preparada para construir um bot de acordo com as necessidades do seu negócio. 

O futuro é aqui. Comece agora mesmo a transformar inteligência em resultados. Entre em contato conosco!

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: