Do Físico ao Digital: A Evolução do Atendimento ao Consumidor 

Com o avanço da tecnologia, o atendimento ao cliente passou apenas do espaço físico, para o canal digital também, trazendo mais disponibilidade e conforto para o usuário. 

Antigamente, o processo de compra era mais complexo e demorado. Para adquirir um produto ou serviço, era necessário ir pessoalmente à loja, localizar o item desejado e, então, interagir com um vendedor para finalizar a compra. Além disso, a decisão de compra raramente se dava na primeira visita a um estabelecimento. O consumidor, buscando o melhor negócio, costumava comparar preços e disponibilidade do produto em diferentes lojas, bem como saber as garantias oferecidas. Este processo exigia um investimento significativo de tempo, tanto em deslocamento quanto na própria atividade de compra, transformando o que hoje, pode ser uma simples transação online em uma tarefa que consumia boa parte do dia. 

Hoje, para trazer mais facilidade para os seus clientes, muitas empresas estão implementando canais digitais de atendimento, tanto para a parte de vendas de produtos ou serviços, quanto para suporte ou dúvidas. Porém, um erro comum é a implementação de um atendimento robotizado, que, além disso, quando necessita transição para assistência humana, enfrenta atrasos significativos nas respostas. Tudo isso compromete a qualidade da experiência do cliente, resultando muitas vezes em frustração e na decisão do cliente de abandonar o site, culminando na perda de potenciais conversões. 

Uma solução para esse problema de atendimento, são os chatbots, principalmente os que fazem o uso de uma IA Generativa, como os da InBot. Uma ferramenta que é capaz de melhorar a experiência com os usuários, além de processos internos, como: 

  • Respostas Imediatas: Os assistentes virtuais ficam disponíveis 24/7 e trazem respostas instantâneas às consultas dos clientes, o que elimina todo o tempo de espera que poderia ocorrer com um atendente humano; 
  • Experiência Unificada: Os chatbots podem armazenar e lembrar informações de conversas anteriores, oferecendo uma experiência de atendimento contínua e personalizada. Isso não só melhora a satisfação do cliente, mas também otimiza o tempo de atendimento ao reduzir a necessidade de repetir informações. 
  • Integração com Sistemas: Um chatbot pode se conectar com sistemas externos, trazendo praticidade e eficiência para os processos. Ele pode proporcionar aos clientes informações em tempo real sobre o status de seus pedidos, facilitar a abertura e o acompanhamento de chamados de suporte técnico, e até mesmo automatizar o armazenamento de dados coletados durante a qualificação de leads diretamente em um sistema de CRM. Essa integração não só agiliza operações comerciais e de atendimento ao cliente, mas também enriquece a experiência do usuário, tornando-a mais fluida e satisfatória. 
  • Desafogando os Atendentes: Ao automatizar o atendimento das consultas mais frequentes e rotineiras, os chatbots liberam os atendentes humanos para se concentrarem em questões mais complexas e no fornecimento de um atendimento mais personalizado e de alta qualidade. Isso não apenas melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a satisfação no trabalho dos atendentes. 

 

À medida que avançamos para uma era cada vez mais digital, as soluções de IA conversacional, representam o futuro do atendimento ao cliente. Na InBot, valorizamos a experiência humana e aqui, a tecnologia encontra a paixão humana para resolver questões complexas e impulsionar seu negócio. 

 

Ivan Minori, Executivo Comercial. 

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