Assistentes virtuais: o que são, como funcionam e 5 exemplos
Ilustração de um homem falando no viva voz de um celular com seus assistentes virtuais.

Nos últimos anos, os assistentes virtuais são cada vez mais comuns em nossas casas, principalmente com o advento da Internet das Coisas e das smart homes. Eles ajudam as pessoas em diversas tarefas do dia-a-dia, deixando a vida delas mais prática e simples. 

Atualmente, é possível controlar os assistentes virtuais através de smartphones, smart speakers, Smart TVs e diversos outros objetos, inclusive fornos e geladeiras inteligentes. Marcas como Amazon, Apple e Google já possuem seus próprios assistentes virtuais e os atualizam de tempos em tempos. 

Sempre preocupada em trazer os melhores conteúdos sobre tecnologia para você, a InBot preparou este artigo sobre o que são os assistentes virtuais e como eles funcionam. Acompanhe a leitura!

O que são os assistentes virtuais?

Um headphone, um tablet e um assisente virtual.

Os assistentes virtuais são basicamente programas de computadores cujo objetivo é integrar e comandar diversos aparelhos inteligentes através do wi-fi da casa e assim realizar diversas funções requisitadas por comando de voz e texto pelo usuário.

Os assistentes virtuais utilizam basicamente Inteligência Artificial para o seu funcionamento. Os dispositivos mais complexos também possuem Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN). Eles também realizam o reconhecimento da fala, personalizando ainda mais a experiência do usuário.

Eles realmente funcionam como assistentes do usuário. A pessoa ao chegar em casa, em vez de ligar a luz no interruptor, apenas fala em voz alta: “Assistente, ligar a luz da sala!”. E o assistente virtual realiza esta ação. Ou quando chega ao quarto e quer ver o seu programa favorito: “Assistente, ligar televisão!”. 

É claro que para muitas ações, é preciso ter objetos smart, como as lâmpadas e a TV, para que eles possam ser integrados ao sistema do assistente virtual.

O principal aparelho é o Smart Speaker. Essas caixinhas de som inteligentes são os locais onde os assistentes virtuais “moram”. O primeiro passo para transformar a sua casa em uma smart home é adquirir esse aparelho. 

Com ele, a pessoa realiza as funções mais simples como tocar música, podcasts, rádios, aumentar ou diminuir o volume, buscar notícias e informações do cotidiano, como clima, trânsito, procurar receitas enquanto a pessoa cozinha, alertar para compromissos da agenda, quando integrado o calendário do seu celular com o app do assistente.

Quais aparelhos e objetos podem ser integrados com os assistentes virtuais?

Após a pessoa se familiarizar com a integração do Smart Speaker e do Smartphone com o assistente virtual, é hora de dar o próximo passo. São diversos os aparelhos e objetos que podem ser integrados, por exemplo:

  • TVs;
  • Plugs;
  • Fogão;
  • Geladeira;
  • Lava roupa;
  • Ar condicionado;
  • Lava louça;
  • Lâmpadas;
  • Fechaduras;

 

Enfim, são diversos aparelhos que podem ser conectados com os assistentes virtuais, mas eles precisam contar com essa tecnologia Smart.

Que tipo de ações os assistentes virtuais podem realizar?

O uso dos assistentes virtuais depende basicamente do tipo de dispositivo onde eles estão instalados. Smartphones, Smart Homes, Smart TVs, entre outros. Confira algumas ações abaixo:

  • Realizar chamadas de voz ou vídeo;
  • Criar alarmes, ativar cronômetros e temporizadores;
  • Perguntar sobre localização e clima;
  • Ouvir notícias do dia;
  • Acessar streamings;
  • Realizar pesquisas na internet;
  • Controlar aparelhos inteligentes.

 

Estas são apenas algumas das ações possíveis aos assistentes virtuais utilizando comando de voz. Quanto mais integrada é a sua casa e os seus aparelhos a esses dispositivos, mais funções podem ser realizadas.

5 exemplos de assistentes virtuais

Existem muitos assistentes virtuais no mercado. Vamos ver agora os principais:

1. Google Assistente

O Google Assistente (em inglês, Google Assistant) é provavelmente o mais conhecido de todos. Ele é compatível com qualquer sistema operacional (Android, iOS…). A única diferença é que no Android ele vem instalado de fábrica e no iOS ele precisa ser baixado e configurado. 

Para ativá-lo, o usuário só precisa dar o comando “OK Google” e o dispositivo será ativado e estará disponível para atender às necessidades dele. O assistente virtual do Google tem várias funções, como tocar músicas, abrir aplicativos, telefonar, definir alarmes, realizar pesquisas, entre outros. A voz dele também pode ser modificada.

Este assistente pode ser integrado ao Google Home e a outros aparelhos como Smart Speakers, Smart TVs e SmartWatches.

2. Siri

Siri é a assistente virtual da Apple. Ela funciona somente com o sistema operacional iOS dos produtos da marca (iPhone, iPad, iPod Touch, iMac, Apple Watch…). Ela é acionada por comando de voz e realiza funções em dispositivos inteligentes conectados ao Apple Home.

Com a Siri, é possível realizar chamadas por comando de voz, enviar mensagens, configurar alarmes, controlar aparelhos domésticos inteligentes quando conectados ao aplicativo Casa, entre outras tarefas. 

A Siri é capaz de ser proativa, antecipando-se à rotina do usuário para saber como ajudar em determinadas questões como atrasos. Por ser restrita ao universo Apple, a Siri acaba sendo uma opção menos abrangente do que outros assistentes.

3. Alexa

A Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon. Ela também recebe as instruções via comando de voz. Ela é compatível com diversos sistemas operacionais, podendo ser instalada em smartphones Androids e iOS.

Para usar a Alexa, na maioria das vezes, é  necessário comprar um dos produtos da Amazon, como os smart speakers e a Fire TV, que pode ser acessada pelo controle remoto.

Alexa cria rotinas para o usuário e realiza muitas ações do cotidiano, como ligar aparelhos, tocar músicas, acessar os streamings da Amazon e também auxilia em compras online.

4. Cortana

A Cortana é a assistente virtual desenvolvida pela Microsoft. Ela é compatível e disponível para os computadores do sistema Windows 10 e Windows 11. Infelizmente, é um assistente exclusivo para esses dispositivos. Seu principal objetivo é simplificar o acesso a funções do computador de forma mais rápida. 

Através de comando de voz, é possível observar o calendário, definir lembretes, localizar diversas informações, adicionar tarefas e listas. Cortana não realiza tarefas como controlar outros dispositivos e executar músicas, por exemplo.

5. Bixby

Bixby é o assistente virtual da Samsung. Ele foi desenvolvido para a linha de produtos Galaxy. Atualmente, esta linha é composta por diversos dispositivos, como smartphones, tablets e smartwatch e fones de ouvido. 

Com o Bixby, é possível controlar também os dispositivos inteligentes conectados ao SmartThings. Apagar luzes, mudar de canal da Smart TV, ouvir piadas ou se divertir com jogos são outras utilidades. Ele também controla funções do celular, como abrir a câmera e tirar uma foto sem que seja preciso segurar o aparelho.

Qual a diferença entre assistentes virtuais e chatbots

Mãos masculinas teclam um celular em frente a um notebook.

Ainda há muita confusão sobre as funções, as semelhanças e as diferenças entre assistentes virtuais e chatbots. Vamos ver agora como podemos organizar esse pensamento.

Os assistentes virtuais como Google Assistente, Siri, Alexa, Cortana, Bixby auxiliam o usuário acionando funções em dispositivos inteligentes, realizando pesquisas, entre outras coisas.

O chatbot é um robô de conversação, baseado em diálogos pré-estabelecidos para conversar com humanos nos mais diferentes canais, tanto em texto quanto por voz. Ele tem abrangência maior e é geralmente utilizado em e-commerces, canais de atendimento, comunicação interna, entre outros setores de empresas. 

A função dele varia muito de empresa para empresa, mas geralmente, ele é programado para agilizar atendimentos, responder dúvidas sobre produtos ou serviços, além de realizar pequenas funções como alteração de senha. 

Prepare-se para não se confundir: muitos chatbots também são denominados assistentes virtuais, pois eles assistem os clientes das empresas com suas demandas. Portanto, muitas vezes, os termos “assistente virtual” e “chatbot” podem ser sinônimos sim.

Exemplos de chatbots que se confundem com assistentes virtuais

Aqui na InBot temos dois exemplos bem sucedidos de assistentes virtuais. São eles:

BIA do Bradesco

A InBot desenvolveu a BIA para o Facebook Messenger. Ela possui uma linguagem jovem e moderna, diferente do habitual para o mercado financeiro tradicional.

Ela resolve as principais dúvidas dos clientes, orienta sobre procedimentos bancários e direciona os atendimentos que precisam de maior atenção da equipe de analistas de acordo com tema e criticidade.

SBOT do SBT

O Assistente Virtual SBOT é um canal de comunicação com os telespectadores de fácil acesso, rápido e eficiente no site oficial da emissora. Foram mapeados os assuntos mais procurados pelos clientes para que o SBOT pudesse fornecer respostas satisfatórias.

É possível bater papo por voz (enviar e receber áudios), acessar serviços digitais, informações ou falar sobre algum dos mais de 30 temas que ele conhece. 

Como a Inbot pode ajudar você e sua empresa?

Nossas soluções em chatbots com inteligência artificial proporcionam experiências humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. 

Através da tecnologia InBot, seu chatbot alcança usuários em todos canais digitais e pode ser integrado às mais diversas plataformas. E a melhoria contínua desses assistentes virtuais é um de nossos maiores diferenciais.

Mesmo após finalizado, seu chatbot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

Entre em contato conosco e marque uma reunião!

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: