Deixando os formulários estáticos no passado: como captar leads usando chatbots 

Um lead é alguém interessado nos produtos ou serviços oferecidos por outra pessoa ou empresa. Para conseguir o contato desses possíveis novos clientes, é comum aplicar formulários online, nos quais são solicitados dados pessoais em troca de informações ou benefícios. 

Esses formulários podem ser estáticos, como uma janela pop-up em um site de compras, ou interativos e dinâmicos, como uma conversa. Isso é possível com chatbots. 

Se você pretende usar um chatbot para captar leads, saiba que existem dicas que podem te ajudar a construir um bom formulário. Confira algumas delas: 

1. Defina um objetivo. 

Pergunte a si mesmo: por que você precisa dos dados pessoais de um possível novo cliente? É para enviar e-mails com promoções? É para entrar em contato por telefone? Com o objetivo definido, se pergunte de quais informações você precisa para isso. Essas respostas vão guiar a construção do formulário.  

2.  Peça só informações essenciais. 

As perguntas devem ser baseadas no objetivo do formulário. Por isso, peça só as informações realmente necessárias. Por exemplo, se você vai entrar em contato com um lead por telefone, não precisa pedir o e-mail dele. Quanto mais perguntas houver no formulário, maior vai ser a chance de desistência. 

3. Destaque o benefício. 

Deixe claro o que o lead ganha ao preencher seu formulário. Por exemplo, se o objetivo é enviar um orçamento por e-mail, deixe claro que, ao fornecer seus dados pessoais, o lead vai receber esse contato com o orçamento. O texto do botão que introduz o formulário pode ajudar nisso. Para isso, ele deve ser claro e direto, como “Receba seu orçamento”. 

4. Informe o que vai acontecer após o envio do formulário. 

Um dos princípios do design de interação é o feedback. Ou seja, a resposta gerada após uma ação. Por isso, ao final do formulário, informe o que vai acontecer. No exemplo acima, você precisaria dizer quando o lead vai receber o orçamento, quem vai entrar em contato e por qual meio. 

5. Siga boas práticas de usabilidade para interfaces digitais. 

As Heurísticas de Jakob Nielsen ajudam a avaliar a facilidade de uso de interfaces digitais. Elas foram feitas na década de 1990 para páginas web, mas ainda são úteis e podem ser usadas em chatbots. Confira três delas, aplicadas ao nosso contexto: 

  • Visibilidade do status do sistema: informe quantas perguntas o formulário tem e quantas faltam a cada pergunta. Exemplo: “Pergunta 2 de 5”. 
  • Liberdade e controle: garanta que o lead possa voltar em qualquer pergunta do formulário. Ofereça essa opção de forma clara e visível. Pode ser com botões embaixo de cada pergunta. 
  • Ajude pessoas usuárias a reconhecer, diagnosticar e se recuperar de erros: caso algum campo tenha sido preenchido incorretamente, escreva uma mensagem de erro que ajude o lead a identificar esse erro e se recuperar dele. 

6. Siga boas práticas de escrita para experiência da pessoa usuária (UX Writing). 

Existem várias boas práticas para escrever para pessoas usuárias de interfaces digitais, incluindo chatbots. As principais são: 

  • Clareza e concisão: escreva de forma objetiva e fácil de entender. Use palavras simples e frases curtas, com informações suficientes para evitar confusão. 
  • Utilidade: dê apenas informações relevantes para que o lead saiba o que precisa fazer para alcançar seu objetivo. 
  • Consistência: mantenha a voz usada no chatbot. Além disso, evite usar palavras diferentes para a mesma coisa. 

7. Lembre-se: o formulário deve ser como uma conversa. 

Escreva cada parte do formulário como se estivesse conversando com seu lead. É importante que as partes do formulário estejam bem conectadas, como numa conversa fluida. Além disso, use apenas palavras simples, sem códigos ou termos complexos. 

8. Dê atenção à LGPD. 

Por último, mas não menos importante, salve as informações coletadas de forma segura e as trate de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Informe isso a seu lead. Isso traz credibilidade. 

Concluindo 

É preciso cuidado ao construir formulários de captação de leads para chatbots. Da definição do objetivo até a escrita do fluxo conversacional e a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, cada etapa deve ser pensada para que seu possível novo cliente conclua o envio de suas informações pessoais. Por isso, conte com as dicas deste artigo para criar formulários eficazes que contribuam para o sucesso do negócio. 

Como a InBot pode te ajudar:

Se você ainda precisa de ajuda para criar um formulário de captação de leads para chatbots, saiba que existem empresas especializadas nessa tarefa. Uma delas é a InBot. Além de contar com profissionais para criar chatbots personalizados para a sua necessidade, a empresa oferece uma série de soluções, como integração a ferramentas de atendimento humano e a outras plataformas externas.  

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Referências 

Para escrever esse texto, contei com a colaboração das UX Writers Carolina Campos da Silva Lima, Evellyn Cristina Batista, Maria Vitória Lima e Thayná Fagundes, bem como do Auxiliar Comercial Ivan Minori, que compartilharam comigo suas dicas. Usei também outras referências. São elas: 

  • “O que é geração de leads?”. Disponível aqui
  • “10 Usability Heuristics for User Interface Design”. Disponível aqui
  • “Heurísticas de Nielsen para Bots”. Disponível aqui
  • “Seu primeiro portfólio de UX Writing em 10 dias”. Disponível para compra aqui

Marcella Affonso, UX Writer

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