SAC: Como criar um Assistente Virtual para desafogar o atendimento em sua empresa
Assistente virtual atendendo muitas pessoas simultaneamente

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) sem dúvidas é um mecanismo essencial para qualquer empresa, a partir dele o consumidor estabelece contato com ela, seja para sanar dúvidas, fazer reclamações ou até mesmo sugestões. E isso durante um bom tempo foi feito essencialmente via chamada telefônica.

 

Com o passar do tempo novas tecnologias foram surgindo e desencadearam uma série de transformações no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Hoje vamos conversar sobre o Chatbot para SAC, uma solução eficiente para os seus negócios.

Como funciona o SAC?

Homem falando ao telefone e olhando o celular com expressão de satisfação

O SAC é um dos setores mais importantes de uma empresa para garantir um contato direto entre consumidores e marcas por meio dos canais de comunicação fornecidos e das informações compartilhadas.

 

Por esse serviço, é possível esclarecer dúvidas, solucionar reclamações, apresentar informações, divulgar ações e promoções, compreender os desejos do consumidor e muito mais.

 

É por isso que o sistema SAC funciona de acordo com os perfis e as necessidades de cada empresa. E com o aumento das lojas virtuais e dos consumidores online, cresceu também a necessidade por SAC digitais que dessem conta da alta demanda nesse setor.

 

Nesse cenário, as inovações tecnológicas desenvolveram ferramentas ligadas ao SAC com Inteligência Artificial (IA), como assistente virtual, chat SAC, entre outras. Algumas das funcionalidades que surgiram após avanços tecnológicos foram:

 

  1. A integração entre todos os canais de comunicação da marca. Por exemplo, ter seu site ligado ao seu e-mail, conectando as solicitações dos consumidores e mantendo acesso ao histórico de atendimento de cada cliente. É possível também ter atendimento SAC pelo WhatsApp, pelas redes sociais e outros.

 

    2. A automatização das equipes e de atividades como dashboard, relatórios e indicadores de desempenho.

 

       3.A disponibilidade de um portal do cliente automático e com maior autonomia para os consumidores, através de conversas práticas e eficientes com chatbots que ficam registradas, criando uma base de informação e acesso a novas conversas ou consultas do andamento de todas as solicitações.

 

        4.A comunicação automatizada entre setores internos de uma empresa, através de encaminhamentos diretos para setores específicos, acionamento de alertas e regras de negócios e envio de notificações personalizadas.

 

Diante desses avanços, é possível perceber que mesmo com o passar do tempo, o Serviço de Atendimento ao Consumidor continua importante e se torna cada vez mais relevante, tendo as tecnologias como aliadas ao favorecerem significativamente seu aperfeiçoamento e evolução.

 

Sabendo disso tudo, em pleno século XXI, é possível afirmar que ninguém quer ter sua marca associada a um SAC que funciona apenas por chamada telefônica, não é mesmo?

 

Muito menos, ser consumidor e perder tempo pendurado no telefone tentando resolver algo sobre o produto ou serviço que adquiriu.

 

Os resultados de se manter com um SAC ultrapassado podem chegar a serem contabilizados através da perda de clientes, falta de alcance de novos leads e ausência de vantagens que a parceria do SAC com a IA permite.

 

Pensando nisso a InBot possui uma equipe super preparada, capaz de desenvolver para sua marca um SAC personalizado e super antenado com o que há de melhor para oferecer um serviço que potencialize o sucesso do seu negócio. Continue lendo e entenda melhor.

Chatbot para SAC e suas vantagens

 

Além de estar presente nos canais de comunicação em que seus consumidores se encontram para oferecer um serviço prático, online e eficiente para os seus clientes, é preciso investir também na qualidade desse atendimento.

 

Personalização do atendimento, empatia, agilidade nas respostas, eficiência na solução dos problemas, adequação da linguagem e capacidade para resolver conflitos são algumas das características que um SAC inovador precisa oferecer para manter uma excelência na experiência do cliente.

 

E é possível alcançar tudo isso, com o trabalho de Assistentes Virtuais inteligentes.

 

Vamos lá! os chatbots estão sendo cada vez mais usados para desempenhar as mais diversas funções em uma empresa e o serviço de atendimento ao cliente não ficou de fora dessa, justamente pelos benefícios que geram:

 

Otimização das demandas, maior volume de atendimentos realizados, melhor aproveitamento da equipe humana, satisfação e fidelização do cliente, sem contar que um consumidor feliz é sinônimo de indicação sincera para o negócio, certo?

 

E por onde os chatbots para SAC atuariam? Em todos os lugares digitais que os clientes estão! No WhatsApp, no Instagram, no Messenger, em sites e outras plataformas.

 

A ideia é o estreitamento da relação comercial com o consumidor e o desafogamento dos atendimentos, porque dessa forma sua empresa estará presente em várias plataformas e canais, 24 horas por dia, 7 dias por semana de forma integrada, gerando relatórios que ajudarão a melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

 

Sem contar que a cada diálogo estabelecido a conversa se torna cada vez mais personalizada e a interação cada vez melhor com o consumidor, já que a IA permite aprimoramento contínuo.

E como criar um Assistente Virtual assim?

Pessoa mexendo no notebook , configurando um chatbot

É essencial pensar que um Assistente Virtual inteligente e personalizado representará a marca, por isso, deve ser alinhado com a proposta do negócio, de modo a agradar o perfil de clientes que a empresa busca e possuir uma linguagem contextualizada.

 

O chatbot para SAC não dispensa o trabalho dos colaboradores, e sim contribui para um melhor desempenho, por isso é importante que o assistente virtual destaque o horário de atendimento da equipe humana e como recorrer a eles.

 

É importante ressaltar que muitos não precisarão da ajuda dos colaboradores, porque terão seus interesses atendidos pelo próprio chatbot, o que deixa para a central apenas os casos mais específicos e complexos, dinamizando bastante o atendimento, colaborando para uma melhor experiência do cliente, favorecendo a praticidade e objetividade do serviço prestado.

 

A personalização é algo primordial, por isso é preciso investir em um assistente que seja capaz de desenvolver as tarefas solicitadas pelos usuários a partir dos mais diversos modos de se solicitar ou perguntar algo.

 

As tarefas podem ser desde esclarecer aspectos sobre o que está sendo negociado, como realizar suporte técnico e até realizar agendamentos.

 

É hora de dar adeus para as filas, os atrasos, o afogamento da equipe em uma enxurrada de atendimentos.

 

O chatbot dá conta de várias solicitações de forma simultânea e instantânea de um jeito fluido e prático, nas múltiplas plataformas e canais, inclusive pelo telefone que não pode ser a única, mas também não pode deixar de ser uma opção de estabelecer contato, afinal é imprescindível para o sucesso de uma marca está disponível para o usuário no momento e meio que for preferível a ele.

Muita coisa, não é? Deixa a InBot te ajudar a produzir o Assistente Virtual que melhor represente seu negócio e dê aquela mãozinha no SAC. Vem conversar com a gente.

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